Capítulo 17

1.2K 75 7
                                    

A família Bennet não teve notícias do sr. Bennet por vários dias. Finalmente, ele chegou em casa e explicou que não havia mais nada a ser feito. Não haviam conseguido achar Wickham e Lydia e não havia mais pistas a seguir. Ele havia andado inutilmente por Londres após seguir cada indicação que pudesse leva-los até eles, mas não havia maneira de se saber se eles ainda estavam na cidade, e se estivessem, onde estariam. A sra. Gardiner voltou para seu marido e sua casa em Londres no mesmo dia. Os Gardiners continuariam a investigar e a aconselhar a família assim que tivessem qualquer notícia. A sra. Bennet estava desapontada com o marido por haver desistido tão cedo, mas ele deixou claro que realmente não havia mais nada a ser feito no momento. Ele se sentia fracassado como pai e, na verdade, teria permanecido na cidade pelo tempo que fosse necessário para encontrar Lydia se tivesse a menor informação que pudesse direcioná-lo de alguma forma.

Alguns dias depois, uma carta chegou da Rua Gracechurch. Wickham e Lydia haviam sido encontrados. Estavam morando juntos em Londres e ainda não haviam se casado. O sr. Gardiner acreditava que Wickham nunca tivera a intenção de se casar com Lydia, mas que Lydia sempre achara que ele o faria, embora ela não se preocupasse em saber quando. Entretanto, Wickham concordou em se casar com ela sob várias condições. Suas dívidas em Meryton e em Londres deveriam ser saldadas, ele deveria se certificar de que Lydia receberia uma herança por ocasião da morte dos pais, assim como um dote de cem libras por ano, e finalmente, que lhe fosse comprada uma patente no Regimento do Norte no exército regular. O sr. Bennet expressou sua surpresa com o fato de Wickham ficar com Lydia por tão pouco e comunicou a Elizabeth sua crença de que o sr. Gardiner teria desembolsado o dinheiro para realizar o casamento.

O sr. Bennet respondeu imediatamente, aceitando os termos. Logo tudo ficou resolvido e Lydia se casou, para a felicidade e o alívio de todos. E embora Elizabeth compartilhasse a felicidade da família com a conclusão satisfatória de um evento tão funesto, sua felicidade foi mitigada pela consciência de que aquele casamento, que ela sabia ter um futuro infeliz, excluía todas as suas próprias esperanças de felicidade matrimonial.

Os Wickhams visitaram Longbourn após o casamento, antes que o sr. Wickham se incorporasse ao regimento do norte. Ainda se encontravam em Longbourn para a cerimônia de casamento de Jane. Elizabeth não tivera mais notícias do sr. Darcy desde que ele partira no dia da fuga de Lydia, portanto ficou surpresa ao vê-lo na cerimônia. Aparentemente, ele chegara na noite anterior e retornaria a Londres naquele mesmo dia. Não havia trazido Georgiana com ele e parecia se comportar da mesma maneira que costumava antes daquele encontro na biblioteca. Estava calado, reservado e alheio.

Após a cerimônia ela conversou com ele apenas o suficiente para trocar cumprimentos, pois não houve oportunidade para uma conversa particular. Ela não conseguiu discernir nada dos sentimentos dele a partir desse rápido contato que não pudesse ser explicado pela suposição de que ele estava tentando superar sua afeição por ela. Ela estava tão certa de que ele nunca se vincularia a alguém tão intimamente ligada a Wickham, não importava a intensidade de sua estima, que se satisfez com tal explicação e resolveu não lamentar a sua perda. Não importava o quanto seu orgulho lhe dissesse que ele deveria amá-la o suficiente para sobrepujar até mesmo a mais íntima ligação da família com seu pior inimigo, mesmo assim, ela não conseguia culpá-lo pela mudança de sentimentos. Portanto, Elizabeth inferiu a partir de seu comportamento que ele não mais queria se casar com ela e tinha certeza de que ele se sentia aliviado que a fuga tivesse ocorrido antes de sua proposta.

Os Gardiners também vieram a Longbourn para a cerimônia. Chegaram alguns dias antes da data e partiram no mesmo dia do casamento devido a compromissos de negócios do sr. Gardiner.

Após o casamento, os Wickhams permaneceram por mais uma semana em Longbourn e depois seguiram viagem para junto do novo regimento do sr. Wickham no norte. Embora Elizabeth desejasse escapar de Longbourn durante essa semana, ela evitou visitar Jane em Netherfield, pois queria que os recém-casados tivessem privacidade, ou pelo menos a privacidade que conseguissem ter com os parentes de Bingley ainda hospedados na residência. No dia seguinte à partida dos Wickhams, contudo, Jane convidou sua família inteira para um jantar. Também pediu a Elizabeth que passasse a manhã com ela enquanto Bingley cuidava de alguns negócios referentes à propriedade. Quando Elizabeth chegou, Jane lhe perguntou, "Lizzy, o que você sabe sobre o envolvimento do sr. Darcy no casamento de Lydia?"

CONFISSÕES A UMA BELA ADORMECIDA - Fanfic Orgulho e PreconceitoOnde as histórias ganham vida. Descobre agora