OS PRIMEIROS PASSOS

23 1 0
                                    


Você já deve ter observado como os alunos do segundo grau preocupam-se com o vestibular. É compreensível, pois esta é uma etapa que decidirá o futuro de cada um deles. Além das dificuldades naturais com esta ou com aquela matéria, todos parecem ter um problema comum, com raras exceções: a redação.

Muitos devem afirmar que não têm imaginação, que lhes faltam a criatividade, que as regras gramaticais são difíceis e complicadas, que não entendem a pontuação, que não sabem como separar um parágrafo e muitas outras reclamações.

Talvez você também esteja começando a enfrentar dificuldades. Acha que é muito difícil escrever e que isso é um dom ou uma vocação. Pode, até, ter algum bloqueio para realizar essa atividade.

Não se julgue culpado se tem essas percepções. Isso porque nunca lhe mostraram o ato de escrever pelo seu ângulo mais agradável nem lhe provaram que escrever é fácil, gostoso e que você pode escrever o que quiser. Basta aprender como fazer isso e a partir daí não parar jamais.

Vamos por etapas. Ou por passos. Os primeiros passos que você deu, quando criança, possivelmente resultaram em algumas quedas. Com o tempo, seus ossos e músculos firmaram-se, você dominou o equilíbrio e hoje caminha com naturalidade e desenvoltura. Aprender a escrever segue o mesmo processo natural.

Você precisa desde já aprender a ler e a gostar de ler. Não importa qual é seu gênero de leitura preferido. Dedique-se ao que lhe dá prazer, mas reserve um pouco de seu tempo para começar a ler os grandes escritores, os clássicos que marcaram o mundo. Em pouco tempo você vai se familiarizar com esse tipo de leitura e acabar gostando.

Em segundo lugar, comece a escrever agora mesmo. Se alguém lhe disser que você não tem criatividade nem imaginação, desafie-o a provar o contrário, pois você tem um cérebro maravilhoso, cheio de vida e inquietação, capaz de recriar o universo na sua imaginação e na sua fantasia.

Você aceita participar de um desafio? Se eu lhe provar que você tem imaginação de sobra para escrever, você continua a leitura até o primeiro capítulo. Se após o primeiro capítulo eu lhe provar que você é capaz de, com apenas uma lição simples, escrever uma redação apresentável e um poema razoável, você assume o compromisso de ler o livro até o fim.

Veja bem, o desafio é simples:

- se eu não lhe provar que você tem imaginação de sobra, você desiste;

- se após a leitura do primeiro capítulo você não se convencer de que fez uma boa redação e um poema interessante, você desiste. 

Caso contrário, assume consigo mesmo o compromisso de ir até o fim, praticando as outras lições.

Aceita o desafio?

Ótimo! Então vamos lá!

Procure se lembrar da última vez que sonhou ou pense num sonho que teve e do qual se lembre. Reviva-o agora mesmo. Pense nos seus detalhes. Havia uma paisagem? Como era ela. Havia uma construção ou construções? Como era isso. Havia uma pessoa? Como era ela? O que vestia? Quais suas expressões. Como foi o andamento do sonho? Recorda-se?

Se você não tivesse absolutamente nenhuma imaginação, você sonharia em branco! Mas isso não acontece. Sua imaginação é capaz de criar pessoas, paisagens, construções, mobílias, diálogos, sequências e ação como num filme. Isso é obra de alguém sem imaginação? Você é capaz de imaginar e de criar. É apenas uma atividade cujas habilidades você precisa desenvolver.

Convenceu-se de que tem imaginação suficiente para escrever? O que você precisa é pura e simplesmente aprender a fazer isso, da mesma forma como aprendeu a caminhar, a falar, a ler e a escrever as primeiras letras. É simplesmente dar continuidade num processo natural, desenvolvendo as técnicas necessárias para isso, de forma agradável, sem muita preocupação com outra coisa a não ser explorar seu potencial e pôr no papel suas emoções, sentimentos, observações e criatividade.

Antes de ir para o próximo capítulo e cumprir a segunda etapa do desafio, talvez você se pergunte quem sou eu, como e por que estou me dirigindo a você para provar que escrever á fácil. Eu sou um escritor e tenho feito isso nos últimos 35 anos. Já escrevi mais de 120.000 páginas. Se quiser saber mais sobre o meu trabalho ou precisar de algum esclarecimento, visite meu site: www.acasadomagodasletras.net. 

REDAÇÃO PARA O ENEM VESTIBULAR E CONCURSOSUnde poveștirile trăiesc. Descoperă acum