Redimiram Narciso

158 8 2
                                    

Freud já dizia: "Você sabia que Narciso e Édipo na verdade eram primos? Uma família e tanto aquela!". Você sabia que existe um grande catálogo internacional que lista todas as doenças, problemas, complicações, faltas e deslizes mentais? É uma ferramenta indispensável para psiquiatras e psicólogos. Esse catálogo (não sei se posso chamar de catálogo) é constantemente atualizado em vista da descoberta de novos problemas. A ciência tem essa característica de mudança constante. Em 2014 um fato curioso aconteceu, uma doença foi "rebaixada".

Diagnosticar boa parte dessas doenças mentais é realmente um problema sério (humanistas concordarão), pois diferente de outras patologias ela não é objetiva, direta. Parece ser um pouco mais complicado que ossos quebrados ou gripe. Digo isso, pois, você pode imaginar o que faz uma loucura entrar para esse catálogo? Como saber que uma loucura é determinada loucura e não outra, ou mais, se é uma loucura de fato? Osmúsicos brasileiros Rogério Skylab e Caetano Veloso já disseram "visto de perto ninguém é normal", e então? Nesse livro deveria existir um verbete com o nome de cada um de vocês (e com o meu, claro!). Porém para que seja considerado um problema mental ela deve ser uma desordem específica que aparece repetidamente num numero considerável de pessoas. A repetição de casos similares faz com que se constate uma doença.

E por que, hora bolas, digo eu que redimiram Narciso. Pois bem, lembra o mito grego daquele rapaz encantando consigo mesmo que se afogou quando viu a própria imagem refletida no espelho de água de um riacho? Esse era Narciso, que de tão apaixonado por si próprio morreu miseravelmente. Até 2014 Narciso era doente, hoje não mais. Não é que no ano passado tiraram o Narcisimo da lista de doenças mentais? Agora o mito não servirá mais pra educar crianças ou tratar viciados em selfie.

Aregra é clara: quando a doença ou problema aparece num grupo de pessoas elaentra na lista para ser tratada e estudada pelos doutores. Mas quando TODOMUNDO apresenta os sintomas, ela deixa de ser uma doença mental e passa a serparte da identidade do ser humano. Foi isso que aconteceu. Ela não é maisassunto de médicos e sim de antropólogos. Será que algum especialista perdeu oemprego? Temos um marco na história do Narcisimo, e talvez, mais uma data parao início misterioso da pós-modernidade. Em toda essa história,porém, observamos um fenômeno intrigante, o mercado financeiro já estáinvestindo e se adaptando a nova característica do ser contemporâneo: promoçãona venda de pau de selfie!

Freud Já DiziaWhere stories live. Discover now