CAPÍTULO 2 - Produtividade, gestão do tempo e autoestima da mulher

10 0 0
                                    


"Se você não valoriza a si mesma, tampouco vai valorizar o seu tempo". Kelly Coimbra


Sim! Pode acreditar! Gerenciamento de tempo tem tudo a ver com a autoestima e a seguir te explicarei como e porquê! Mas, antes preciso te contar como tudo isso se conecta também com ser mulher.

Além de fazer um trabalho exclusivo para advogadas, também trabalho com mulheres, ministrando cursos de produtividade/gestão de tempo e desenvolvimento pessoal. E então muitas pessoas me perguntam, "Mas, Kelly, porque um curso de produtividade só para mulheres? A resposta é simples "Porque nós mulheres precisamos ainda mais!".

Segundo a pesquisa realizada pelo guru da produtividade, Christian Barbosa, mencionada acima, como as mulheres pensam e lidam com o tempo é algo preocupante, para não dizer assustador!

1) 66% das mulheres afirmaram que não tem tempo livre.

2) 47% acham que tempo livre é luxo.

3) 42% priorizam a vida profissional ao invés da vida pessoal.

4) 44% (apenas) das mulheres acreditam que o uso do seu tempo diário não está caminhando na direção dos seus maiores sonhos.

5) 56% das mulheres acreditam que o dia-a-dia tem sido apenas a vivência da rotina.

6) 22% das mulheres afirmam que não estão dedicando tempo adequado aos seus relacionamentos importantes e sua vida sexual.

A pergunta é: por que nós mulheres sofremos tanto com a "falta de tempo"?

Nós vimos no Capítulo 1 parte da pesquisa Você dona do seu tempo. E lá, dentre outras coisas igualmente importantes, ganham destaque o fato de as mulheres terem uma excessiva autocobrança e autocrítica pelo desempenho dos seus muitos papéis, a facilidade de se anular ou se colocar em segundo plano, muito disso em virtude da dificuldade de impor limites ou dizer não.

Esse quadro é emblemático.

A falta de tempo é um dos males do século, afetando homens e mulheres, porém já está claro que a mulher ainda enfrenta mais e maiores desafios. Depois de ler o parágrafo acima você consegue perceber como essas questões estão ligadas ao que você acredita sobre si mesma, às expectativas e exigências lançadas sobre as mulheres e que, como pano de fundo, são verdadeiramente frutos da baixa autoestima?

Pois é, 80% das mulheres tem pensamentos autodepreciativos ao longo do dia! Sim, isso é o resultado de uma pesquisa que mostrou que as mulheres passam uma parte do dia se autodepreciando mentalmente em relação a: ⠀

– imagem corporal, ⠀

– desempenho no trabalho; e, ⠀

– o que os outros pensam sobre ela. ⠀

E não é para menos! As próprias revistas "femininas" reproduzem quase que diariemente manchetes do tipo:

- Como perder a barriga em três semanas

- Dicas de última hora para muito mais glamour

- Quis: O seu namorado ama mesmo você?

- Faça isso se quiser enlouquecer um homem na cama.

As exigências sobre as mulheres são muito grandes. As mulheres modernas estão buscando construir seu próprio espaço num contexto ainda não somos reconhecidas em nossas capacidades e qualidades e um olhar ainda muito retrógrado acerca da maternidade, da mulher no mundo dos negócios, do comportamento que se espera que uma "boa" mulher tenha, isso sem falar no medo diário que enfrentamos diante da violência praticada contra as mulheres.

You've reached the end of published parts.

⏰ Last updated: Mar 16, 2020 ⏰

Add this story to your Library to get notified about new parts!

Produtividade Quântica para MulheresWhere stories live. Discover now