TIPOS DE REDAÇÃO - A DESCRIÇÃO

4 0 0
                                    


Vamos aprender um pouco mais sobre os tipos de redação, citados no capítulo anterior.

A DESCRIÇÃO

Como sempre recomendamos, vamos verificar primeiro o significado desta palavra no dicionário Aurélio Eletrônico. Temos:

Descrição: 1. Ato ou efeito de descrever. 2. Exposição circunstanciada feita pela palavra falada ou escrita. Enumeração, relação.

Ficou claro?

Descrever é expor ou detalhar, usando as palavras. Podemos fazer isso em relação a uma cena, a um ser, a um objeto, a um cenário, a uma ação ou a qualquer outra circunstância. Mas... Por onde começar?

Boa pergunta! A maneira mais fácil de começar é explorar os cinco sentidos — visão, audição, tato, olfato e paladar —, seguindo um determinado paradigma ou modelo. Tendo isso em mente, você será capaz de fazer qualquer tipo de descrição e isso não é uma afirmação gratuita: é um fato.

Vamos imaginar o seguinte paradigma para a descrição de uma cena. Imaginemos um campo cheio de flores perfumadas e frutas, com árvores, pássaros e tudo o mais proporcionado pela natureza.

Para começar, vamos formular algumas perguntas que poderão ser as mesmas em todas as situações.

1 - Como cheguei a este local ou a este ponto?

2 - O que estou vendo? (à direita, à esquerda, no alto, no centro, embaixo, próximo, afastado, ao longe, no céu, no mar, em primeiro plano, em segundo plano...)

3 - O que estou ouvindo?

4 - Que sensações (tato) teria se tocasse? (a flor, a grama, a fruta...)

5 - Que cheiros ou perfumes estou sentindo?

6 - Que sabores eu posso sentir?

7 - Que impressão geral isso provoca em mim?

8 - Como eu resumiria isso?

Ao responder essas perguntas, seja original e criativo, fugindo do lugar comum e do óbvio. Procure fazer uma descrição viva, animada e realista, sem ater-se aos aspectos negativos nem ao vulgar.

Vamos fazer um exercício? Imagine a cena do campo, com árvores, flores, pássaros, perfume, ruídos e tudo o mais que puder se lembrar. Depois siga o roteiro, respondendo às perguntas. Para facilitar, coloque cada resposta num novo parágrafo. Mãos à obra! Já está pronto? Leia e releia sua descrição, eliminando as repetições, acrescentando aqui um adjetivo significativo, retirando outro dali, pondo um advérbio para esclarecer ou modificar e... pronto! Você tem uma redação com início, meio e fim. Sabe como?

A resposta à questão 1 é a apresentação, introdução, abertura ou início.

As respostas às questões de 2 a 7 são o desenvolvimento ou o meio.

A resposta à pergunta 8 é o fim, encerramento, fechamento ou conclusão.

Simples, não? Quanto mais você praticar, mais fácil vai ficar seu trabalho. Com certeza você vai tirar algumas perguntas e acrescentar outras, formando seus próprios paradigmas, seus modelos pessoais que acabarão se tornando sua marca registrada, identificando seu estilo.

Conheça agora outros paradigmas que poderão ser usados com o mesmo fim. A questão será apenas escolher em qual deles você fica mais à vontade para escrever.


Para Descrever uma Pessoa

1º Parágrafo - INTRODUÇÃO

Conte como conheceu essa pessoa, ou como chegou até ela, ou como ela entrou em sua vida.

2º e 3º Parágrafos - DESENVOLVIMENTO

Descreva as características físicas dessa pessoa, como sua altura, seu peso, a cor de sua pele, sua idade, como são seus cabelos, como é o rosto dela, sua voz e roupas que veste. Trace seu perfil psicológico, abordando algum aspecto de seu modo de ser, sua personalidade, temperamento, caráter, preferências, inclinações, postura, projetos de vida, objetivos ou até mesmo um fato curioso atribuído a ela.

4º Parágrafo - CONCLUSÃO

Finalize descrevendo que impressão essa pessoa provoca em você ou cite um aspecto ou detalhe que a torna única ou que a faz inesquecível.

Para Descrever um Objeto

1º Parágrafo - INTRODUÇÃO

Comece dizendo o que lhe chamou a atenção nesse objeto.

2º e 3º Parágrafos - DESENVOLVIMENTO

Detalhe seu formato. Compare-o com figuras geométricas ou com objetos da natureza. Fale de seu tamanho, largura, comprimento e altura. Descreva o material de que é feito, peso, cor, brilho, textura e impressões que provoca à visão e ao tato.

4º Parágrafo - CONCLUSÃO

Finalize comentando a utilidade desse objeto ou ressalte algum aspecto que o torna especial para você, para alguém ou para todos, indistintamente.


Para Descrever um Ambiente

1º Parágrafo - INTRODUÇÃO

Diga como chegou até esse local.

2º e 3º Parágrafos - DESENVOLVIMENTO

Fale sobre os detalhes da estrutura do ambiente, destacando paredes, janelas, portas, chão, teto, luminosidade, cheiros e outras impressões. Relacione os objetos ali existentes, como móveis, aparelhos elétricos, decoração e outros aspectos relevantes. Comente sobre as pessoas ali presentes, o que fazem, como agem, como são, como estão vestidas.

4º Parágrafo - CONCLUSÃO

Finalize descrevendo a atmosfera do ambiente e as sensações que ela provoca em você.

Para Descrever uma Paisagem

1º Parágrafo - INTRODUÇÃO

Localize essa paisagem ou faça uma referência de caráter geral a respeito dela.

2º e 3º Parágrafos - DESENVOLVIMENTO

Divida a paisagem e explique o que vê do mais perto para o mais longe ou vice-versa. Se preferir, pode fazê-lo movendo o foco de observação da direita para a esquerda ou ao contrário. Use os cinco sentidos para captar todos os detalhes desse cenário.

4º Parágrafo - CONCLUSÃO

Conclua descrevendo a impressão que a paisagem causou em você ou que poderá causar em quem a contemplar.

Ficou mais fácil agora fazer uma descrição? Então mãos à obra. Faça um exemplo de cada um dos modelos apresentados, depois releia e corrija até ficar satisfeito com o resultado. Depois disso, vamos passar ao próximo tipo de redação.

REDAÇÃO PARA O ENEM VESTIBULAR E CONCURSOSWhere stories live. Discover now