CAPÍTULO 15 - COMO HOMENS E MULHERES FUNCIONAM

39 1 0
                                    

Para começar este capítulo eu fiz uma rápida pesquisa para ilustrar como a mente dos homens funciona diferente da mente das mulheres. 

Pausei a escrita por um momento, saí do escritório e fui ao quarto onde a Cristiane estava secando os seus lindos cabelos enquanto o iPad tocava uma música. Sem ela saber o que eu estava fazendo, entrei como quem não quer nada, lavei as mãos na pia, olhei para ela pelo espelho e perguntei: o que você está pensando? 

Sem hesitar, ela respondeu: "Estou pensando aqui que a Rafaela não postou no meu blog a resenhado filme que assistimos semana passada. Tenho que mandar um e-mail para ela. Estou pensando também que essa música é boa para usarmos no programa The Love School, só que provavelmente não deve haver um clipe oficial dela no YouTube, já que é muito antiga. Daí pensei que nossa equipe de produção poderia usar imagens dos bastidores para montar um clipe para ela. 

E, pensando na nossa equipe, lembrei que quando entrei na sala dela anteontem, percebi que precisam de mais cadeiras, alguém tem sempre que trabalhar de pé. Ah, e também estava pensando como meus cabelos estão ressecados, e como eu prefiro pagar alguém para fazer escova neles a ficar aqui fazendo eu mesma."

— Algo mais? — ousei perguntar.

—Não, só isso.

Só isso. Minha esposa estava pensando em cinco coisas ao mesmo tempo, e a música nem havia acabado... E eu aqui só pensando em uma coisa: como vou escrever este capítulo!

Um dos fatos mais ignorados pelos casais é a diferença dos sexos e como ela afeta o relacionamento. Homens lidam com as mulheres como se elas fossem eles. Mulheres falam com os maridos como se eles fossem mulheres. E cada experiência dessa abre uma latinha de minhocas.

Quando ambos entendem essas diferenças, tudo muda sem nada mudar ao mesmo tempo. Muda porque vocês passam a ver que o seu cônjuge não está fazendo isso ou aquilo porque ele é mau ou porque ela quer lhe irritar. Vocês estão apenas sendo o que são: homem e mulher. 

Não maus, mas bem diferentes.

Cristiane: "Se fosse eu no lugar dele, não teria feito assim", é o que eu de vez em quando pensava a respeito do Renato. Aliás, vivia criticando homens quando via neles a falta da tão querida consideração com os demais. Entrava em um lugar cheia de bolsas, cada uma mais pesada que a outra, e os homens nem reparavam no quanto eu precisava de ajuda. 

Aí, eu logo pensava: "Ah, se os homens fossem um pouquinho mais cavalheiros! "Vivia me comparando ao Renato e, como as diferenças eram grandes, você pode imaginar a constância desses pensamentos. Ele não reparava em minha roupa nova enquanto as minhas amigas a avistavam de longe. 'Como pode?' Eu o questionava e ele não conseguia entender por que aquilo era tão importante para mim. Parecia que éramos de planetas diferentes! Até que um dia descobri que estava sendo injusta em querer que ele pensasse como eu. 

Ele é homem, afinal. Esse é um defeito horrível do ser humano, querer que os outros pensem como você. Até mesmo nos gostos, quando alguém não tem o nosso gosto, achamos horrível, como se isso importasse. 

Será que importa se eu gosto da cor do cabelo dela se o cabelo não é meu? Mas é isso que fazemos com o nosso parceiro, sempre o criticamos por não pensar como nós e não fazer as coisas como nós faríamos. Nessa batalha de qual é o jeito melhor, ninguém sai ganhando, pelo contrário, o casamento se enche de atritos. 

Queria que ele tivesse consideração comigo como eu tinha com ele e ele queria que eu fosse forte para aguentar as coisas como ele era. Ele queria que eu fosse um homem e eu queria que ele fosse uma mulher. É claro que, a princípio, não percebemos isso. Nunca pensei que estava pedindo ao meu marido para ser uma mulher! Mas se eu fizesse uma listinha de tudo que eu idealizava nele com certeza seria uma versão minha masculina. Até parece que eu iria me aguentar.

Casamento BlindadoWhere stories live. Discover now