▲Introdução▲

461 12 4
                                    

EXISTEM 2 MIL DEUSES(AS) DO EGITO! A "religião" do Egito, diversamente do que se acredita, era henoteísta. Isto é, consiste em acreditar em várias Divindades, mas ao mesmo tempo em uma Deidade de ordem superior. Henoteísmo é um termo cunhado por Max Müller, para significar devoção a um único Deus primário enquanto aceita a existência de outras Divindades. Assim, na última parte do século 19, o termo henoteísmo foi usado para se referir à exaltação de um Deus ou Deusa em particular como exclusivamente o mais alto dentro da estrutura de um hino ou ritual específico. Em outras palavras, trata-se de uma visão politeísta na qual existe um Deus ou Deusa com nível hierárquico superior. Mas alguns grupos keméticos adotam uma visão monolátrica, isto é, possui uma estrutura de muitos Deuses que derivam de uma grande fonte Divina: Um e muitos, muitos que são Um. Netjer ("poder Divino" no antigo idioma), também chamado de Tem, Temu ou Atum foi o primeiro Deus. Ele/ela gerou os outros Deuses (Netjeru) bem como o mundo como o conhecemos. Estes Netjeru são Deuses independentes que, por sua vez reunidos formam uma entidade única, Netjer. Os "Nomes" de Netjer ( Rá, Ísis, Osíris, Anúbis etc) são suas diferentes manifestações. Os ortodoxos keméticos entendem que existem muitas manifestações únicas e distintas desse poder UM. A palavra Netjer é inerentemente singular. Seu plural, Netjeru , às vezes é usado quando se refere a essas múltiplas emanações, manifestações ou nomes de Netjer.Esta religião, mais além do paganismo, pertence ao tradicionalismo africano. Não é uma nova religião, uma interpretação New Age, uma mistura de wicca com o panteão egípcio, tampouco uma improvisação. Desta forma, a Ortodoxia Kemética (em inglês, Kemetic Orthodoxy) é uma forma de kemetismo, mas não é o kemetismo em si.A Ortodoxia Kemética é a prática da religião antiga tal e qual era no passado; por isso seu exercício requer um compromisso de preservação da herança cultural. É a continuação do que os antigos egípcios faziam e acreditavam. Não é aplicar parte do antigo ao novo, mas sim utilizar o antigo na modernidade. Desta forma, precisa-se não somente de fé, mas de um grande esforço e tempo dedicados a ler e aprender.Atualmente existem diferentes grupos keméticos, mas o primeiro (e reconhecido legalmente) foi o da religião Kemética Ortodoxa. Esta foi criada no final dos anos 80 por Sua Santidade, Nisut Hekatawy I (AUS) [Tamara Logan Siuda], fundadora da House of Netjer, nos EUA. A House of Netjer foi o primeiro templo físico existente fora do Egito em milhares de anos. A Ortodoxia Kemética é também a única a possuir uma líder espiritual como os antigos egípcios tinham a figura do "faraó".

 A Ortodoxia Kemética é também a única a possuir uma líder espiritual como os antigos egípcios tinham a figura do "faraó"

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.








COMO ADORAR OS DEUSES EGÍPCIOS {KEMETISMO}Where stories live. Discover now