11

2 1 0
                                    

Enquanto isso, o Condado Graccio estava muito monótono desde a saída de Joabe.

A cavalaria tinha dado um tempo de suas ações, sendo quase rara as vezes que atuaram, com exceção do auxílio ao povo desabrigado pelas inundações e desabamentos de terras. A população parecia ter se esquecido por um momento da estranha partida do jovem nobre, e discutia maneiras de reconstruir suas casas e estabelecimentos comerciais destruídos.

No castelo do conde as coisas também pareciam mais amenas. A impressão que dava era de que um clima de paz e satisfação se instalou na casa após a ida de Joabe. Timóteo todo dia passeava pelo palácio alegre, cumprimentando a todos, e Otávio saia semanalmente para averiguar a situação dos desabrigados. A Jéssica e a prima Diana fizeram uma rápida visita aos irmãos Vuk, Stefan e Ostoja Šantić , e voltaram dias depois com muitas novidades.

15 dias depois da saída do caçula, Timóteo reuniu a família para o banquete vespertino diário. Como estava de bom humor, convidou Alessandro, Barão de Aquila, e seu filho Domenico para almoçarem com ele.

O jovem, como na festa de Natal, estava galanteando Diana, que suspeitando das intenções do garoto, conversava de maneira cuidadosa numa varanda do segundo andar. O barão e o conde conversavam enquanto esperavam o almoço, ao mesmo tempo que andavam pelo castelo.

Jéssica se aproveitou daquilo, e foi para a cozinha do palácio. Chegando lá, a governante gorda gritou:

-O que faz aqui, senhorita?

-Qual o problema? - retrucou no mesmo tom de voz a menina.

Sem se preocupar com a forma que devia tratar uma nobre, a espaçosa mulher respondeu: - A cozinha não é lugar para senhoras como você.

-Saiba que enquanto eu estiver aqui, todo e qualquer canto daqui será meu. Não apenas os lugares, mas também as pessoas. Inclusive, não sei como uma pessoa que ocupa tanto espaço como tu, queres dizer onde posso e devo ficar.

Envergonhada, a governanta ficou cabisbaixa.

-Enfim, vim verificar como vai a produção da comida que será servida - explicou Jéssica aos cozinheiros.

Andando no meio daquela gente humilde, ela olhava todas as panelas e cheirava tudo. Em certo momento, se aproximou de três pratos com três sobremesas diferentes, que estavam sendo finalizadas. Sem os confeiteiros saberem, ela colocou algumas gotas de um líquido incolor na sobremesa do meio, que era um tiramisù, um dos doces favoritos de Timóteo.

-Agora é só esperar - murmurou para si mesma a nobre, e com a cabeça erguida, saiu satisfeita do cômodo servil.

Mais tarde, a família se reuniu na mesa retangular, e os servos começaram a colocar a comida. Timóteo e Alessandro ainda estavam tagarelando sem parar, enquanto Helena os olhava feio, pois não gostava quando seu marido começava a falar pelos cotovelos.

Quando os pratos estavam sendo postos, Jéssica chamou um dos servos, e ordenou em sussurro:

-Dê o primeiro pedaço do tiramisú ao conde.

O almoço foi animado, com todos à mesa conversando, inclusive Diana e a condessa. Quando todos já tinham se alimentado do almoço, Otávio pediu para que fosse servido a sobremesa.

Cientes da ordem da filha do conde, os criados deram o primeiro pedaço a Timóteo, que ficou feliz em saber que a sobremesa era um de seus doces favoritos.

Vuk, Stefan e Ostoja Šantić: filhos de Batalo Šantić, um nobre da Bósnia. 

As Águias Gêmeas (Fantasia-Histórica)Donde viven las historias. Descúbrelo ahora