sim, eu estou revoltada.

32 5 0
                                    


Ontem, eu saí com meus pais de carro. Chegamos a conclusão que sair só de carro, estando de máscaras e tomando os cuidados faria bem pois estamos trancados a muito tempo. Eu pensei que fosse me fazer bem, pois eu estava muito enganada.

Teve uma série de rituais antes de entrar no estabelecimento mas entramos e ficamos do lado da janela. Essa foi uma péssima ideia. Porque durante o tempo que ficamos lá, eu fiquei olhando pro lado de fora e observando todos os trabalhadores que passavam e tive que correr para o banheiro porque queria chorar.

Todos os trabalhadores que estavam expostos ao frio, em péssimas condições, eram negros. Eu chorei tanto no banheiro porque como diabos alguém consegue dizer que o racismo foi extinto no Brasil? Mas que porra. Será que é tão difícil assim olhar pra pessoa do lado? Olhar os chefes e os subordinados mais baixos, tenho certeza que você chegará a mesma conclusão que eu.

Eu fico tão feliz de ver o povo tomando a causa e indo a luta pelo que lhes é de direito, sabe? Eu sou só uma jovem de 18 anos e branca. Mas eu tenho noção de todos os meus privilégios e do lugar de fala que eu ocupo. Falo como quem nunca sofreu preconceito nem discriminação pela cor da pele, mas como quem luta pelos meus ancestrais. Minha avó era negra e teve que lutar muito para sobreviver e dar o mínimo possível para os filhos. Eu quero honrar minha origem e, acima de tudo, eu prometi a mim mesma que se fosse para eu continuar viva, que fosse por algo que fizesse a diferença, não importa como fosse.

Seria lindo se a sociedade fosse evoluída e nada disso fosse necessário.

Não sei explicar, mas essas causas mexem comigo de uma forma que eu não consigo ficar em paz, talvez eu precise ajustar isso com minha psicóloga, ou não. Porque tudo que eu vejo acontecer, só me dá mais vontade de melhorar como humana e crescer para poder fazer mais do que só fazer um texto ou post no instagram.

Tive no ensino médio uma professora sensacional, única. Ela usava a profissão dela para debater sobre pautas sociais, para que os alunos tivessem a mesma ambição que ela. Um dia ela contou que foi trancada dentro da sala de aula por um aluno que estava alegando que não aceitava ter aula com uma professora negra e que isso era patético.

Agora, pelo amor de DEus, vamos analisar. Um ADOLESCENTE que é RACISTA se sente no direito de manifestar o seu preconceito. Sim, ele estava errado e sobre isso não há dúvidas. Mas a pergunta que eu faço é por que será que ele se sentiu à vontade para maltratar sua PROFESSORA por causa da COR DA PELE? São muitas coisas que passam pela minha cabeça pensando sobre esse acontecimento. Caramba isso realmente me deixa com muita raiva. Eu penso que ele não nasceu racista, ele cresceu aprendendo ser, porque existe uma coisa chamada racismo ESTRUTURAL.

Nosso país foi construído em cima de tráfico de escravos, indígenas. Maus tratos, estupro, todo tipo de tortura porque, adivinhem só, os brancos achavam que eram melhores do que os negros simplesmente por ter uma cor diferente da deles. Aí nós conseguimos ver o quanto a sociedade desde o princípio não consegue lidar com com as diferenças da heteronormatividade e étnico-raciais. É triste ter que lutar pelo que simplesmente já é de direito ou deveria ser. Isso é o que mais me deixa irritada, porque É DE DIREITO. É inacreditável lutar pelo que deveria ser deles. Me faz refletir sobre tudo, e minha paz se vai.

Desabafo #BLMDonde viven las historias. Descúbrelo ahora