16º Convite: Não se entregue ao medo, renda-se ao amor de Deus

541 33 2
                                    

"Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça." (Isaías 41:10)

O medo é um cruel inimigo, quando ele consegue controlar nossas emoções, acaba nos impedindo de fazer até mesmo aquilo que faríamos facilmente se nossas mentes não estivessem dominadas por ele. Quando nos vemos por meio da ótica distorcida do medo, nos enxergamos menores do que somos e, por isso, não acreditamos que somos capazes de ultrapassar as barreiras que se levantam.

O medo é o muro que se opõe a realização dos nossos sonhos; ele faz com que enxerguemos nossos gigantes como indestrutíveis. Sabemos que a melhor atitude a se tomar frente as dificuldades é confiar que as mãos de Deus nos sustentam e não vão deixar que caiamos. Então, por que será que, por vezes, resistimos tanto em abrir mão do medo, hein!? Tem dias que ele bate às janelas de nossa mente e temos força para dizer um sonoro: NÃO!!! AQUI NÃO TEM LUGAR PARA VOCÊ!!! Mas tem dias, aqueles dias, que só a misericórdia, né? (Risos).

A boa notícia é que podemos superar o medo por meio da fé em Jesus Cristo, alimentada pela meditação na palavra de Deus e pela intensificação da oração. Por que estes três elementos, fé, bíblia e oração trabalham juntos contra o poder do medo? A resposta vem na própria palavra de Deus. "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus." (Romanos 10:17) Como teremos fé, se não nos aprofundarmos no conhecimento de quem é Deus e do poder que Ele tem para fazer, em nós e por nós, maravilhas? Como descansaremos em seu colo, se mal o conhecemos, se tudo o que sabemos é o que outros contaram sobre Ele? Você confiaria plenamente em um estranho que diz ser seu pai? Talvez, você diria: Ele tem meu DNA, mas não sei nada a respeito Dele!!! Muitos agem assim com Deus, o recebem como Pai, dizem que o amam, mas não se interessam em ler as cartas de amor que Ele escreveu em dedicação aos seus filhos (bíblia).

Nosso Senhor nos concedeu a bíblia como um manual de como viver bem, mas insistimos em querer viver nossas vidas de acordo com nossos próprios preceitos. O Mestre nos convida a ter um momento de maior intimidade com Ele. Convida-nos a conhecermos mais do seu amor e meditarmos em sua palavra, a estes ele chama de "bem aventurados" ou felizes. Lembrando que meditar não é a mesma coisa que "dar uma lida", meditar implica em refletir sobre, guardar no coração, trazer para o contexto em que você está vivendo e aplicar em sua vida.

"Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite." Salmos 1:1,2

Deus quer que se acheguemos a Ele como filhos. Não tenho filhos, mas tenho pais e amo estar perto deles. Não sei quanto a você, mas o maior presente para mim não são os bens materiais com que podem me presentear, mas, sim, estar perto das pessoas que amo. Da mesma forma, Deus espera que nos relacionemos com Ele não pelo que Ele tem a nos oferecer, mas pelo que Ele é, pelo amor que Ele tem por nós, pelo amor já demonstrado enviando seu filho amado Jesus para morrer por nós.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16

Como você se sentiria se tivesse um filho e ele só chegasse até você para ter pedir coisas? Seu filho não quer ouvir o que você pensa, ele não quer saber quem você é, não quer saber seus sonhos para vida dele... A única coisa que ele quer é te pedir algo material. Até mesmo quando te obedece, ele o faz pensando em tirar algo de você, como você se sentiria? Não sei quanto a você, mas me sentiria mal tendo um filho assim, todavia, nós fazemos isso, muitas vezes, com Deus. Quando somente nos aproximamos Dele esperando conseguir algo em troca, como diz meu pastor, Neil Barreto: "Nos aproximamos Dele como se Ele fosse um mercado existencial"; Isso é verdade, pois em nossas "petições" nós compramos 1kg de paz, 2 kg de saúde, 1 casa, 1 marido, 1 emprego, 1 carro...E a lista não termina! Também como diz meu pastor: "muitas igrejas se comportam como a noiva que quer dar o golpe do baú no noivo." Não estão interessadas no coração de Deus, mas apenas no que as mãos Dele são capazes de fazer.

Livro "Convites de Deus para você"Where stories live. Discover now