Eudamón - V (cap. retratos de família)

4 0 0
                                    


Tic Tac soube no instante em que Cielo deixou Nico ir que já estava pronta para seguir seu caminho. E Cielo também soube. Algo nela havia começado a mudar: começara a se desapegar.

Então Tic Tac lhe permitiu fazer um último passeio pela vida de sua família, como uma maneira de se despedir.

Durante todo um dia, Cielo foi testemunha do cotidiano da Casa Mágica; sendo uma presença invisível entre eles, pôde ver como todos ainda sofriam por sua ausência. Observou com ternura como Nico repreendeu Rama uma vez de volta à casa. Nico, muito surpreso porque sempre ele havia sido o mais responsável de todos, não podia entender como havia chegado a ser o que agora era expulso do colégio por roubar e bater um carro, e muito menos como terminou preso por incendiar outro. Cielo sorriu, entendendo que Nico não compreendia ainda que Rama estava crescendo, mas viu que seguia tão nobre como sempre quando o ouviu suplicar a Indi que intercedesse por Valéria, e com enorme emoção captou que seu adorado Ramita tinha voltado a se apaixonar. Cielo também se sentou junto a Mar, que chorava olhando uma foto de Thiago. Mar já o havia visto andando de um lado para outro com a nova aluna do Rockland, que se chamava Melody e não só era linda, senão que era quase o dobro mais alta que ela. Necessitava muito de Cielo, sua grande confidente, a quem sempre a entendia. E Cielo se aproximou ainda mais de Mar para fazê-la sentir que seguia estando com ela, e nela.

Riu muito vendo como se revolucionava a casa de manhã quando tocava o despertador, e Nico se virava para que os doze tutelados se levantassem no horário, se banhassem, se trocassem, tomassem o café da manhã e chegassem pontuais ao colégio. Quase chorou de rir quando viu a guerra de talco no banheiro, enquanto Nico gritava uma e outra vez: "Bastaaaaa!", tratando de controlá-los. Presenciou o café da manhã tumultuado e a nova guerra de pães que ali se desatou. Se divertiu muito observando como Nico revistava todos eles vestidos com o uniforme, numerando-os para poder controlar melhor que nenhum tinha ficado para trás. Riu a gargalhadas quando Indi encarregou ao "oito" - Rama - que por favor não protagonizasse nenhum novo ato de vandalismo, e chorou de emoção quando ele juntou todo o grupo para tirar uma foto no primeiro dia de aulas. Era um lindo retrato de família.

Cielo tentou deixar-lhes alguns sinais para que pudessem sentir sua presença. Enquanto os rapazes se angustiavam recordando-a, notando a falta que ela lhes fazia, ela fez cair um porta-retratos com uma foto onde estava com os cinco. Quando Mar e Jasmim se entristeceram pensando nela, Cielo escreveu umas palavras com as letras de imã que estavam grudadas na geladeira: "Estou com vocês".

Também pôde ver com admiração e orgulho como Nico falou de sua família ante Rosarito Guevara de Dios e um psicólogo que ela havia levado para fazer um informe da casa. O psicólogo observou certa negligência em Nico na hora de impor limites, e Rosarito manifestou suas inquietações com relação a conduta dos tutelados. Sabendo da detenção de Rama, e das intenções de Nico de conseguir a tutela de Valéria assim como a de Luca, deu um grito aos céus.

- Você entende que vai ingressar na casa a uma delinquente juvenil, incendiária e rebelde, e a um rapaz problemático com mais antecedentes que anos de vida como Luca Franccini? Além disso, Bauer, tem que impor um pouco de limites. Não é mesmo, licenciado? - perguntou Rosarito ao psicólogo.

- É importante não confundi-los, Bauer - começou o psicólogo. - Você não é um amigo. É um tutor, e há uma diferença.

- Eles sabem disso - respondeu Nico.

- E você? Sabe disso? - insistiu o psicólogo.

- Além disso... - prosseguiu Rosarito, quem ainda que estimava muito a Nico e tinha boas intenções, era estrita e um tanto antiquada em sua forma de pensar. - Esse rapaz, Luca, e seus antecedentes... não acho que misturá-lo com o resto de seus tutelados seja sano desde o institucional. Uma instituição precisa de regras claras, pautas de convivências, prêmios e castigos.

Quase Anjos - O Homem das Mil CarasOnde as histórias ganham vida. Descobre agora