O perigo da zona sem rótulo

716 94 3
                                    

Os perigos da “zona sem rótulo”

“Oh, nós não estamos namorando, nós só andamos juntos. Ele me disse que não está emocionalmente pronto para namorar agora. Então, nós só aproveitamos a companhia um do outro e fazemos coisas divertidas no fim de semana. Quando ele estiver pronto, tenho certeza de que irá me pedir em namoro.” – Hana

Um mês depois, Hana estava soluçando em meu sofá, arrasada, porque o rapaz em quem ela havia investido tanto tempo e emoção começou o namoro… com outra moça.

“Nós somos apenas amigos – é totalmente inocente. Não precisamos prestar contas a ninguém sobre nosso relacionamento porque não estamos namorando. Não se preocupe!” – Rebecah

Dois meses depois, recebi um telefonema de Rebecah. Tarde da noite e sozinhos, eles foram longe demais e agora ela está grávida.

“Claro, nós passamos muito tempo juntos e já conversamos sobre o nosso futuro e a possibilidade de um namoro… mas ele não está preparado para nada sério agora. Então, nós somos apenas amigos. Existe a possibilidade de um namoro no futuro, mas ainda não precisamos colocar um rótulo.” – Kristen

Uma semana depois, Kristen e seu amigo tiveram um desentendimento significativo e ele começou a namorar com outra moça. Por três meses, ela chorou todas as noites até pegar no sono.

Uma falta de rótulos perigosa
“Somos apenas amigos”. “Estamos conversando”. “Estamos considerando as possibilidades”. “Andamos juntos”. “Curtimos o relacionamento”. Estes todos são termos que as moças usam para tentar explicar o que estão fazendo com o rapaz de que gostam. Vivemos numa cultura em que os rapazes, e também as moças, ficam receosos e questionam na hora de colocar um rótulo. Somos uma geração que foge dos compromissos. Nós respondemos “talvez” para os convites de eventos que recebemos no Facebook – preferimos esperar até à noite para ver o que teremos vontade de fazer. Não queremos limitar nossas possíveis opções de relacionamento definindo um namoro. Dizer sim a uma possibilidade significa dizer não a todas as outras. Mas dizer não é algo definido demais e, portanto, a geração atual prefere o “talvez”.

No entanto, a atitude de “talvez” nos relacionamentos leva à confusão e dá oportunidade para o pecado e o sofrimento. A falta de um rótulo cria um ambiente onde nossa carne pode se expressar de forma desenfreada. Embora  a ausência de um rótulo não determine automaticamente o destino do seu relacionamento nem o torne pecaminoso, ela cria um ambiente em que não existe responsabilidade. Normalmente, a única coisa que falta no relacionamento é o rótulo. Certa vez, Diane me disse: “Se no final de um relacionamento/amizade você tiver um rompimento, então isso significa que você estava namorando – mesmo sem usar o rótulo”.

Nos relacionamentos homem/mulher, quando queremos honrar a Cristo, os rótulos permitem-nos viver com integridade diante dos nossos irmãos em Cristo e como testemunhas transparentes perante o mundo. Todos nós já ouvimos esse comentário a respeito do sexo: “Por que casar se é possível ter o mesmo prazer de graça, sem compromisso?”. Ele se aplica igualmente às emoções. Você não precisa ter um relacionamento físico com um rapaz para ter um relacionamento emocional. Com muita frequência, as moças estão dispostas a buscar a tão desejada satisfação emocional no relacionamento com um rapaz qualquer, em lugar de esperar o melhor do Senhor – um homem íntegro. E, deixe-me dizer aqui, os homens íntegros não costumam pensar em namoro com moças que se envolvem emocionalmente com outros rapazes. Não vá em frente sem compromisso, de graça! Guarde-se para alguém que seja digno, para um homem íntegro.

Por que o rótulo “namoro” é importante?
• Para comunicação
Para que vocês dois estejam na mesma página quanto ao seu relacionamento (ou a ausência de um relacionamento). O comportamento de um rapaz não é suficiente. Suas palavras não são suficientes. Um rapaz que age como um namorado sem expressar seu desejo de namorar está brincando com você. Um rapaz que diz que gosta de você, mas nunca age de acordo com o que diz, não está disposto a se comprometer. A integridade do rapaz que está interessado em você exige que suas palavras e ações correspondam e sejam comunicadas a você e às pessoas a quem vocês prestam contas. Espere por um homem íntegro, que comunique o seu interesse em palavras e ações (cf. Rt 3-4 ).

Com toda purezaOnde as histórias ganham vida. Descobre agora