O Êxodo: "Quando" e "Por onde?"

21 6 2
                                    

O seguinte texto é de autoria de Álvaro C. Pestana e foi extraído do curso de teologia bíblica online: BB01 - O que é a Bíblia, 1ª Ed. (2011), com autorização do autor.

Qual a data do Êxodo: Em que ano e sob qual Dinastia egípcia o Êxodo ocorreu?

          Se o Êxodo ocorreu como diz a Bíblia, deve ter deixado terríveis transformações no Egito. Ele era um país agrícola, regido por uma oligarquia militar sacerdotal. Quando as dez pragas destruíram a agricultura e o exército, deveríamos esperar um colapso na nação. Contudo, isto não se observa na 18ª ou 19ª dinastia, apontadas pela história tradicional.

          A solução para isso foi encontrada por Ted T. Stewart, que demonstrou por meio de documentos e dados cronológicos baseados em astronomia que, o que está errado não é a data de 1446 a.C., mas as cronologias tradicionais do Egito antigo. Estas cronologias estão erradas em cerca de 300 anos. 

          Desta forma, quando se corrige a cronologia egípcia, encontramos a verdadeira dinastia do Êxodo de Israel, a 12ª dinastia que normalmente é datada de 1991 (1993) a 1786 a.C., deve ser colocada em seu devido lugar, entre 1688 a.C. e 1442 a.C. O ultimo faraó desta dinastia morre no mar e como seu herdeiro também tinha morrido na décima praga, uma mulher, a rainha Sebecnefrute (Sobek-Neferu), reina por quase quatro anos. Assim o faraó que tentou matar Moisés (e todos os meninos hebreus), é Amenemhet III e o faraó do Êxodo que morreu no mar vermelho foi Amenemhet IV, por isso que é que sua esposa, e não seu filho, reinou depois dele

          Como foi proposto no começo, o caos que se instaurou no Egito foi tal que quatro dinastias acabaram se instalando no vácuo de poder que ocorreu, e só voltou a ser unificado novamente com a 18ª dinastia

A rota do Êxodo e a localização do Monte Sinai?

        Alguns autores chegam a mencionar obras mencionando de 13 a 20 possíveis locais. O mais famoso é o Jebel Musa que  é chamado de Monte Sinai, na atual Península do Sinai, no Egito, contudo devemos lembrar que, sua identificação como Monte Sinal é tardia. A bíblia fala que o monte sinai fica na Arábia (Gl. 4:25), na terra de Midiã (Ex. 3), e deve dispor de uma caverna (1 Rs 19), e de uma área para "acampamento" do povo. O Jeba Mussa não cumpre estes requisitos.

        Proponho a aceitação do Jabal al Lawz (veja o mapa abaixo), pois preenche todos os requisitos bíblicos e fornece provas adicionais de ter sido o sítio onde o acampamento de Israel aconteceu. Encontrou-se ruínas de um altar, "grafitos" que remetem ao bezerro de ouro, restos do que pode ter sido o acampamento e outras que remetem ao relato bíblico

 Encontrou-se ruínas de um altar, "grafitos" que remetem ao bezerro de ouro, restos do que pode ter sido o acampamento e outras que remetem ao relato bíblico

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.

          Assim, o local e a rota tradicional do Êxodo de quase todos os livros, atlas e Bíblias são tradicionais, mas equivocados. A proposta é que a travessia do Mar Vermelho tenha ocorrido no Golfo de Ácaba e não no tradicional Golfo de Suez. Moisés teria guiado o povo na estrada que sai do Delta para Ezion Geber, mas teria se deslocado para o sul, antes de chegar naquele local, para evitar as guarnições egípcias que poderiam guardar aquela região; caminhando por entre as montanhas, chegaram à praia de Nuweiba, a única praia no lado oeste do Golfo de Ácaba. Ali eles atravessaram milagrosamente o Mar Vermelho para o outro lado: Baal Zefon. Naquele ponto, uma característica especial do relevo favoreceu o milagre divino da passagem pelo mar.

Imagem ilustra a "ponte" natural que existe submersa no Golfo de Àcaba e que liga a praia de Nuweiba (na península do sinal), à Península arabica

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.

Imagem ilustra a "ponte" natural que existe submersa no Golfo de Àcaba e que liga a praia de Nuweiba (na península do sinal), à Península arabica.


Bibliografia:

PESTANA, Álvaro César. O Pentateuco: leitura obrigatória. Campo Grande: 2011. Material de aula no 2, da disciplina O Que é a Bíblia, ministrada no Curso Livre de Teologia - Escola de Teologia em Casa | ETC. 

IntroduçãoOnde as histórias ganham vida. Descobre agora