Capítulo 6

0 0 0
                                    

"É possível renascer em meio ao desastre. É possível adaptar-se as dificuldades. É possível sobreviver ao ambiente contaminado e viver."

- No ano de 1986 um grande desastre aconteceu na Ucrânia. O reator 4 da Usina nuclear de Chernobyl, rico em Césio-137, um material altamente radioativo,explodiu. Com isso uma grande região foi contaminada e assustadoramente, o material disseminado, tinha um poder quatrocentas vezes maior que o dasbombas lançadas em Hiroshima e Nagasaki. Agora é possível ver plantas crescerem perto da Usina de Chernobyl. Habilidosamente e de forma inesperada, elas se adaptaram as condições do solo contaminado com altos níveis de radiação  e até então estéril.

E difícil entrar na casa vazia e esperar que tudo seja um pesadelo passageiro,mas eu nunca consigo acordar. Algumas vezes fixo olhando pela janela esperando que a qualquer momento a Mel e o Heitor voltem e me abracem. Mas eu fecho os olhos e me passa um filme de toda aquela tragédia.
Heitor tinha mania de passar na padaria durante a volta do trabalho, e comprar um brigadeiro gigante para mim. Quando me entregava o mimo, imediatamente a Mel corria pra pedir um pedaço. Sinto tanta falta disso.
Estou procurando fazer alguma coisa que ocupe meus pensamentos, para que eu não me machuque tanto. Pensei em vender a casa e viajar,morar num lugar bem distante pois cada parte dessa casa me faz lembrar deles. Mas Heitor sempre admirou minha força em meio as dificuldades que surgiam em nossa vidas e me falava isso com frequência.  Então sair de nossa casa, seria o mesmo que largar as armas com as quais tento combater todo esse pesar.
Decidi ficar. Tenho uma cabana que não fica muito longe de casa e toda tarde eu vou até lá para desenhar e fazer minhas pinturas.
Tenho um amigo, o Oscar, ele é professor de literatura na Universidade que estudei e sempre que pode me trás um livro. Eu nunca fui muito fã de leitura mas aos poucos estou me acostumando. O último que li foi A Moreninha. Quem sabe um dia eu escreva também?
Hoje seria um dia festivo para mim pois a Melina estaria completando seus 6 aninhos.
A saudade é dolorosa ao extremo, mas parece que a cada dia eu tenho aprendido a lidar com ela. Como as plantas de Chernobyl eu tenho aprendido a viver em meio ao caos.

AcordarWhere stories live. Discover now