24º Convite: Tenha um casamento alicerçado em Deus

292 18 3
                                    

"O casamento deve ser honrado (venerado = muito respeitado) por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros." (Hebreus 13.4)

Tal como comentei no capítulo anterior, destinado aos solteiros, costumo dizer que o casamento é o enlace de dois corações e a união de dois complexos universos. Em dezembro de 2019, completarei, se Deus quiser, dezessete anos de casada. Amo estar casada com quem me casei. Ele foi meu primeiro e único namorado e continua sendo meu príncipe até hoje, ainda não virou "sapo" e tenho fé que não virará (risos). Desde nova, sempre fui muito observadora e presenciei muitos lares sendo destruídos pela frieza no lugar do amor, egoísmo ao invés de compreensão, competição quando deveria haver companheirismo, exigências demasiadas no lugar da doação mútua. Constatei erros que não gostaria de reproduzir em minha história.

Mesmo casando-se com a "pessoa certa", casamento não é algo simples e fácil de se manter. Quem diz que sempre viveu "em um paraíso" com o esposo(a), desconfie, muito provavelmente, trata-se de uma "guerra fria", onde ninguém revela os sentimentos e "escondem tudo embaixo do tapete da vida" ao invés de tratar o que precisa ser tratado. Inevitavelmente, você passará por uma crise ou várias crises conjugais, o que você fará diante da crise é o que determinará que configuração terá seu casamento.

Gosto muito da ilustração da borboleta no casulo, ouvi uma vez de um pastor que tenho grande consideração, Denílson Lessa, compartilhar as considerações dele acerca das crises conjugais. Ele trabalha com o ministério de casais da igreja da qual sou membro, então, uma vez ele nos disse: "se seu casamento está em crise, você pode ver isso como algo bom ou ruim. A crise pode virar a ruina do seu lar ou pode ser o ponto de partida para uma mudança de configuração, resultar em crescimento, quebra de paradigmas." Daí, ele me lembrou da ilustração da borboleta; A borboleta quando está na "crisálida", podemos dizer que ela está "em crise", mas se tentamos "ajuda-la", poupando-a daquela momentânea e desconfortável condição, a impedimos de se tornar uma permanente linda borboleta. Sabe, queridos, há uma grande verdade nisso, precisamos passar por algumas crises e saber lidar com elas. A nossa resposta frente as adversidades é o que determinará o sucesso que teremos em nossa vida.

Antes de tudo, quero deixar claro que não sou uma "Mulher Maravilha", "mais santa", "mais sábia" do que outras, pelo contrário, sou um ser humano repleto de defeitos e luto contra minhas fraquezas todos os dias. Contudo, acredito que Deus queira me usar para escrever este convite para seu coração. Então, humildemente, gostaria de compartilhar algumas coisas com vocês a respeito deste importante compromisso de doação mútua - casamento - pode ser!? Então, continue comigo! Não fuja! Nossa reflexão conjunta resultará em um novo aprendizado, acredito que este é um convite muito precioso para que você o desperdice!

Casar-se com alguém é permitir que seu complexo universo interior seja conhecido, em detalhes, por outro tão ou mais complexo do que o seu. É aceitar o desafio de todos os dias mergulhar no encontro com outro e desvendar os mistérios de sua interioridade, sem se desmotivar com as surpresas, sem se ater diante das imperfeições, mas focar no que é belo e torna aquele ser único e muito especial no palco da existência. É aceitar unir as mãos para construir um caminho juntos em amor, lado a lado, sendo amigos e companheiros, compreensivos e pacientes. É superar os momentos ruins e nunca permitir que sejam eternos em sua mente. Quando uma casa é construída sobre a rocha que é Jesus, jamais será destruída, mesmo que soprem os mais terríveis vendavais.

Casamento é a união de dois corações que se amam, contudo de duas mentes distintas e complexas que armazenam experiências diversas e que vieram de lares e educações diferentes, então para ninguém é fácil relacionar-se de forma duradoura. Por isso, vou compartilhar com vocês algumas dicas que aprendi, de forma o mais objetiva possível:

Livro "Convites de Deus para você"Where stories live. Discover now