Depressão (introdução)

74 5 0
                                    

"Não têm razões para você ficar nesse estado. Você tem tudo o que todos na sua idade sonham em ter." "É frescura!" "No meu tempo não tinha essas frescuras de hoje em dia!" "Nada que uma boa surra resolva!"
Esses discursos... sempre ajudando.
***
Você pode ter uma casa que todos sonham, uma conta bancária gorda, fama, um emprego desejado por muitos. Mas quando se tem depressão, dinheiro nenhum resolve (a menos que você consulte um bom especialista).
Você pode estar cercado de pessoas que te amam incondicionalmente, mas não é certeza que você notará todo esse amor.
Frescura: eu não vejo sentido na existência dessa palavra. Dizer que uma pessoa está com frescura quando se está com depressão, é um dos maiores erros que um ser humano pode cometer em relação a isso.
Te garanto que não é frescura alguém se afastar do mundo por pensar ser uma das desgraças que nele ocorre. Uma pessoa chorar dia e noite, mesmo que ela esteja cercada de pessoas que a amam e demonstram de todas as formas, por não se sentir amada. Uma pessoa se ferir constantemente afim de amenizar essa dor emocional que tanto lhe dói. Uma pessoa tirar a própria vida, por achar que não têm necessidade dela viver num mundo que a odeia, que a machuca, que não lhe deixa ter paz... NÃO É FRESCURA.
E a propósito, essa "frescura" sempre existiu e é possível que você esteja com ela agora.
Já foi provado que não é frescura, então porque não machuca-la ainda mais para ela aprender a ser feliz?
Meio contraditório essa pergunta, não é?
Mas, infelizmente isso acontece muito. Mesmo com motivos injustificáveis, que para mim ainda são incompreensíveis, há quem opte por "curar" a depressão utilizando da violência.
***
O que é a depressão?
"A depressão é um disturbio afetivo, uma doença. Há uma série de evidências que mostram alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido, principalmente com relação aos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e, em menor proporção, dopamina), substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células. Outros processos que ocorrem dentro das células nervosas também estão envolvidos.
[...] São sintomas de depressão:
Humor depressivo ou irritabilidade, ansiedade e angústia. Desânimo, cansaço fácil, necessidade de maior esforço para fazer as coisas. Redução ou incapacidade de sentir alegria e prazer em atividades anteriormente consideradas agradáveis. Desinteresse, falta de motivação e apatia. Falta de vontade e indecisão. Sentimentos de medo, insegurança, desesperança, desespero, desamparo e vazio. [...]  Interpretação distorcida e negativa da realidade: tudo é visto sob a ótica depressiva, um tom "cinzento" para si, os outros e o seu mundo. Dificuldade de concentração, raciocínio mais lento e esquecimento, redução do desempenho sexual (pode até manter atividade sexual, mas sem a conotação prazerosa habitual) e da libido. Perda ou aumento do apetite e do pesoInsônia (dificuldade de conciliar o sono, múltiplos despertares ou sensação de sono muito superficial), despertar matinal precoce (geralmente duas horas antes do horário habitual) ou, menos frequentemente, aumento do sono (dorme demais e mesmo assim fica com sono a maior parte do tempo). Dores e outros sintomas físicos não justificados por problemas médicos, como dores de barriga, má digestão, azia, diarreia, constipação, flatulência, tensão na nuca e nos ombros, dor de cabeça ou no corpo, sensação de corpo pesado ou de pressão no peito, entre outros."_ www.minhavida.com.br
***
Então, meus leitores.
O que fazer com essa pessoa que "têm tudo", para que ela desperte um sentimento de felicidade?
O que fazer para que essa pessoa conviva com aquele que se tornou seu pior vilão, tendo em si que a única forma de destrui-lo é destruindo a si mesma?
O que fazer com essa pessoa que sente que o mundo a odeia, e que ela é uma das desgraças que nele há, a continuar nele?
São perguntas que faço constantemente a mim mesma, mas que me sinto longe de respode-las, com um desejo imensurável de não pergunta-las.

Boa tarde pessoal! No capítulo seguinte publicarei um relato de uma crise depressiva.

Falso Discurso Where stories live. Discover now