Lobisomem

420 13 0
                                    


Lobisomem ou licantropo é um ser , com origem na mitologia grega, segundo as quais, um homem pode se transformar em ou em algo semelhante a um lobo em noites de , só voltando à forma humana ao amanhecer.

Tais lendas são muito antigas e encontram a sua raiz na . Segundo As Metamorfoses de ,Ovídio ,Licaão o rei da Arcádia  , serviu a carne de Árcade a Zeus e este, como castigo, transformou-o em lobo .Uma das personagens mais famosas foi o pugilista arcádio Parrásio, herói olímpico que assumiu a forma de lobo nove anos após um sacrifício a Zeus Liceu, lenda atestada pelo geógrafo .

Segundo lendas mais modernas, para matar um lobisomem é preciso acertá-lo com artefatos feitos de .

Origem da palavra

No português, a palavra Lobisomem é derivada da junção dos vocábulos em latim: lupus + homo, cujo significado respectivamente é lobo e homem. Daí o termo homem-lobo ou, melhor dizendo, lobisomem. Em inglês, o prefixo "were" no início da palavra, indica um tipo de híbrido, ou uma mistura humana com outro animal, especificado no sufixo. No caso, werewolf, se refere a um híbrido de homem e lobo.

Outro termo aplicado ao lobisomem que é desconhecido pela grande maioria das pessoas é: licantropo. O termo se refere a capacidade, ou maldição, caída sobre um homem que se transforma em lobo. É importante conhecer essa palavra porque licantropo, ou licantropia, nos ajudam a entender qual é a origem do lobisomem. Ambos são derivados do nome Licaão (rei mítico da mitologia grega) e é essa origem que nos ajuda a entender o início dos contos sobre a criatura.

Licantropo

substantivo masculino1.indivíduo que sofre de licantropia.2.lobisomem.

Licantropia folclórica 

O lobisomem é um ser , com origem em tradições , segundo as quais um homem pode se transformar em , ou em algo semelhante a um lobo, às 23 ou as 22 horas de sextas-feiras de , só voltando à forma humana novamente quando o sol nasce.

Tais lendas são muito antigas e encontram sua raiz na que relata histórias como as de ou de de Parrásia, as quais provavelmente foram influenciadas por casos reais de licantropia clínica.

Licantropia clínica 

  No distúrbio psiquiátrico da licantropia, acredita-se que exista um transtorno do senso de identidade própria segundo a definição de Scharfetter.  É encontrado principalmente em transtornos afetivos  e esquizofrenia  mas pode ser encontrado em outras psicopatias . 

O mito de Licaão e a origem do Lobisomem  

 Embora se conheçam várias histórias a respeito do lobisomem, cujas versões sofrem variações segundo a cultura, folclore ou região, Teen Wolf explica a origem desse ser usando mitologia grega e celta, portanto, essas serão nossas bases aqui.

Licaão era filho de Pelasgo, primeiro rei da Arcádia. Após abandonar a vida selvagem que tinha, se tornou um homem culto e extremamente religioso. Ao fundar sua cidade, chamada Licosura, Licaão construiu um altar para Zeus. Mas seu fanatismo religioso o levou a realizar sacrifícios humanos. Assim, todo o respeito que havia conquistado durante sua vida se perdeu. Mesmo assim, Licaão continuava com suas práticas, chegando a sacrificar todos os estrangeiros que chegavam até sua casa.

Zeus, ao saber das práticas de Licaão, desenvolveu repulso por elas, se disfarçou de peregrino e foi até a presença do homem, hospedando-se em seu palácio. Embora Licaão estivesse disposto a sacrificar o visitante, por meio de um sinal dos deuses, foi alertado de que seu hóspedes poderia ser um dos deuses do Olimpo mas, era necessário se certificar disso. Portanto, o rei teve a ideia de servir ao hóspede a carne de um dos escravos.

Furioso ao saber disso, Zeus puniu Licaão transformando-o em lobo e incendiando seu palácio. Além disso, Zeus ficou sabendo que os filhos de Licaão – cerca de cinquenta – eram tão cruéis quanto o pai. Então, usando a mesma artimanha, Zeus se infiltrou no palácio dos Licaônidas e, ao comprovar que os homens haviam matado o próprio irmão, Níctimo, a fim de servir suas entranhas misturadas as de animais, castigou todos da mesma forma.

Esse mito é contado por Gerard Argent (Michael Hogan) quando Scott McCall (Tyler Posey) e Allison Argent (Crystal Reed) o visitam. Depois, o veterinário e druida Alan Deaton (Seth Gilliam) explica a relação dos lobisomens com os druidas.

Após serem transformados em lobos, os homens não conseguiam mais voltar a sua forma humana. Porém, ouve-se um relato de que os celtas haviam descoberto uma forma para que isso acontecesse. Não era um ritual definitivo, porém, se aperfeiçoado, tais seres poderiam controlar quando estariam na forma humana ou animal.

Dessa forma, surge também a necessidade de cada alcateia ter seu próprio emissário. Visto que os druidas são considerados sábios e pessoas entendidas em diversas áreas do conhecimento, eles se se tornam conselheiros de vários lobisomens.




The bestiaryWhere stories live. Discover now