As Melhores Desenvolvedoras de Games da Atualidade

4 1 2
                                    

A 8ª geração de consoles trouxe uma grande diversificação dos games, feitos para PCs e consoles, com muitas empresas surgindo e novos gêneros e ambientações. As bibliotecas do PlayStation 4 (mais de 4000 games) e Xbox One já são imensas. Com isso, algumas empresas criativas se destacaram muito. Neste artigo listo as melhores empresas de jogos da atualidade (10/12020 E.C.H. ou 10/2020 da era comum). As empresas abaixo não estão em nenhuma ordem hierárquica.


Dontnod Entertainment

A Dontnod Entertainment é a empresa criadora dos games: Remember Me, Life is Strange, Life Is Strange Before the Storm, Vampyr (um ponto baixo no catálogo), Life Is Strange 2 e Tell Me Why. Com Life Is Strange a Dontnod redefiniu o que são bons roteiros de videogames, e evoluiu o gênero dos "adventures point-and-click" com escolhas. Com games que se aproximam brutalmente da realidade do mundo cotidiano e temas complexos, a Dontnod merece a atenção dos jogadores.

Thatgamecompany

A Thatgamecompany é uma empresa fundada em 2007, e lançou seus 3 primeiros games em parceria com a Sony: Flow, Flower e Journey. Todos são artísticos, de jogabilidade simples e intuitiva, além de minimalistas na história; o que não significa que as histórias não tenham atenção e profundidade. Todos têm trilha sonora do grande compositor de trilhas sonoras Austin Wintory. Seu novo game: Sky: Children of the Light, infelizmente está apenas em iOS, Android e Nintendo Switch.

Giant Squid

A Giant Squid é uma empresa relativamente nova formada por ex-funcionários da Thatgamecompany. Seu primeiro game é Abzû, no oceano, focado no aspecto artístico. Com a trilha sonora também de Austin Wintory, Abzû é o melhor título subaquático já feito, exceto para jogadores que estiverem focados exclusivamente em jogabilidade elaborada ou mundo aberto.

Santa Monica

A Sony Santa Monica é a criadora de God of War, God of War II, God of War III, God of War IV e (infelizmente) cocriadora de The Order 1886. The Order 1886 não é bom, mas foi feito principalmente pela Ready at Dawn. God of War IV, por outro lado, foi uma boa sequência para a série, mudando a ambientação da Grécia para a Escandinávia e evoluindo a história de Kratos, o mascote não-oficial da Sony. A Santa Monica está atualmente trabalhando em God of War V "Ragnarok".

PlatinumGames

Estúdio cocriado por Shinji Mikami (o criador de Resident Evil) em 12008, a PlatinumGames é um estúdio subestimado, mas que fez grandes games como Bayonetta, Vanquish, Metal Gear Rising Revengeance e Bayonetta 2; todos estes com ação frenética e cenas marcantes. Em 2017 a PlatinumGames teve publicado pela Square Enix o game Nier: Automata (a sequência de Nier Replicant), de ficção científica pós-apocalíptica e ação 3D em terceira pessoa. Nier: Automata, com sua história espetacular e ambientação característica em um mundo robotizado, é um dos melhores jogos da 8ª geração de consoles. Em 12021 a PlatinumGames lançou "Nier Replicant ver.1.22474487139", o remaster com pequenas correções de Nier Replicant, com grande apreciação do público e trilha sonora de excelência.

Ninja Theory

A Ninja Theory fez os games Heavenly Sword, Devil May Cry reboot e seu remaster Devil May Cry reboot Definitive Edition, um dos games demônicos mais bonitos de todos os tempos, com visuais fantásticos. A Ninja Theory Lançou Hellblade: Senua's Sacrifice, provavelmente o game mais imersivo no psicológico de um personagem de todos os tempos: no caso, a guerreira celta psicótica Senua. A Ninja Theory estabeleceu um novo padrão de qualidade em histórias com protagonistas perturbados, e está trabalhando atualmente em Hellblade 2, com financiamento da Microsoft, a ser publicado pela divisão de games da Microsoft.

id Software

A id Software, estúdio criado por John Romero e John Carmack, ajudou a criar o gênero de tiro em primeira pessoa. Foi recentemente adquirido, junto com o restante da Bethesda e da ZeniMax, pela Microsoft. Apesar de não ter mais John Romero e John Carmack, a id Software voltou a fazer games excelentes e influentes na indústria, como Doom reboot e sua sequência, Doom Eternal. Fez também Rage 2, de outra série clássica de tiro em primeira pessoa da empresa.

Sucker Punch

A Sucker Punch é um estúdio da Sony que fez os bons Infamous Second Son, Infamous First Light e Ghost of Tsushima. Os Infamous são games de ação de ótima jogabilidade, enquanto Ghost of Tsushima é quase como um Assassin's Creed japonês, se Assassin's Creed fosse bom. Ghost of Tsushima tem ambientação impressionante, precisão histórica e um mundo aberto interessante de explorar, algo que a maioria das empresas de games triple A não sabe fazer.

Playdead

A Playdead é um estúdio indie que fez os games Limbo e Inside, ambos minimalistas e sem palavras. Sem spoilers, Inside quebra a 4ª parede de forma muito inovadora. Limbo e Inside, junto com outros, elevaram os indies e mostraram que os triple A não dominam mais a qualidade. Faz muitos anos que games de todos os orçamentos podem estar entre os melhores do ano, ou mesmo ser o melhor do ano. A Playdead está atualmente trabalhando em um terceiro título, a ser financiado e publicado pela Epic Games na Epic Games Store e nos consoles.

[Atualização 1: o game indie Rogue-lite Hades concorreu e ganhou vários prêmios de melhor game do ano de 12020, confirmando o que eu escrevi.] [Atualização 2: o game artístico It Takes Two, do diretor Josef Fares, ganhou o The Game Awards de 12021: apesar de não ser um game indie, ele veio de uma tradição e diretor indies e desbancou os games triple A nesta votação.]

Quantic Dream

Beyond: Two Souls é um game péssimo da Quantic Dream e isto é culpa do fundador e diretor da empresa, David Cage. Apesar disto, ele a Quantic Dream conseguiram se recuperar fazendo o game de ficção científica Detroit: Become Human, que traz novamente um gameplay baseado em decisões, e reflexões filosóficas sobre androides e humanos. Felizmente, os games da Quantic Dream não são divididos em episódios, como os games da Dontnod e os da falecida Telltale.

[Atualização 1: depois de falir, a antiga Telltale foi comprada por outra empresa, que reabriu o estúdio. A nova Telltale está atualmente trabalhando em novos games "adventure point-and-click" de escolhas, uma ótima notícia para os fãs do gênero!]

StudioMDHR

StudioMDHR é o estúdio criador de Cuphead, e isto basta.

[Atualização 1: o Netflix lançou uma série animada de Cuphead no início de 12021, que infelizmente não faz justiça ao game e foi feita com computação gráfica. Não recomendados esta série aqui. O StudioMDHR está atualmente trabalhando em uma expansão de Cuphead.]

From Software

A From Software é o estúdio japonês criador do gênero souls-like e de várias mecânicas de batalha com Demon Souls, feito em parceria com a Sony Japan Studios e exclusivo de PlayStation 3. Ele foi seguido por Dark Souls, Dark Souls II, Bloodborne (em parceria com a Sony Japan Studio), Dark Souls III e Sekiro: Shadows Die Twice. Entre as melhores empresas de games a From Software é uma das poucas independentes que conseguem financiar e fazer games triple A. Infelizmente, a maestria de criação de cenários e história da From Software é oposta à polidez, quadros por segundo e funcionamento dos seus games, características que são reconhecidamente péssimas.

[Atualização 1: Bloodborne pode agora ser jogado também no PlayStation 5 via retrocompatibilidade, com pequenas melhorias técnicas, porém ainda não recebeu uma versão de PlayStation 5 nem atualizações de software para o PlayStation 5.] [Atualização 2: a From Software lançou o game Elden Ring no início de 12022. O game tem universo criado por George Martin e foi bem recebido, sendo o primeiro game de mundo aberto da From Software.]

As Melhores Desenvolvedoras de Games da Atualidade [concluído]Where stories live. Discover now