Capítulo 79

464 62 2
                                    


Depois que a refeição terminou, Li Hua lavou os potes, tigelas e guardou tudo. Ele viu Li Mo afiando uma relha[1] no pátio enquanto caminhava para a cabana oriental. Deu um passo à frente e perguntou: "Irmão mais velho, por que não descansa um pouco?"

"Não estou cansado." Li Mo testou a relha com os dedos, enquanto dizia: "Depois que a terra for arada mais uma vez nessa tarde, estará pronta. Vamos plantar algumas sementes depois de mais alguns dias. Quero cultivar batata-doce e milho primeiro. Quarto irmão, o que acha? "

Batata-doce e milho eram dois vegetais relativamente mais fáceis de cultivar. Além disso, essas duas plantas não exigiam muito do solo. Era um plano inteligente. "O irmão mais velho é quem decide. Você sabe mais sobre essas coisas do que eu."

"Tudo bem então, entre e descanse um pouco. Estudar todos os dias também é cansativo." Li Mo deu um sorriso suave, borrifou mais água na relha e continuou a afiá-la com a pedra.

Li Hua ficou um pouco envergonhado pelo o que seu irmão disse. Se estudar já era considerado cansativo, o que dizer do trabalho manual diário que seus irmãos faziam? "Irmão mais velho, me deixe te ajudar a afiar a relha."

"Não precisa. Ela só precisa de mais alguns golpes contra a pedra para afiar." Li Mo disse isso usando o dedo para testar a afiação da relha novamente. Depois de bater contra a pedra de afiar mais algumas vezes, largou a relha.

Li Hua se agachou ao seu lado. Enquanto observava as mãos calejadas do irmão mais velho. De repente se sentiu chateado. "Irmão mais velho..."

Li Mo esperou ele terminar de falar, mas depois de não ouvir nada, perguntou com dúvida: "Hmm?"

Li Hua deu um sorriso prazeroso repentinamente. "Agora temos uma esposa."

As mãos de Li Mo pararam e um sorriso bobo apareceu em seu rosto. Certo, seus irmãos mais novos cresceram e finalmente também uma tinham uma esposa. Não demoraria muito para haver crianças na família. Seu pai e mãe não precisavam mais se preocupar com eles na vida após a morte.

* *******************

Li Yan e Li Shu não tinham o hábito de tirar um cochilo. Embora tivessem voltado para a cabana oriental, era apenas para descobrir o que fazer com a porta e a parede, mas logo depois saíram da cabana. Sua família tinha recentemente comprado apenas duas terras agrícolas, e eles pensavam o mesmo que o irmão mais velho. Queriam limpar os campos e cultivar um pouco de comida. Se conseguissem ter uma boa colheita, não precisariam se preocupar com comida no final do ano.

Depois que Li Mo terminou de preparar as ferramentas, os três irmãos saíram novamente para trabalhar nas terras.

Li Man ainda estava escondida na cabana. Só depois de ouvir os barulhos de movimento do lado de fora e ter certeza que os irmãos haviam saído para o trabalho novamente, que ela cuidadosamente abriu a porta e saiu. Quando entrou na cozinha, viu que as outras tigelas e pauzinhos já estavam lavados. Ela pegou um pouco de água para lavar a própria tigela.

Depois de terminar de lavar a louça e alimentar os leitões e pintinhos, pensou em suas roupas novas. Ela tinha que lavá-las para poder usar. Então, pegou uma bacia de madeira e foi até o poço que tinha uma bomba manual.

Quando Li Hua tinha ouvido o som da porta de Li Man se abrindo, foi até a janela e a observou secretamente. Vendo que a expressão dela parecia normal, parou de se preocupar. Deu um sorriso suave enquanto a observava gastar muito esforço para bombear água. Era óbvio que ela nunca tinha feito esse tipo de trabalho. A postura que usava ao bombear a água não estava correta. Embora tenha conseguido um pouco de água, teve que usar um esforço exagerado.

Ele finalmente não aguentou mais observar e foi ajudá-la. Gentilmente afastou Li Man para o lado e disse: "Me deixe fazer isso". Seus movimentos eram habilidosos, e levou apenas alguns instantes para tirar a água o suficiente para encher a bacia de madeira.

Li Man sorriu e disse: "Obrigada". No momento em que estava prestes a colocar as roupas na bacia para lavar, ela lembrou do top da roupa intima, pressionou as roupas no peito e disse a ele: "Você pode voltar. Eu consigo fazer o resto."

"Certo" Li Hua concordou e voltou para o quarto.

Li Man esperou até ele sair para finalmente lavar rapidamente suas roupas novas. Quando terminou, as pendurou nas varas de bambu. O sol estava muito bom. Provavelmente levaria apenas meia tarde para secarem.

Seria bom deixar outras roupas penduradas do lado de fora. Eram apenas as roupas intimas ... Ela deveria guardá-las antes que os homens voltassem.

- ------------------------------

[1] Relha: peça da ferramenta de arado que é responsável por levantar a terra.

fortunate wifeOnde as histórias ganham vida. Descobre agora