Seis verdades sobre namorar alguém com histórico sexual (parte 2)

1.9K 174 1
                                    

Ajudas Práticas para a Conversação

Todos nós temos monstros de remorsos adaptados escondendo em nossos guarda-roupas. Nós já fitamos alguns deles nos olhos. Mas ainda existe um grande trabalho a ser feito — entendendo, perdoando, chorando, esquecendo, amadurecendo, resolvendo trabalhos — e existem formas concretas pelas quais Cristo adentra na conversação sobre o passado sexual numa relação de namoro.

1. Faça da conversação difícil, pastoral, não privada.

Traga um antigo casal solidário para a igreja, talvez com a mesma história, para ambos os proteger de pecar contra o outro nas formas mencionadas acima. Isso pode tomar diferentes formas. Se o seu parceiro com um passado sexual já está na companhia de uma igreja e tem andado na luz de um time pastoral, os recursos provavelmente existem para ajuda. Eles são conhecidos e são confiáveis, e isso é uma grande situação para se fazerem presentes (Filipenses 2:22). Trazer mentores compreensíveis para a conversação não faz com que o relacionamento saia do controle, mas oferece potencial equilibrado, cheio de esperança, perspectiva bíblica e clareza. 
Enquanto a conversação pode ser difícil e embaraçosa, não precisa ser feita sozinha. Um casal sábio precisa lembrar um casal que está namorando que o relacionamento de namoro não precisa ter definitivamente as ferramentas para encerrar a discussão e a levar adiante. Um casal de namorados provavelmente não irá fazer promessas e decisões e resoluções suficientes dentro da estrutura de seu relacionamento para se referir sobre o passado sexual de alguém. Saber disso não é uma defesa, mas misericórdia. Não tente resolver a conversa sobre o passado sexual somente no relacionamento de namoro, mas a tenha na extensão que for apropriada. Se esse tópico tem sido especialmente doloroso ou difícil para você,você pode se comprometer a abster-se de falar sobre isso exceto na presença de um casal mais maduro ou aconselhamento pré-marital.
 
2. Foque principalmente na presente maturidade, não na história passada.

A conversação não deve ser principalmente sobre o assunto da história, mas amadurecimento. Sim, a pessoa com o passado, se sua atividade sexual é recente, precisa se curar antes de adentrar outro relacionamento romântico. Não existe um número mágico de semanas ou meses para esperar antes de namorar alguém após ter feito sexo. Andy Stanley recomenda que Cristãos que passaram por um estilo de vida sexualmente imoral, esperem um ano inteiro antes de namorar novamente — ele diz, de fato, que esse é o melhor e o mais importante conselho que ele pode dar nessa situação. Não é lei. Pode haver grande sabedoria nisso. "Não é bom agir sem refletir; e o que se apressa com seus pés erra o caminho." (Provérbios 19:2)
Ao passo que você considera casar-se com alguém, sua maturidade atualmente — a evidência e trajetória de parecerem mais e mais com Cristo — deve ser sua primeira preocupação. Esse homem ou mulher, manifestamente, não falhamente é marcado pela graça de Deus, uma graça que perdoa e que faz novas as coisas? Estou disposto a confiar e comprometer-me — meu coração, meu tempo, meus dons — para esse particular filho de Deus em processo? 
Se você é uma pessoa que não tem um histórico sexual extenso, você também pode não estar preparado para namorar. Você pode não ter maturidade suficiente para estar com alguém com um histórico sexual (ou qualquer outro histórico). Existe uma grande chance de que aquele sem histórico sexual, seja o irmão fraco no relacionamento (Romanos 14:1-2)

3. O perdão acontece em um momento, mas a cura e confiança requerem tempo

Shakespeare uma vez escreveu, "O que é passado, é prólogo". Isso pode nos ajudar. Talvez, para nossos propósitos, seja mais adequado dizer: "Se isso é passado, então é prólogo." Nosso passado não é nosso prólogo - nosso passado somos nós, e demanda tempo para que o que foi feito nos primeiros atos de nossas vidas seja remodelado e desfeito. Não toma nenhum tempo para que Deus te salve (para te resgatar do pecado e te preparar para o céu), mas pode demorar um tempo para te preparar para o namoro. Isso não é uma notícia ruim. Isso não é cativeiro. É o evangelho — saber que o pecado é profundo e mudança é frequentemente devagar na vida Cristã. Isso é trágico e normal, redimível e até belo. 
 
Vivendo além do Passado

As sementes de graça numa relação de namoro onde um ou os dois tem uma histórico sexual podem germinar de diferentes formas. Eles podem produzir casamento (1 Coríntios 7:7-9). Eles podem prolongar um namoro por questão de discernimento. Graça pode revelar que um deles, ou ambos, não estão preparados para namorar um com o outro. Pelo menos, não ainda. Por qualquer caminho pelo qual Deus pode te levar, você não pode controlar o coração de outra pessoa, então empenhe-se para mostrar impecável amor paciente da forma que mais possa os ajudar, saudável para a relação e acima de tudo, glorificando a Deus. Você é profundamente amado por seu Pai Celestial - na insanidade da deep web traçada pelo pecado sexual, amemos à maneira que Paulo aponta: 
"Não repreendas severamente"
"Os moços são irmãos." 
"As moças são irmãs" (1 Tessalonicenses 5:2).
Estipule um padrão para conversas sobre histórico sexual assim como o padrão para os anciãos: "não dado ao vinho, não violento, porém cordato" (1 Timóteo 3:3). Não existe intimidade sem dor. Existe grande ganho em praticar e receber graça. Que Deus nos garanta a habilidade de lidar graciosamente com aqueles à nossa volta à medida que nos entristecemos pelos efeitos do pecado que sentimos todos os dias, em toda relação e em toda fibra do nosso ser.

Esta é uma tradução de um artigo escrito por Paul Maxwell, publicado originalmente no site desiring god, tem por título original: Six Truths for Dating Someone with a Sexual History e pode ser acessado através do link: https://www.desiringgod.org/articles/six-truths-for-dating-someone-with-a-sexual-history

*Traduzido pela equipe @Paixaopelapureza

Com toda purezaOnde as histórias ganham vida. Descobre agora