Capítulo 8

1.2K 83 0
                                    

Os quatro dias que se sucederam foram quase que dominados por uma chuva contínua em Hertfordshire. Não houve visitas a Longbourn. Todos os habitantes da casa certamente teriam ido à loucura se não houvesse um baile para o qual se prepararem. Um dia, enquanto a família discutia animadamente o esperado evento, Elizabeth, com seu habitual jeito provocador questionou o fato de o sr. Collins aceitar o convite para o baile. Para sua grande surpresa, ele respondeu requisitando-a para as duas primeiras danças e ameaçando dançar com todas as suas lindas primas na ocasião.

Na véspera do baile em Netherfield, Elizabeth recebeu a seguinte carta de sua tia, em resposta à sua primeira missiva,

Minha querida sobrinha,
Confesso que fiquei um tanto confusa ao receber suas cartas e ansiosa pela explicação sobre sua fonte segura de informação. Espero que seja realmente segura e que você não esteja apenas se deixando levar por sua simpatia pelo informante. Fico contente que você não tenha permitido que seus preconceitos contra esse rapaz a fizessem dispensá-lo completamente. É digno de sua parte admitir que saiba tão pouco a respeito dele e procurar conhecê-lo. Fiz como me pediu e inquiri várias de minhas conhecidas da região a esse respeito. Notei uma certa urgência em suas cartas e, por isso, agi rapidamente. Felizmente a resposta às minhas indagações foi diligente e generosa, e suponho que tal volume de informações se deva ao prazer que as pessoas sentem em mexericar, e atribuo a presteza ao fato de não ter negligenciado a correspondência com estas conhecidas ao longo dos anos.

Agora vamos direto ao ponto. A opinião geral a respeito do sr. Darcy é unânime. Ele é conhecido como um homem bom, generoso e liberal. É reverenciado por seu juízo e sua devoção aos princípios morais. É visto como o melhor proprietário de terras e empregador da região. Tem uma boa cabeça para os negócios, vasto conhecimento sobre todos os assuntos importantes, e se mantém bem informado sobre os eventos locais, no reino, e no exterior. Dizem também que é um irmão bom, generoso e afetuoso. Ele e a irmã são sabidamente reservados, e assim costumam se manter. Entretanto, não costumam negligenciar seus conhecidos na vizinhança ao redor de Pemberley. Tampouco negligenciam seus deveres para com os mais pobres e doentes. Quando eu for a Longbourn no Natal, levarei comigo as muitas páginas exaltando as virtudes desse rapaz para que você veja por si mesma. Naturalmente, ele é muito procurado por todas as mães e tias que tenham uma filha ou sobrinha com idade para se casar.

Lizzy, quando recebi sua primeira carta, despachei imediatamente a correspondência para minhas conhecidas. Quando recebi sua segunda carta, cinco dias depois, já havia recebido algumas respostas. Ao ler tais respostas, não vi necessidade de escrever novas solicitações às minhas amigas já que todas as informações desejadas já me haviam sido dadas. Recebi de mais de uma fonte a informação de que o sr. Darcy quitou muitos débitos de seu amigo de infância quando este partiu de Lambton, deixando muitas dívidas com os comerciantes locais e até mesmo dívidas de honra. Como você já deve ter concluído, tal jovem era o mesmo George Wickham sobre quem você indagou. Ele foi criado em Pemberley com o sr. Darcy, acabou se tornando rebelde e ganhando reputação por seu comportamento inaceitável, cujos detalhes prefiro não repetir aqui. Basta dizer que ele desenvolveu muitos hábitos lamentáveis. Eu não acreditaria em uma palavra sequer do que o sr. Wickham dissesse sobre qualquer que fosse o assunto, incluindo o sr. Darcy. Você não conhece seus motivos. Suplico que se mantenha afastada desse sr. George Wickham e que tome cuidado com Kitty e Lydia quando estiverem em companhia dele, pois não confio no julgamento das duas.

Lizzy, sei que toda esta informação adicionada à fortuna e ao prestígio do sr. Darcy fazem dele um bom partido, e recomendo que considere estes incentivos; mas sua própria participação nisto, o estudo do caráter dele e sua interação com ele devem ser os fatores determinantes. Sim, ele é um bom homem, e dono de uma grande fortuna, mas certifique-se de que você o ama antes de unir-se a ele para toda a vida, pois do contrário você poderá ser muito infeliz e todo o dinheiro que ele possui e quaisquer outros estímulos não compensarão a falta de amor. Espero logo conhecer este seu sr. Darcy e ouvir as histórias sobre toda essa intriga.
Seu tio manda lembranças a você e à sua família.
Sua tia, com amor,
M. Gardiner.

As notícias relatadas nesta carta agradaram à Elizabeth mais do que ela poderia esperar. Escreveu uma rápida nota de agradecimento à tia e passou a antecipar o baile do dia seguinte com grande ansiedade. Agora que conhecia a verdadeira natureza de Wickham, não lhe agradava mais a idéia de que o sr. Darcy pudesse pensar que ela gostava de Wickham. Ocorreu-lhe o quão doloroso deveria ser para o sr. Darcy imaginar que a mulher que ele amava estivesse enamorada de tal homem. O desejo de esclarecer tudo sobre seus sentimentos pelo sr. Wickham e de aliviar o desconforto do sr. Darcy superaram em muito a sua curiosidade quanto à reação deste ao pensar que ela gostava de outro.

Enquanto isso, em Netherfield no mesmo dia, o sr. Bingley anunciou aos seus hóspedes que ele teria que ir a Londres a negócios na manhã seguinte ao baile, e que retornaria em poucos dias, mas convidou-os todos a permanecer em sua casa. O sr. Bingley não mencionou, no entanto, que esperava ter seu pedido de casamento aceito pela srta. Bennet assim que retornasse à região. Contudo, suas irmãs e o sr. Darcy já haviam percebido sua admiração por ela e notaram que ultrapassava qualquer sentimento que ele já tivesse demonstrado em relação a qualquer outra moça. Assim, a srta.Bingley decidiu aproveitar a planejada separação temporária entre o irmão e Jane, e torná-la permanente seguindo-o até Londres, influenciando-o contra Jane, e mantendo-o na capital. Certa de que o sr. Darcy não aprovaria a srta. Bennet como uma boa escolha para seu irmão, esperava induzi-lo a concordar com o plano e teve a idéia de lembrá-lo de que ele poderia ver a irmã se viajasse para Londres.

A srta. Bingley aproveitou a oportunidade durante um planejado momento a sós com o sr. Darcy, interrompendo-o cruelmente de sua agradável meditação sobre a amada, para recrutar sua ajuda na execução do plano de seguir Bingley até Londres e mantê-lo por lá. O sr. Darcy estava preocupado com o amigo, sabia que Bingley estava apaixonado pela srta. Bennet que, assim parecia ao sr. Darcy, aceitava as atenções dele sem retorná-las. Ele considerou se sua interferência seria benéfica a Bingley; ele certamente não queria ver o amigo unido a uma jovem que não o amasse.

Embora não a achasse uma caçadora de fortunas, não tinha dúvida quanto a isso, mesmo que ela não correspondesse aos sentimentos de Bingley, poderia aceitá-lo por outras razões referentes à situação de sua família. Fora isso, a srta. Bingley parecia ser uma moça bondosa e amigável, de fato era muito simpática. Pensou, então, em Elizabeth. Tampouco tinha certeza de que correspondesse à sua afeição, porém, ele desprezaria qualquer homem que tentasse manipulá-lo para se afastar dela. Faria tudo o que estivesse ao seu alcance para conquistá-la e, com toda certeza, Bingley também gostaria de conquistar o coração da mulher que amava. Além disso, não desejava deixar Hertfordshire agora. Finalmente ele respondeu à srta. Bingley, "Não tenho intenção de interferir nos assuntos de seu irmão ou de supor que eu saiba o que é melhor para ele. Pretendo ficar em Netherfield e esperar pelo retorno dele daqui a alguns dias." Ao pronunciar tais palavras, o sr. Darcy estremeceu com a idéia de permanecer em Netherfield sem Bingley, apenas na companhia da srta. Bingley e dos Hursts.

"Mas sr. Darcy," replicou a srta. Bingley, "certamente o senhor gostaria de ir à cidade, mesmo que fosse apenas para ver a sua querida irmã. Sei quanta falta ela lhe faz."

O sr. Darcy ficou irritado com a forma que a srta. Bingley usava a sua irmã para tentar manipulá-lo, mas isso não era uma novidade. Ele apenas respondeu, "Pretendo ver Georgiana muito em breve. Agradeço pela sua preocupação, mas não é necessário incomodar-se com tais questões."

A srta. Bingley se surpreendeu com a falta de disposição do sr. Darcy para fazer a viagem a Londres. Agora ela estava dividida entre o desejo de ir com Charles e tentar convencê-lo da falta de valor da srta. Bingley e seu desejo de ficar em Netherfield para continuar com seus esforços para conquistar o sr. Darcy, que em sua imaginação estavam começando a dar frutos. Finalmente, ela decidiu ficar. Os Hursts eram tão indolentes e incapazes de pensarem por si mesmos que decidiram ficar também, já que não se sentiam inclinados a viajar até a capital no momento.

Continua...
Comentem :)

CONFISSÕES A UMA BELA ADORMECIDA - Fanfic Orgulho e PreconceitoOnde as histórias ganham vida. Descobre agora