As diferenças dos Estilos de Liderança

6 1 0
                                    

Existem diferentes tipos de liderança que são utilizadas dentro de uma organização. Tais estilos geram vantagem e desvantagem dependendo da situação organizacional enfrentada.

A liderança situacional tem sido uma das mais adequadas, pois se mescla em um cenário de maturidade das pessoas que o compõe. Fabossi afirma que "a chave da Liderança Situacional está na consciência do líder quanto ao seu papel de servir e prover às pessoas aquilo que elas necessitam para atingir os objetivos traçados" (2013, p. 241), logo, o líder que possui tal estilo, tem que saber gerir e adaptar a forma do comportamento de cada um dos liderados. Esse estilo é propício para fornecer ao gestor um momento oportuno para utilizar qualquer dos outros etilos existentes.

O quadro a seguir representa de maneira didática os estilos mais presentes em uma sociedade:

Quadro 1: Estilos de liderança

Líder Autocrático

Líder Democrático

Líder Liberal

· Um dos comportamentos de um líder mais vivenciados em uma empresa.


· Esse estilo traz um prócer (sinônimo de líder) completamente centralizador de ideias, onde somente suas críticas, argumentos e objeções são válidos e todas as decisões partem de si sem a participação do grupo.


· Suas características se dão pelo seu jeito reservado e sua dificuldade de aceitar

críticas.

· O estilo muito plausível, porém pouco utilizado. Nesse estilo, o líder desenvolve uma relação saudável e troca de ideias entre os liderados.


· Esse estilo é caracterizado pela flexibilidade em resolução de problemas, maior comunicação entre todos os membros da equipe, satisfação e motivação dos mesmos.

· O líder liberal ou também conhecido como Lasseiz-faire, é um estilo onde uma equipe tende a possuir um nível de produtividade baixo devido a pouca cobrança, presença e controle do líder.


· Esse estilo é caracterizado por ser pressuposto que os membros, muitas vezes, podem tomar as decisões por si só.

Fonte: Marques, (2017)


Nos últimos anos, foi desenvolvida uma metodologia que potencializou profissionais a se tornarem melhores. Esses profissionais estão sendo líderes diferentes que por meio do coach aderiram mais um estilo que pode ser utilizado em uma empresa. O líder coach tem como papel desenvolver e identificar as habilidades de cada integrante do grupo, Fabossi ainda que "o Líder-Coach é aquele que entende o potencial de seus liderados e o seu papel no desenvolvimento deles" (2013, p. 317). Ele treina a equipe, estimula melhores ações, acompanha o desenvolvimento, se posiciona fazendo com que suas ideias sejam ouvidas e faz com que todos estejam engajados e comprometidos com o resultado esperado.

É válido afirmar que o que diferencia um bom líder de um mau líder, é a flexibilidade de estilo. Fabossi afirma que "o melhor estilo de liderança é aquele que tem seu foco no desenvolvimento das pessoas, para que elas realizem seu trabalho de maneira autônoma, produtiva e eficaz" (2013 p.249). Nem sempre ser democrático será o melhor estilo a ser usado, ou nem sempre ser liberal resolverá o problema. Cabe a quem estiver na qualidade de regente, identificar qual o melhor momento para se aplicar o estilo buscando sempre um bom posicionamento.

(Quinta que vem posto outro tema)

Os Estilos de Liderança e as Ações do CoachOnde as histórias ganham vida. Descobre agora