Capítulo 05

3.6K 449 6
                                    

Porque sou eu que conheço os meus planos sobre vocês, diz o senhor, planos do bem, não são planos de sofrimento.Eu lhes darei aquilo que mais desejam: Um futuro de paz em sua própria terra.
Jeremias 29:11

Lucas

Acordo com o barulho da música misturada com várias vozes que impossibilitavam descansar. Passei o dia na igreja, na preparação para o evento do parque, foi muito cansativo. Cheguei já estava quase anoitecendo. Necessitava realmente de boas horas de sono. Com meu sono interrompido, resolvo preparar algo para comer, e ao avançar os degraus para ir à cozinha, me dou conta que as pessoas estão se divertindo muito aqui embaixo.

Então, logo, a encontro. Elisa está dançando e rindo ao mesmo tempo, da desengonçada dança de Nick e Felipe. Ela está alegre, que fico hipnotizado, que nem percebo o tempo passando. Depois ela se cansa e sai para sentar-se no sofá. Decido ir até cozinha em busca de comida.

— Não quis se divertir? — Elisa pergunta me surpreendendo. Caminhando para dentro da cozinha. Ela me olha de uma maneira curiosa, e por mais que eu tente, também não consigo parar de olhá-la. Acredito que nunca vi olhos verdes mais bonitos que os dela, e seu cabelo ruivo os tornam mais aparentes e vivos. Fiquei muito surpreso quando a encontrei dançando na sala, não esperava vê-la.

— Dia cansativo — Respondo sem muitas explicações. Ela continua me encarnando. Engulo em seco nervoso — Algum dia especial para essa festa divertida? — Resolvo continuar à conversa para me distrair e tentar esconder o nervosismo.

— Estamos comemorando o pedido de namoro de minha amiga Vick e Gustavo— Responde feliz. Balanço a cabeça em concordância. Não sei o que dizer perto dela, por isso ficamos nos encarando alguns minutos meio perdidos.

Pedro entra na cozinha indo em direção da geladeira. Elisa desvia seu olhar do meu, e sai em disparada, voltando para sala.

— Ela estuda mesmo na sua turma? — Pergunta curioso. Eu já tinha dito que sim, mas balanço a cabeça confirmando novamente.

— Cara, não parece, mas ela é uma mulher muita melhor que isso que você está vendo.

Fico intrigado com a como a forma que fala sobre ela, como se a conhecesse há bastante tempo e soubesse tudo sobre sua vida. No entanto, eu não entendo por que está dizendo essas palavras justamente para mim.

— Você a conhece bastante tempo? — pergunto, querendo a resposta da minha dúvida.

— Sim, conheço Elisa desde criança, vamos dizer que eu gostava de sua irmã e nossos pais são amigos em comum. Elisa é a filha do pastor Elias, mas algumas coisas aconteceram que a levaram a morar sozinha e sair da igreja dois anos atrás.

Ele me observa minuciosamente. Desvio meu olhar para meu sanduíche. Pedro se vira pegando uma jarra de água na geladeira e depois sai para a sala. Fico na cozinha até terminar de comer. Passo pela sala olhando ao redor querendo encontrá-la novamente. Ela está no sofá em uma conversa animadora com Felipe.

Não subo para o meu quarto, pois será impossível descansar com todo esse barulho. Vou para a varanda, me sento no chão já sentindo a brisa fria. Observo o céu, sem estrelas. O que será que sara está fazendo agora? Às vezes minhas orações somente se baseiam em tê-la de volta. É incrível o modo que não damos valor as pessoas que estão na nossa volta, um dia elas estavam aqui nesse mundo, no outro não estavam mais. E tudo que sobrou foram saudades. Tento preencher esse vazio com Deus, e confesso que Ele faz um bom trabalho.

Um carro estaciona na frente da república e Nicole sai caminhando em minha direção, assim que percebe que sou eu, abre um sorriso contido. Seus braços estão ao redor de seu corpo.

— Boa noite. Felipe está em casa? — pergunta normalmente. Balanço a cabeça confirmando.

— Péssima noite? — ouso perguntar. Nicole me encara, e morde os lábios, pensativa. Essa é a primeira vez que tento puxar uma conversa amigável com ela. Espero somente não me arrepender.

— não. Estou apenas dando um tempo dos meus pais. Hoje é aniversário de casamentos deles. Estou cansada se todo aquele romantismo.

Solto um riso. E Nicole bufa do meu lado. Ela espera nunca se apaixonar, com toda certeza ficará frustrada com tudo que poderá acontecer. Observo se sentar ao meu lado, ficamos conversando sobre as nossas vidas por um longo tempo. Nicole tem vários planos, que nem todas as pessoas podem ter o prazer de conhecer. Nem sempre os homens estão dispostos apenas em uma boa conversa, penso que não esperam isso dela. Pensando bem, nem ela mesma espera isso de si mesma.

A porta da república é aberta e Elisa sai, ela nos observa sentados na varanda, conversando animadamente. Ela sorri para mim, antes de seguir para seu carro.

Meia hora depois subo as escadas para o meu quarto. Tento de todas as maneiras me forçar a dormir, mas minha mente formula várias respostas para a dúvida sobre o que levou Elisa sair da igreja e das casas de seus pais para morar sozinha. Pelo menos já sei algo relacionado a ela. Pois, conheço sua família. O Pastor Elias, seu pai, tem uma sabedoria imensa e transpira confiança. E sua mãe, a senhora Elena, é bem simples, tem uma afeição de quando você está perto dela exala paz, serenidade. Entretanto, por mais que minha mente pedisse para não me preocupar, sentia lá, no fundo do meu coração que me importava com tudo em relação a ela.

Não tinha ideia que a universidade ia ser um lugar que o Deus ia colocar mais a prova minha santidade. Ter uma aparência boa, que chamem a atenção das mulheres torna isso muito pior. Fui convidado diversas vezes para encontros. E as mulheres do campus são aquelas que chamam a atenção. Fiquei até meio surpreso, normalmente os homens que convidam para o encontro. Se fosse antes de tudo acontecer na minha vida, tenho certeza que sairia com todas elas. Mas não me importo mais com esses prazeres, tudo no tempo de Deus. E eu espero pacientemente, por quanto tempo for necessário. Não vou mais errar. Não mais. Principalmente depois de Sara.

Apesar de ser pouco difícil dizer não, principalmente para Nicole. Ela é muito insistente. E explicar para ela, que não é cristã, que isso é errado, que a união de um homem e uma mulher é sagrada a Deus, tornando-os um só. E acima de tudo deve existir amor e um mesmo propósito, é muito complicado. Porque ela não entende. E ainda me acha um verdadeiro babaca. Serei babaca pelo resto da minha vida então.

Quanto mais tempo passo aprendendo a palavra do Senhor, mais discernimento obtenho para saber o que é errado. Porém, aqueles olhos verdes de Elisa, me deixam em dúvida. Na sala, às vezes me pego estudando-a, sua graça e leveza, sua voz quando fala com alguém, o jeito de colocar o cabelo atrás da orelha. Não sei interpretar Elisa, tive até a impressão que seja uma pessoa triste, esperando mais da vida. Uma mulher fechada, silenciosa. Mas seus olhos, aquele brilho, que vejo no fundo deles, me dizem que precisa de esperança para que algo mude. É uma mulher diferente sem dúvida nenhuma. Ao mesmo tempo, em que vejo sua tristeza, percebo que também é forte.

Elisa precisa somente encontrar Jesus novamente, para que sua força também seja transmitida a outras pessoas. Eu sei que não passamos muito tempo juntos, não a conheço bem, porém, só de olhar nos seus olhos consigo perceber sua dor. Se eu não entendesse a dor, talvez não pudesse conhecer pelo menos uma parte dela. Eu conheço uma parte sua Elisa. Eu também sentir sua dor.

Penso que tenta esconder o quão vazia está. Normalmente faz um bom trabalho, mas a dor é tão forte que mesmo tentando, ainda sobram alguns vestígios. Admito que muitas vezes também até eu fico frustrado pelos altos e baixos de minha vida. Então Deus me lembra de olhar ao redor, e descubro que muitos nunca ouviram sobre Jesus. Nesse momento, sou lembrado de que tenho uma história a contar onde quer que eu for, que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque, Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

Através do Seu Olhar ( Degustação)Onde as histórias ganham vida. Descobre agora