001| A teoria do efeito borboleta

2.4K 220 598
                                    

O meu lugar
É caminho de Ogum e Iansã
Lá tem samba até de manhã
Uma ginga em cada andar

O meu lugar
É cercado de luta e suor
Esperança num mundo melhor
E cerveja pra comemorar
Meu lugar - Arlindo Cruz

O meu lugarÉ cercado de luta e suorEsperança num mundo melhorE cerveja pra comemorarMeu lugar - Arlindo Cruz

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.

Encarar a lousa extremamente branca no fim das poltronas era uma missão impossível, principalmente quando você é tão cego quanto uma toupeira míope

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.

Encarar a lousa extremamente branca no fim das poltronas era uma missão impossível, principalmente quando você é tão cego quanto uma toupeira míope.

Ao passar em uma universidade fora do Brasil imaginei que seria algo do tipo High School Music, onde jovens bonitos dançavam alegres em cima de mesas, mas a realidade tende a ser um pouco decepcionante as vezes.

O professor Enrique narrava, pela segunda vez só essa semana, sobre a influência de Freud no avanço da psicanálise atual, algo importante, mas extremamente tedioso quando escutado mais de duas vezes seguidas.

— A teoria de Sigmund Freud sobre a religião é um tabu bastante falado nos dias atuais, já que ele impõe o paradigma de que Deus, nada mais seria do que, a visão idealizada de uma figura paterna. Alguém deseja opinar sobre essa teoria?

Os poucos alunos de psicanálise eram uma maioria que só precisavam de nota extra, e alguns, como eu, amavam tudo que envolvesse a investigação da mente do ser humano.

— Arthur? — O professor parecia clamar por ajuda, até ele sabia o quão tediosa poderia ser a aula dele as vezes.

— Freud tem uma certa razão no quesito paternidade — Ponderei — Algumas pessoas buscam em Deus a proteção para lidar com o abandono paterno, além de também ser uma busca do controle para o princípio da realidade, ou o ego em termos leigos.

— Um belo ponto Arthur.

A psicanálise é uma ciência fascinante, mas que necessita de mentes abertas ao desconhecido e dispostas a lidar com diversas teorias que quebram aquilo que fomos ensinados desde o nosso nascimento.

Refém por acasoOnde as histórias ganham vida. Descobre agora