Introdução ao paganismo

28.1K 1.7K 142
                                    


Ao começar a estudar sobre wicca e bruxaria é importante saber o que é paganismo - que nada mais é do que um movimento cultural onde o relacionamento dos homens com a natureza é fundamental para suas vidas, tornando este relacionamento sagrado - e o que é neo-paganismo que é uma tentativa de renascer os costumes e práticas desse movimento.

Os pagãos cultuavam religiões politeístas, ou seja, acreditavam em muitos deuses. E esse termo "pagão" se dava a pessoas que viviam no campo.O paganismo devota sua fé na natureza, e em tudo que é composto por ela, como a terra, o mar, as estrelas e etc.

Os primeiros povos que surgiram, na Mesopotâmia, eram pagãos. Eles dependiam da terra para cultivar alimentos para si e seus animais, ou seja, a terra era o que garantia a vida ali. Essa atividade-econômica era denominada agropastoril, porque ela combinava o cultivo com a criação de animais em rebanho.

Haviam muitos deuses da Mesopotâmia, porém, os mais famosos eram o deus do ar, o deus da água, e o deus da terra. (Mais pra frente terá um artigo sobre esse panteão).O culto pagão começou a aproximadamente 400 a.C, e estendeu-se até a idade média, quando a igreja católica era a hegemonia. Nessa época, religiões derivadas do paganismo, mantinham seus cultos em segredos e seus aprendizados e práticas eram passadas de geração a geração. No meio dessa transição muitas práticas eram modificadas, o que difundiu bastante as tradições, criando muitas outras tradições.

A Wicca é uma religião neo-pagã, ou seja, ela é nascida das antigas tradições pagãs, e ela também possui muitas tradições difusas de sua origem (tradição gardneriana). A Wicca surgiu justamente para com a proposta de despertar as práticas e conhecimentos dos povos antigos, celebrando a natureza e tudo o que ela contempla.


Manual de uma bruxa adolescenteWhere stories live. Discover now