Wagner Traiu Frederico

714 20 0
                                    

Freud já dizia: "Passo, gira, gira passo..." Nossa música está doente! E antes dos relativistas respondo logo: música é a expressão de uma natureza humana que não existe. Porém, deixemos os relativismos (que eu tanto amo) de lado.

O filósofo alemão Friedrich Wilhelm Nietzsche (doravante denominado Frederico) já disse, a mais de um século, a música esta doente, infectada pelo câncer do músico também alemão Wagner. Nietzshce e Wagner tiveram um caso (detalhes no livro "O Caso Wagner"), que resultou numa análise profunda do Filósofo sobre a música. Filósofo que também era músico compondo algumas canções, canções bastante alegres para tristeza da maioria.

O caso foi, e ainda é a respeito de escrúpulos. Wagner traiu Frederico. Frederico achava que Wagner era o maior compositor de todos os tempos, mas ele era só um interesseiro. Queria fama, sucesso, dinheiro, e isso Frederico não podia dar a ele. Eles romperam relações, e Frederico num ímpeto de angústia e fúria destilou suas dores no livro já citado, "O Caso Wagner". Desse romance mexicano nasce uma análise sobre a música sem par na história que ecoa em nossos tempos envolta num tom de "EU AVISEI!". Apesar de hoje já não importar mais a descarada falta de ideal, o desrespeito para com a arte, a alarmante supervalorização monetária frente a tudo e a tristeza do utilitarismo burguês, os escritos de Frederico ainda fazem sentido. Tudo perece frente ao pecuniário.

Enfim: não choremos o leite derramado! Ingenuidade seria acreditar na santidade e retidão de caráter do ser humano. Não culpemo-nos pela lama que nos espera, o pior caso ainda nos serve de exemplo! Como disse o músicofilósofo Lobão "o mainstream é necessário", todo mundo precisa de música. Experimente uma existência acalorada e mantenha vistas nos males da humanidade. Saiba: há, transitando por ruelas escuras, sons de primor ainda hoje, longe dos holofotes são chamados de resistência aos discípulos escrupulosos de Wagner, corruptores das mentes. Ao pensardes em sucesso, lembre-se dessas palavras do mestre Frederico "O Sucesso de Wagner – seu sucesso sobre os nervos e depois com as mulheres – fez de todos os ambiciosos do mundo da música discípulos de sua arte maléfica. E isso não só para os ambiciosos, mas também para os astutos... Nos dias de hoje só se ganha dinheiro com a música doente; nossos grandes teatros vivem de Wagner." E tenho dito.


Freud Já DiziaWhere stories live. Discover now