VI. Fé necessária

940 72 7
                                    

06 de Janeiro, Quarta-Feira.

FÉ NECESSÁRIA | "O Senhor ouviu a minha súplica; o Senhor aceitou a minha oração" (Salmos 6:9).

ANGÚSTIA, uma palavra que faz parte do dia a dia de muitas pessoas. Dor, outra palavra que, muitas vezes, nos leva ao desespero. Mas o que cada uma delas significa? Vamos para o significado delas:

Angústia é a sensação psicológica que se caracteriza pelo sufocamento, pelo peito apertado, ansiedade, insegurança, falta de humor e com ressentimentos aliados a alguma dor. No campo psiquiátrico, a angústia é considerada uma doença e precisa ser tratada. Para a psiquiatria, a angústia pode ser um sintoma de depressão. Porém, nem todas as pessoas com angústias periódicas devem ser tidas por depressivas. Este sentimento também pode significar uma manifestação de ansiedade, por exemplo.

A dor é essencial para a integridade do indivíduo e a sobrevivência da espécie. A Associação Internacional para Estudos da Dor define-a como "uma sensação e experiência emocional desagradável associada com o atual ou potencial dano tecidual". Dor é a percepção da nocicepção e, juntamente com outras percepções, é determinada pela interação entre a atividade neurosensorial, a variedade comportamental e fatores psicológicos. A percepção da dor inicia-se na periferia, através da ativação de nociceptores (receptor sensorial da dor).

Depois de alguns dados, vamos ao que interessa: a Palavra. Muitas vezes, clamamos por socorro, queremos alento para nossa alma, queremos carinho e cuidado. Pois a nossa alma está sufocada, nosso coração machucado e até mesmo dilacerado por palavras, por pessoas que nos feriram sem sequer lembrar que somos humanos e que palavras doem mais que um tapa.

Chega um momento que nós suplicamos tanto por um socorro que gritamos, choramos e nos desesperamos, porém o nosso Abba cuida de nós a todos instantes. Em Isaías 49:15, diz que: mesmo se nossa mãe nos esquecer, o Deus de Israel não irá. Sei que há momentos que nós pensamos que estamos sozinhos, pois a dor, a angústia, a solidão e a tristeza já estão fazendo morada em nosso ser, em nosso coração, porém, mais uma vez, o nosso Deus, em sua palavra, vai nos dizer que: Ele estará conosco até a consumação dos séculos! Mais uma vez, a palavra nos mostra que, mesmo que não mereçamos tanto carinho, tanto afeto e amor, ele nos dá, pois ele nos ama.

Ele sabe que está doendo, Ele sabe que você quase não está aguentando, mas ele nos disse que iríamos passar por aflições, mas que era para termos bom ânimo, pois Ele venceu e, se ele venceu, nós também iremos vencer todas essas aflições.

Nesse Salmo, eu vejo uma alma cansada de tanto sofrimento, mas também vejo uma alma que confia e que acredita que o autor e consumador da nossa fé irá nos acalmar, irá trazer paz para nossa alma. Uma alma que crê e sabe que Deus é o único que pode mudar essa situação de angústia e sofrimento. Por isso, nesse início de ano, nesse dia, eu peço para que você tenha fé. O Senhor está no controle!

JoqueDomingos17

JoqueDomingos17

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.
Primeiro Deus (SÓ ATÉ MAIO)Where stories live. Discover now