Paralelos

869 162 158
                                    

Um dos mistérios mais importantes de "Coração de Rainha" é sobre a paternidade de Max.

Mas há outro mistério que caminha de forma discreta e que será revelado hoje.

---

A antiga biblioteca do Palácio Real ficava no Ambiente Oeste, no final do corredor, bem ao fundo daquele pavimento. Para chegar, era necessário não apenas saber o caminho, bem como lanternas, já que a luz era bastante fraca e o local não muito seguro, com o chão de madeira antiga e rangendo.

Por sorte, Carmen escolheu um tênis confortável e esportivo, que talvez não combinasse com o macacão jeans e a camisa com o rosto do Coringa do Heath Ledger por dentro, mas não a faria pisar em falso e quebrar o pé em meio àquela busca.

- Não é querendo reclamar, mas... Por que este espaço nunca foi reformado? – questionou a jovem, seguindo o rei, que segurava a lanterna em busca da porta da biblioteca.

- Porque é um espaço esquecido e pouco visitado. O Ambiente Oeste, em geral. Os aposentos reais ficam aqui, mas todo o staff e o resto da realeza ficam no Ambiente Central ou no Leste. E isso inclui os escritórios dos ministros... Encontrei!

Fernando abriu a porta a chave e procurou o interruptor para acender a luz incandescente do espaço, que cheirava a mofo, naftalina e mais alguma coisa que Carmen não soube definir. "Guardado, definitivamente." Estava em choque com o fato de uma parte relevante da história azzurrina ficar ali, amontoada e apinhada sem cuidado nem carinho, e imaginava quantos tesouros e raridades teriam sido perdidas para sempre por conta do descaso de monarcas sucessivos.

- Por que...? Por que ninguém nunca cuidou desse espaço? É... – a jovem olhou para todos os lados do amplo cômodo, tomando cuidado com as caixas de madeira, livros empilhados no chão e tocos de um material que não conhecia. – Está tudo esquecido... Isso é violento demais...

Aragón tentou se explicar, percebendo a censura na voz de Carmen:

- O Rei León I não usava mais esse espaço como biblioteca e transformou em depósito. Todos os reis sabiam que aqui era uma antiga biblioteca, mas como existia a nova, e os objetos e quadros antigos em sua maioria foram restaurados ou recuperados... Mas pouco antes de meu pai falecer, ele contou que o depósito tinha muita informação antiga que não havia sido catalogada.

- E por que você nunca tocou nisso aqui?

- Quem começaria as pesquisas seria Bruno. Mas... Ele mal terminou, a bebida atrapalhou tudo.

- E quem ficou no lugar de Bruno?

- O projeto parou, Carmen, se é essa a resposta que quer ouvir.

Ela continuou a observar a arquitetura da biblioteca, com seu pé direito alto e janelas altas, com janelas tapadas por madeira.

- O projeto ficará parado para sempre, então?

- Não tenho outra pessoa para cuidar disso, a não ser os técnicos do Ministério da Cultura.

Ela virou-se, encarando Fernando que parecia bastante tranquilo, procurando algo no chão da biblioteca, os cabelos negros meio desarrumado e uma camisa de manga comprida preta, calça jeans de mesma cor e tênis. Não parecia em nada o homem mais poderoso do país, e sim alguém comum, um assalariado qualquer.

- Então eles deveriam estar aqui, oras, e não eu-

- Você também tem mestrado, Carmen. Pode seguir com o projeto de onde Bruno parou.

- Fernando...? Eu sou a professora do seu filho, e ainda estou colaborando com o projeto de reestruturação das escolas azzurrinas. Não posso abraçar o restauro de uma biblioteca inteira, não sou a Mulher Maravilha.

Coração de Rainha [livro 1]Nơi câu chuyện tồn tại. Hãy khám phá bây giờ