Violência doméstica e machismo

39 3 1
                                    

"Porque ela não denuncia?" "Porque ela não separa?" "Mulher burra!" "Você é minha mulher, e tem a obrigação de me servir!" "Mulher de malandro, apanha e gama."
Primeira coisa: Não é burrice.
Segunda coisa: Não é tão simples.
Terceira coisa: Mulher não nasceu para ser escrava de ninguém.
***
A falta de recursos financeiros, aos familiares e à segurança, dificultam qualquer ação que a mulher queira  mover contra seu agressor.
Normalmente essas mulheres que são submissas aos homens:
- Têm filhos menores de idade que dependem dos pais;
- Não tem emprego porquê o companheiro não deixa trabalhar;
- Não tem contato com os familiares;
- Ou quando tem, a família não dá assistência alguma.
Um exemplo da falta de recursos à segurança ocorre no Distrito Federal. O sétimo lugar que tem o maior índice de violência doméstica no Brasil, onde há aproximadamente três milhões de habitantes, e apenas uma Delegacia Especializada de Assistência a Mulher (DEAM) para todo o Distrito.
"Porque elas não vão em delegacias para ambos os sexos?"
Porque, na maioria das vezes, elas não recebem assistência alguma. Normalmente as delegacias comuns minimizam as agressões contra a mulher, ignoram o fato de que elas precisam de ajuda, as questionam de modo com que elas pareçam as culpadas pelo que ocorreu. Se negam a sentir o que elas sentem.
Já com a DEAM, as mulheres são atendidas por outras mulheres, e se sentem, na maioria das vezes, acolhidas e a vontade para declarar a situação em que se encontram. As vezes é preciso que as partes tenham algo em comum, para que uma entenda a dor da outra.
***
É uma pena que muitas famílias pensam que só porque a mulher se casou, se tornou propriedade do homem, que não deva se separar mesmo que ela seja agredida fisica e psicologicamente.
É triste para as mulheres que não recebem assistência alguma, e passam a viver pelo resto da vida sob as agressões de seus companheiros.
Vale ressaltar também, o quanto é deprimente as atitudes de algumas pessoas que julgam as mulheres quando as mesmas conseguem se livrar de seus agressores, por se tornarem divorciadas, mães solteiras... mas nunca vitoriosas por terem deixado aquela vida que só ela sabe o quão horrível foi.
***
É fácil dizer que é burrice quando nos negamos a ver a história que há por trás daquelas agressões. Mulher nenhuma quer ou gosta de apanhar.
Muitas delas são ameaçadas de morte, preferem se submeter aos agressores para não prejudicar a vida dos filhos...
Mas, será que se afastar desse que as ameaçam de morte, não dificultaria que tal ameaça se concretizasse?
Será que seus filhos, ao conviver com tanta agressão, não se tornariam futuros agressores também?
Levando em conta as promessas e pedidos de desculpas que muitos fazem de nunca mais provocarem agressão alguma à vocês, não confiem em alguém a quem vocês temem. Confiem no que já foi provado, nunca jurado.
***
Não se deixem depender de alguém que só lhes causam mal. Denunciem!

Falso Discurso Onde as histórias ganham vida. Descobre agora