Conheça a Solidão

2 0 0
                                    

Nathan sempre foi um garoto bem educado! Seus pais sempre deram tudo que ele e os 3 irmãos dele precisavam. Nathan é o caçula, e como dizem, o caçula é sempre o mais mimado. Nathan sempre teve boas condições de vida. Os pais dele conheceu os meus pais quando a mãe de Nathan estava grávida dele, e minha mãe de mim. Eu sou 8 meses mais velho de que Nathan. Nós fomos criados juntos. Isso mesmo! Fomos melhores amigos por muito durante toda nossa infância. Aos 12 anos a família de Nathan se mudou para um bairro mais nobre. Continuamos nos vendo somente na escola. Para a família de Nathan, eu sempre fui um exemplo para ele. Até  darem ouvidos a fofocas sobre mim.

Até que chegamos ao 8°ano. Quando Nathan soube que "eu era gay" o que não passava de fofoca. Enfim, vamos chegar nesse ponto. Quando Nathan soube isso ele se afastou de mim, pouco a pouco. Ele só me procurava quando queria falar com alguma menina que andava comigo ou quando precisava de ajuda para fazer o dever. 

Quando Nathan começou a namorar Any. Eu tive várias conversas com ele sobre como ele agia de forma estúpida com Any. Ele concordava e não fazia nada para mudar. Apesar de Nathan ser escroto com Any e um pouco comigo. Eu gostava dele, ele era engraçado e gentil. Namorando com a Any, eu e ele tínhamos no reaproximado. Quando terminaram, para ele era como eu nem existisse mais. 

Antes de voltar às aulas encontrei ele na rua com um bando de garotos. Eu dei oi para ele e os amigos dele perguntou se ele me conhecia e ele disse que não. Então dali em diante vi que não precisava de alguém assim perto de mim. E quando Nathan foi para o ensino médio ele ficou mais escroto do que já era. 

Em uma festa de aniversário da prima de Nathan, que eu também fui convidado. Ele estava super para baixo. Mesmo não querendo fui ver como ele estava, pois é eu sempre sou assim. Ele estava com problemas com os pais dele que estavam se separando. E sua irmã que estavam já na faculdade e os outros dois casados. Ele estava se sentido solitário. 

Qual a diferença entre solítario e sozinho?

Cada vez mais pessoas estão vivendo solteiras e morando sozinhas. Com tanta preocupação com a solidão, nunca foi tão importante entender a diferença entre o tipo de solitude que as pessoas buscam e apreciam e o tipo de solidão que causa dor e sofrimento.

Solitário é alguém que prefere ficar sozinho. Viver sozinho pode ser uma coisa boa ou ruim, depende de como você se tornou uma pessoa solitária. Se você se tornou um porque gosta e ama ser assim, então está tudo bem. Por outro lado, se você é um solitário porque, digamos, um cônjuge tenha falecido, isso pode ser mais difícil, embora algumas pessoas pensem que ao se tornarem viúvas, continuar sozinho seja a única alternativa. O problema da solidão está nas situações de rejeição, ostracismo e, particularmente, ostracismo crônico. Particularmente entendo que isso seja um ingrediente perigoso para uma profunda raiva e potencial para a violência.

Mas sabe o que é realmente interessante? Se você entrar no Google e digitar “solidão”, provavelmente receberá dezenas de milhares de resultados. No entanto, os resultados referentes as pessoas que escolheram ficar sozinhas ou não está ausente. Com isso não sabemos se as pessoas que escolhem ficar sozinhas ou que saboreiam a solidão obtêm algum benefícios restaurativo. Também não sabemos se elas são propensas a alguns dos mesmos riscos negativos que a literatura geral sobre a solidão insiste em dizer.

Enfim, eu sentei ao lado dele e ele me abraçou forte e chorou  chorou até soluçar. Eu realmente não sabia que a família para ele era algo tão importante. Eu nunca vi ele assim em toda minha vida. 

E no dia seguinte, na escola, ele fingiu que nada tinha acontecido e nem olhou na minha cara. Mas tudo bem, não ligo pra isso. Sim podem me chamar de trouxa, prefiro chamar de solidário.

Meets World (parte I)Where stories live. Discover now