Capítulo 8📖 - Teoria das janelas da memória

36 4 0
                                    

Windows -killer or light ?

Hoje eu vim aqui falar sobre a " Teoria das janelas da memória " , já ouviu falar ?

Segundo algumas pesquisas , e leituras feitas por mim , essa teoria explica que a memória não se abre por completo , mas por territórios específicos , por janelas ... Dentro dela podemos encontrar diversos tipos de janelas , d'entre elas as janelas Light que abrem e desenvolvem a capacidade de raciocínio e  inteligência , e as janelas killer, que bloqueiam o raciocínio, assassinam a lucidez e a tranquilidade .

As janelas Light contêm experiências prazerosas e inteligentes , tais como experiências de vida (como por exemplo bons momentos , ou acontecimentos prazerosos ) , o conhecimento científico , os elogios , a autoconfiança, a segurança , a intuição , a sensibilidade . As janelas Killer são os traumas , as zonas de conflitos no inconsciente , que possuem vivências dolorosas e sensações frustrativas como por exemplo : medo , angústia , rejeição , perdas , frustrações , ou seja momentos , vivências ou acontecimentos que deixaram ou não marcas tristes e dolorosas em sua vida .

No instante em que permitimos que se abram as janelas killer em nossa mente fechamos todas as outras janelas e damos abertura pra inúmeras sensações tais como de ansiedade ou tensão  impedindo assim o surgimento ou acesso a informações que poderiam produzir respostas ou pensamentos brilhantes .

De tudo o que li , eu deduzi o seguinte .

Da infância à fase adulta , ou seja , no período de transição entre elas , diversas mudanças e acontecimentos ocorrem tanto físicas como psicológicas .

Na minha opinião durante toda a infância (enquanto somos apenas crianças inocentes) involuntariamente somente as janelas Light se encontram abertas em nossa mente . Enquanto somos crianças , as janelas Light são como alpendres ou sacadas em que passamos a maior do tempo sentados apreciando e vivenciando os mais lindos e variados momentos da nossa vida . Em contra partida , as janelas Killer são que nem um tombo . Sendo crianças , vivemos a maior parte do tempo sorrindo por tudo e por nada sem ver maldade alguma no mundo apenas vivendo em um universo paralelo criado por nós que parece nos agradar . Quando caímos ou tomamos um tombo , isso acontece como algo passageiro . Pois a gente cai , chora , passa a mão e se levanta como se nada tivesse acontecido . Concluindo , na minha opinião , durante a infância a janela killer aparece apenas como uma janela que se abriu por acaso e em uma fração de segundos foi fechada e posta de parte ou até mesmo esquecida .

Ao chegarmos na adolescência muita coisa, se não mesmo tudo muda em nós . Pensamentos que jamais passaram por nossa mente nos atordoam constantemente como uma janela que se abre pela ventania e não para de bater trazendo de fora o vento carregado de lembranças dolorosas , momentos tristes , pensamentos negativos e sensações nada agradáveis .

Ao contrário da infância , durante a adolescência as janelas Killer parecem estar constantemente abertas , parecem bater a tempo inteiro como se quisessem marcar presença ou mostrar que estão abertas . Mas a algo que talvez , muito provavelmente te deixe intrigada/o .

De todas essas informações eu simplifiquei em uma pequena simulação que te vai parecer um conto .

Imagine que a sua transição da infância a fase adulta se sucedeu da seguinte forma :

-Durante toda a sua infância a alegria se apoderou de seu indefeso ser, mas de repente , de uma hora pra outra pensamentos negativos se apoderam de você . E aí você pergunta :

- O que está acontecendo  comigo ? 

E eu respondo caro amigo , segundo alguns , nós estamos nos tornando adolescentes. E aí ainda mais perguntas surgem em sua mente.

Se durante todo este tempo (infância) sua localização foi ao pé da janela Light rodeada de momentos alegres , lembranças prazerosas . Como de um momento para o outro em apenas um piscar de olhos você se encontrava em um corredor totalmente estranho e desconhecido sendo involuntariamente atraída para um cômodo desconhecido por ti . Ao entrar ao tal cômodo você avista uma janela muita parecida com aquela onde estiveste antes , mas diferente da outra essa só te deixa desconfortável, passando uma sensação de medo e receio , mas ainda assim te atrai e muito . Te levando final e involuntariamente a abrir essa janela e derrubando sobre ti em uma fração de segundos uma enchente de lembranças e pensamentos dolorosos , trazendo sensações de insegurança , baixa autoestima , angústia , desconfiança , sensibilidade demais , etc . Após tal baque a tentativa de fechar essa janela se torna falhada e como uma droga , abri-lá e deixa lá aberta se torna um vício e sentar ao pé dela apreciar a sua vista e deixar-se apoderar pelas sensações que ela te causa são como um efeito ilusório de satisfação embora seja sua frustração .

Deixar que as janelas Killer mantenham se abertas e que sensações frustrativas se apoderem de nós, é uma escolha nossa . Lutar contra a ventania , fechar essa janela e abrir as outras que trarão até nós a sensação de paz que tanto precisamos , está nas nossas mãos .

Eu sei que a adolescência não é uma fase fácil , acredite eu sei . Sei também que entrar nela não é fácil e passar por ela menos ainda mas cabe a você saber lidar da forma correcta com os percalços que nela se encontram e não permitir que ao final as mudanças ocorridas deixem sequelas em você . Então , cá vai a questão :

Frase final :
Que janela você tem deixado aberta e em qual você pretende ficar , que memórias você quer preservar e revivenciar  ?

Pensamentos de alguém como você Where stories live. Discover now