ɴᴏ ʀɪᴛᴍᴏ ᴅᴀ ᴠɪᴅᴀ

1.1K 86 146
                                    

               — Na aula de hoje aprenderemos sobre

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

               — Na aula de hoje aprenderemos sobre... que rufem os tambores... — todos começaram a bater nas mesas em uma sincronia surpreendente, então o sinal de parem vem junto com o silêncio. — Ritmo. 

               Ele rabisca com o pincel preto o nome ritmo na parte central do quadro branco. A aula do tio Sonnick  é sempre a melhor de todos os dias. Existe uma liberdade e uma animação da qual as outras não dispõe, talvez o cara de vinte e cinco anos com o cabelo azul espetado a frente da sala ajude um pouco em prender nossa atenção. 

              — Alguém aqui sabe me dizer o que é ritmo? Alguém? Alguém? Não? Justin.

             E todos nós viramos para o aluno nerd da sala, o único que havia levantado a mão. Ele sempre levanta a mão, se não levantar, ele não esta bem. 

            — Ritmo é a sincronia com a melodia.

            — Como sempre ótima resposta, Justin! — Sr. Sonnick ajeita os óculos de armação fina sobre o nariz e sorrir, é assim que sabemos que lá-vem-explicação. — Ritmo é o que designa a sucessão regular dos tempos fortes e fracos em uma frase musical. Indica o valor das notas, de acordo com a intensidade e o tempo. Pode ser sinônimo de cadência em intervalos de tempo periódicos. No âmbito musical, o ritmo é um dos componentes essenciais de uma música.¹

         A medida que ele ia falando isso, ia copiando de forma rápida e ordenada no quadro o significado da palavra ritmo. Você deve esta se perguntando porque o chamamos de tio Sonnick ou talvez você já sacou que provavelmente é por conta da cor e jeito do cabelo dele, e acertou em cheio, é a cópia descrita do cabelo do Sonic, mas quisemos fazer um trocadilho com o nome dele e a palavra som. Vou demostrar em uma equação:

Sonic + Som (-m) + Nickolay = Sonnick .

A gente é bem criativo.

          Observo a obra de arte que ele acabou de destrinchar no quadro branco, e faço uma careta

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

          Observo a obra de arte que ele acabou de destrinchar no quadro branco, e faço uma careta. Se ele já deu todas as possíveis definições para ritmo, como a gente iria achar mais significado para aquela palavra?

           — Calma galera, sem pânico... – sua risada nasalada é possível ouvir por toda a sala, isso nos tira algumas risadas também. — Mas tio, o senhor não já deu todas as definições? Como vamos achar uma nova definição? A palavra ritmo pode ter uma porção de significados diferentes. Sim, eu já dei todas as definições, mas apenas para a música... Vou lhes dar o prazo de um mês...

         — Mas um mês é muito tempo para uma questão tão boba.

          Alguém do fundão retruca, nem preciso olhar para saber que se trata de Marcos, ele nunca colabora com aula de professor nenhum, sempre reclamando de alguma coisa, isso as vezes é irritante.

          — Se acha eu te dou até amanhã, se me vier com uma resposta vazia e seca, te deixo com menos um na prova. O que me diz? — Marcos fica calado e o professor sorrir sabendo que venceu. — Vamos para a parte boa das nossas aulas: a prática!

           Essas palavras funcionaram como mágica para afastarem as mesas e cadeiras e deixassem um espaço no meio, onde as meninas, inclusive eu já estava no centro, os meninos ficaram onde acharam melhor para batucar, seja com lápis, réguas ou até com as próprias mãos, e nós meninas ficamos com a parte de puxar uma música no ritmo deles e claro fazer os passinhos no ritmo também. 

Acontece que aqui não é high school music

       Alguns não conseguia entrar na batida e foi um completo desastre o que resultou em muitas risadas vindas da minha parte.  

         — Cancela, cancela... Vamos voltar para teoria que na prática ta pior que zero a esquerda. 

         — Aaaaaah — todos disseram em uníssono. 

         — Brincadeira pessoal... — Ele diz exibindo seus dentes perfeitamente alinhados e balança a cabeça. — Vamos tentar novamente. Se Edison desistisse na primeira tentativa, nunca teríamos luz elétrica. Então vamos, meninos a batida em três tempos: ta-ta- dum. — o mesmo batia com a própria régua em sua mesa de professor, ditando as batidas. — Acompanhem no três... 1... 2... 3... ta-ta-dum. 

         Essa era uma das batidas mais simples que existia, então eles logo conseguiram pegar o jeito certo para mudar para uma mais complicada. Como os meninos ainda não tinham pegado totalmente as batidas para ditarmos um novo ritmo para uma música optamos por tocar todos juntos uma que todos sabíamos: we will and rock you do queen e que era exatamente nas batidas que o professor acabara de passar. 

       É uma das melhores sensações sentir que estamos em uma mesma sintonia, é simplesmente inspirador, e naquele momento eu entendi perfeitamente o que tio Sonnick quis dizer com dar um significado para a palavra ritmo e realmente eu precisaria daquele prazo que ele deu. 

        — Você não vai agora, Valen? — Carol tirou minha atenção da capa cheia de clavas músicas para ela.

         A olho em seus olhos castanhos e pisco balançando a cabeça em positivo. Hoje ela havia optado por colocar uma bandana vermelha em seu cabelo black-power, o que lhe cair bem em seu tom de pele escuro, sorrir.

         — Vou sim, só vou perguntar uma coisa ao professor. 

         — Beleza, vou te esperar lá fora. — ela sorriu de volta e me deu as costas seguindo para fora, me levanto pondo meu caderno na mochila e a jogando sobre o ombro. 

          — Professor... — chamo sua atenção que até então estava concentrado em guardar seus matérias. — Sobre a atividade que o senhor passou...

          — Já te falei para não me chamar de senhor... Eu me sinto velho. E sobre a atividade, sei que você entendeu perfeitamente bem o que eu quis dizer. Siga o seu coração. 

         Um sorriso lateral sem mostrar os dentes lhe surgiu na face, ele piscou um olho só para mim e se retirou da sala, me deixando sozinha com suas palavras rodando na minha mente. Eu sei e ao mesmo tempo não sei o que fazer. 

Então galerinha
espero que tenham gostado.

O que acharam dessa turma?

Esse foi só um pedacinho minúsculo da vida dela, mas que ocupa totalmente seu coração.

No próximo episódio teremos mais, prometo. Tudo bem mais detalhado e explicado.

Isso foi mais ou menos uma amostra do que teremos pela frente.

Muito barulho e muita confusão, isso eu garanto hahaha

Lavem as mãos, não saiam de casa, fiquem seguros.

Amo vocês ❤️
Xau.

ɴᴏ ʀɪᴛᴍᴏ ᴅᴏ ᴄᴏʀᴀᴄ̧ᴀ̃ᴏWhere stories live. Discover now