Patrulha

1K 119 38
                                    

O resultado do projeto Liberdade e Oportunidade foi apresentado em uma coletiva de imprensa promovida pela primeira-dama Maria Inês Camilo, além das possibilidades para o ano seguinte.

O evento ocorreu no teatro Castro Alves, e contou com depoimentos de algumas das pessoas que foram beneficiadas pelo projeto. Uma delas, um rapaz que tinha sido preso por roubo, agradeceu à oportunidade dada pelo governo, e destacou em suas palavras a ação da primeira-dama.

- Eu podia não aqui hoje, se não fosse o projeto, porque eu tava no ponto pra fazer uma coisa ainda mais errada, sabe? E eu não fiz porque a chance foi dada, sabe? O pessoal perguntou para mim o que eu queria, e a única coisa que eu queria era estar do lado de meu filho e ver ele crescer. Mas não dá para aparecer com a cara que eu tava, olhar para a cara dele, no olho dele e ele ver que o pai é bandido, marginal. Então eu pedi ajuda. Fiz certinho as coisas na prisão, não me meti em encrenca, e quando veio o projeto, eles perguntaram se eu não queria estudar. Imagina, estudar pra ajudar meu filho com as coisas da escola! – fungou, os olhos marejados. – Agora num emprego, na limpeza da clínica, e fazendo curso. Eu terminando o ensino médio, eu vou conseguir uma bolsa pro curso técnico. Eu nem sabia que dava pra sonhar pra uma coisa diferente do que eu era, mas agora eu tenho. Agora eu sustento meu filho, minha mãe que ajudando a criar Lucca, ajudando meu pai também, ajudando a pagar os remédios. A vida é difícil, mas não preciso mais pegar coisas dos outros. Posso garantir o meu pelo certo, sabe? Agora eu consigo olhar pras pessoas olho no olho. Cabeça pra cima.

"Muito obrigado, dona Inês. A senhora, todo mundo aqui do projeto, me viram como uma pessoa, como um ser humano, e não como um bicho, como um bandido que não ia dar jeito e que não tinha futuro."

As palmas também eram entremeadas por assovios animados, o choro de alguns dos egressos participando do projeto e que se encontravam na primeira fila, seus familiares, bem como a própria primeira-dama. Maria Inês não disfarçava a emoção em ver os seus esforços dando resultado.

Assim que o rapaz, de nome Luciano, saiu do púlpito após falar, ele abraçou Maria Inês com um abraço forte, e ela respondeu com a mesma intensidade. Ele só repetia "obrigado" o tempo todo e dizia "que Deus te abençoe, Dona Inês".

Quando aquele momento de emoção, envolvido com palmas, terminou, ela retornou ao púlpito e continuou falando:

- Este foi um dos projetos que eu sempre guardei em meu coração, porque desde antes da eleição, desde antes de eu me casar, ressocializar sempre fez parte de algo que era muito caro para mim. No íntimo, no inconsciente, eu estou tentando fazer aquilo que eu não pude com minha mãe e irmã. Elas eram pessoas muito diferentes, mas em outra situação, em outra... Se elas tivessem sido tratadas com a dignidade de um ser humano, muitas coisas seriam diferentes. Eu tive apoio de meu pai, de meus avós, que não eram ricos, meu pai era porteiro de escola. Mas havia um sentido de honestidade muito forte e uma valorização da educação. Meu pai entendia que a maior fortuna que ele poderia me dar era o acesso à educação, a fortuna que ninguém me tiraria, porque me levaria a um futuro mais digno, onde seria capaz de ter uma vida mais tranquila, honesta, garantindo o pão pelo meu suor.

"Garantir o pão pelo suor, pela dignidade do trabalho, pela honestidade de olhar nos olhos das pessoas e não temer o que encontrar do outro lado. Tudo no projeto Liberdade e Oportunidade foi pensado com esse foco. Que vocês possam ser exemplos para suas famílias, exemplos positivos, por meio de educação, por meio de trabalho, por meio de saúde. Não apenas saúde física, mas saúde mental. Para que sejam fortes, físico e mentalmente, a fim de enfrentar os desafios que a sociedade apresenta. A sociedade é muito, muito injusta, mas nosso objetivo aqui é tentar diminuir, reduzir, minar a distância que separa a todos nós, para que a próxima geração tenha um caminho mais pleno, um caminho mais leve.

ControleWhere stories live. Discover now