Godzilla Vs. Kong (03/04/2021)

3 0 0
                                    

Acabei de assistir.


É o melhor filme do Monsterverso até agora, embora com algumas ligeiras ressalvas.


- Em primeiro lugar, o visual e as lutas desse filme superam todas desde o Godzilla de 2014. É possível ver tudo (inclusive com lutas de dia), as criaturas estão excelentes e o senso de grandiosidade e destruição é ótimo. O filme realmente entrega o confronto que promete, e já vale por isso.


- Há diversos pontos muito criativos no roteiro, como abordar bastante a Terra Oca (que não tinha muita relevância nos outros filmes), com direito a todo um ecossistema perdido sob a Terra bem no estilo Júlio Verne. Adorei a maneira como o Mechagodzilla é introduzido na história, e certas soluções como a nave usada como desfibrilador no King Kong foram ótimas.


- Eu jurei que não ia reclamar de roteiro num filme desses, mas acabou inevitável. Não pela falta de "drama humano" que alguns críticos estão alegando, mas sim por questão de entendimento. Achei tenso num filme em que a maioria dos diálogos são expositivos (até mesmo quando os personagens não deveriam saber o que estão descrevendo), muita coisa ficar confusa e mal explicada, a ponto de eu, como espectador, não entender.


Inclusive, lanço essas dúvidas a quem assistiu poder me elucidar, pois pode ter sido falta de atenção minha, também:


- O Godzilla atacava as instalações da Apex por que sentia a presença do Guidorah na tecnologia deles? Isso fica claro no final em Hong Kong, mas vale também para o começo na Flórida? Aquele dispositivo que o Bernie encontra nunca é explicado. No começo achei até que era um esquema proposital para atrair o Godzilla e mostrá-lo como ameaça, para a Apex ganhar apoio da Monarch, governos ou que seja - confesso que teria sido mais interessante assim.


- Eu não entendi o comportamento do Godzilla metade do filme, mas particularmente no fim. Por que ele abre o buraco à Terra Oca em Hong Kong? Era pra buscar ajuda do Kong contra o Mechagodzilla (e o Kong não quis ajudar de começo, levando à briga entre eles), só pra enfrentar o Kong mesmo, ou por que ele sentiu a fonte de energia ativada lá embaixo?


- Quem diabos é o Ren Serizawa, piloto do Mechagodzilla? Ele é filho ou parente do Dr. Serizawa dos outros filmes? Quais as motivações dele? Eles tacam um personagem com o mesmo sobrenome de um importante, já conhecido, e simplesmente não explicam uma vírgula sobre ele!


Esses são alguns pontos que a mim ficaram profundamente confusos.


Fora isso, o filme é excelente, ótimo entretenimento, e nem os alívios cômicos geralmente forçados me irritaram desta vez. Realmente aprenderam como fazer esse tipo de produção, e fico animado com as próximas desse universo que virão.

GOLDFIELD - Nerdices e análisesOnde as histórias ganham vida. Descobre agora