Entrevista - Maely Souza

48 11 8
                                    

Entrevistadora: said_elise

Entrevistada: MaelySouza9 

Entrevista com Maely Souza, vencedora na categoria Obra Prima com o livro "Envolvente Permita-se Amar.".

E: Para começar, conte-nos um pouco sobre sua trajetória como escritora. Como começou, o que te motivou a escrever, há quanto tempo escreve, etc...

Maely: Eu escrevo há 4 anos. Eu nunca tinha pensando antes em escrever. Quando estava no terceiro ano do ensino médio, uma amiga sempre lia no tablet dela e foi assim que conheci o wattpad. Quando descobri a opção de escrever um livro, resolvi me arriscar. Acabei me apaixonando e hoje tenho 4 livros publicados, um deles indo pra Amazon haha

E: Que legal! Bom, como escritora, sei que o processo de criação de uma estória não é fácil. Por vezes, acabamos sendo desmotivados por fatores externos e bloqueios criativos que, com frequência, parecem intermináveis. Nesse sentido, o que te motiva no decorrer da criação de suas obras? E qual o seu truque para vencer os bloqueios?

Maely: A minha motivação são sempre meus leitores fieis, porque sempre quando estou desanimada são eles que me procuram e pedem incessantemente para continuar, falam sobre suas opiniões, o que acharam do capítulo anterior e isso me motiva bastante. Porque querendo ou não um escritor sem seus leitores não é nada. E o truque pra vencer meus bloqueios é muito simples, sempre leio o que escrevi anteriormente e acaba voltando as ideias, se isso não funcionar, ouço a música tema dos personagens e fecho os olhos, assim acaba vindo várias cenas na mente que me fazem voltar a ativa novamente.

E: Falando sobre influências, quais autores você consideraria seus favoritos? Por quê?

Maely: Então como eu escrevo Romance Adulto, minhas inspirações são duas: Megan Maxwell e Sylvia Day. Os livros dela são maravilhosos, sempre envolventes e bem picantes. Mas além disso, elas conseguem fazer com que o assunto ( sexo) não seja visto como um tabu sabe, elas escrevem de forma tão natural que mesmo o livro sendo hot ele consegue ser amorzinho e fofo ao mesmo tempo. Minhas eternas divas.

E: Quando decidiu postar suas histórias no wattpad, você temia as críticas que eventualmente receberia? Como você lida com comentários não construtivos?

Maely: Quando eu comecei a postar, claro que tinha esse medo do que os outros iam pensar e tal, mas o livro foi tão bem recebido que eu acabei perdendo esse medo. E as críticas claro que mal formuladas machucam bastante, me deixa pra baixo mas cada um tem a sua opinião. Nem Jesus agradou a todos não é mesmo? Mas acho que lido bem com isso, não recebo tantas críticas "ruins", mas quando recebo levo numa boa. Claro que se a intenção for ruim eu não deixo barato porque sou uma pessoa com um pavio um pouco curto.

E: Em que momento percebeu que sua estória havia atingido certo grau de popularidade na plataforma? Como é sua relação com os leitores e o que eles são para você?

Maely: Então eu percebi quando em pouco tempo as visualizações começaram a crescer de forma assim surreal. Eu não esperava isso, mas fiquei super feliz que as pessoas gostaram e começaram a ler e comentar, é uma gratificação enorme quando isso acontece.

Minha relação com os meus leitores é maravilhosa. Temos total liberdade, conversamos bastante, tenho um grupo para interação, algumas leitoras conhecem tudo sobre mim, sobre a minha vida, até meus segredos mais obscuros que nem meus amigos de perto sabem. Eles são tudo pra mim, aqueles que estão lá pra me ajudar quando estou triste, que me defende quando alguém me ataca, são aqueles que me ameaçam quando termino o capítulo de forma bombástica. É uma relação quase de irmãos sabe, entre tapas e beijos. Eu amo eles demais, as meninas que me acompanham desde o começo tem um lugarzinho no meu coração que eu até já joguei a chave fora KKK

E: Muitos autores baseiam-se em pessoas próximas na hora de criar as personagens, seja na aparência ou personalidade. Como você as cria? Com qual de suas personagens (femininas ou masculinas) você mais se identifica?

Maely: Então eu crio a maioria dos meus personagens com características minhas, físicas e também na personalidade. Mas também crio eles inspirados em alguém que eu gostaria de ser no futuro, e também em pessoas que já conheci na vida e tal.

É difícil escolher uma personagem que eu me identifico porque todas tem um pouco de mim. Mas acho que quem chega mais perto é Emanuela Garcia. Ela tem muito da minha personalidade, um pouco bipolar sabe, com algumas pessoas é um amorzinho e com outras nem tanto, quando o santo não bate não tem como reverter. Além disso ambas não gostam de café. Isso é uma característica minha e houve vários comentários sobre esse assunto. Enfim, acho que ela e eu somos quase a mesma pessoa.

E: Pretende seguir carreira na escrita? Como e/ou onde você se vê daqui a alguns anos?

Maely: Então eu pretendo sim seguir na carreira porque eu amo escrever, é a minha paixão. Eu me vejo daqui a uns anos produzindo um filme do meu livro KKK. É um sonho meu também, que minhas obras virem filme ou uma série. Seria maravilhoso.

E: Qual conselho daria para quem está começando agora no site, sem fama alguma?

Maely: O conselho que eu dou é ter paciência. As vezes não é de imediato que a sua história vai ser conhecida ou fazer sucesso. Existem várias histórias incríveis na plataforma que ainda não chegaram no nível que merecem mas se continuarem a se dedicar e nunca desistir por conta de números, com toda certeza vai longe.

E: Agora, saindo um pouco da plataforma, como é sua vida fora do wattpad? Conte-nos um pouco mais sobre você; sua idade, seus hobbies, o que você faz no dia a dia? Estuda, trabalha, etc...

Maely: Então eu tenho 19 anos e estou no 4 período de Direito. Não trabalho ainda porque estou procurando algo na minha área, um estágio por exemplo. Além de escrever, um dos meus hobbies é tocar teclado, normalmente eu não estou tocando por causa da vida acadêmica que é super difícil, mas eu amo tocar. Além disso também gosto de ver séries, passo meus dias livres maratonando.

E: Que legal! Bom, sobre a entrevista, por hoje é só. Foi um prazer poder te entrevistar! Parabéns mais uma vez pela conquista na categoria Obra Prima e sucesso em sua jornada, tanto na plataforma quanto fora dela, na vida.

Maely: Obrigada minha, linda. O prazer foi todo meu!

Entrevistas ✔Where stories live. Discover now