the year is 1999.

12 0 0
                                    


Essa frase me traz de volta à minha turma do jardim de infância quando eu tinha cinco anos de idade, onde costumávamos ler a data no quadro todos os dias. O ano de 1999 existe como uma mancha em minha mente, no entanto, como uma lembrança que não irá embora, não importa o quanto eu tente esquecê-la. 1999 marcou o ano em que perdi meu primeiro dente, minha primeira vez em um avião e, infelizmente, a perda prematura de minha inocência na infância.

Aquela memória que se recusa a ser apagada, tudo começou com uma nova (ou velha) TV. Naquela época, Pokémon era a última moda a atingir a escola. Cartões de Pokémon, jogos, adesivos e os mais populares, o programa de TV. Então, é claro, toda vez que eu voltava da escola, ficava grudado na TV até que Pokémon aparecia às cinco.

O único problema era que meu pai assistia ao noticiário às 17:30, e os episódios de Pokémon eram consecutivos, o que significava que eu tinha que perder um episódio todos os dias, algo que eu reclamava sobre isso. Meu pai se cansou de me ouvir reclamar todos os dias, deve ter sido por isso que ele comprou outra TV. Meu pai colocou a TV que ele comprou no meu quarto. Infelizmente, era apenas um velho e pequeno tubo de televisão, com orelhas de coelho mesmo.

Também só tinha 20 canais disponíveis; não incluindo o canal em que Pokémon estava. Eu lembro que não me importei, no entanto. Eu estava muito feliz por ter minha própria TV no meu quarto. Depois de surfar pelos canais, cheguei à conclusão de que só o canal 2 (crianças da TVO) valia a pena assistir, então eu assisti isso por um tempo. Assisti por mais alguns meses até que descobri o canal 21.

Um dia em abril, eu estava folheando os canais, tentando ver se os Pokémon estavam ligados. Pressionei o canal 21 no controle remoto, esperando que houvesse mais canais e, para minha alegria, havia. Meu pai ficou surpreso também, mas ele me deixou assistir porque parecia ter programas infantis.

O canal se chamava Caledon Local 21 e mais tarde descobri que na verdade foi transmitido da cidade de Caledon, Ontário, uma cidade muito próxima da minha cidade. Os shows que eu vi no Caledon Local 21 pareciam mal feitos, e eu nunca entendi o que estava acontecendo neles na metade do tempo. No entanto, quando eu cresci, toda vez que eu pensava naquele canal, eu percebia cada vez mais como os shows eram bagunçados e eu tive que me perguntar: “O que diabos eu estava assistindo?”

Em breve irei atualizar uma lista de shows e episódios que eu lembro de ver no Caledon Local 21, como eu me lembro de tais detalhes, até me perturba às vezes, mas eu acho que coisas assim se destacam em sua mente por um tempo. O canal só executou alguns shows, provavelmente porque estava funcionando apenas entre 16h e 21h.

nineteen-ninety-nine. Onde as histórias ganham vida. Descobre agora