Entrevista: Duda Motta

125 17 1
                                    

Meu nome é Maria Eduarda, tenho 21 anos e comecei no Wattpad lendo fanfics do Harry Styles, mas como escritora eu comecei em 2016 com a história "Dangerous", que foi uma adaptação de uma fanfic minha do Zayn Malik, fanfic essa que eu escrevi no ensino médio.

1 - O que gostaria de ter ouvido quando começou e ninguém falou?

Eu gostaria de ter ouvido que eu sou capaz de escrever coisas boas e que eu escrevo bem, mas as pessoas que me falavam isso eu não sentia muita credibilidade.

2 - Qual trabalho você mais se orgulha de ter feito e por quê?

Eu mais me orgulho de ter escrito a trilogia de "A Escolhida", o ultimo livro ainda esta em produção, porque foram os primeiros livros de verdade que eu terminei de escrever e não acabei escrevendo de qualquer jeito ou larguei o projeto, e eu tenho muito orgulho de cada visualização que eles recebem, mesmo que não sejam muitas.

3 - Como você planeja seus livros antes de escrevê-lo? organiza todo o projeto em sua mente com antecedência ou deixa ser surpreendido à medida que escreve?

Alguns eu planejo parte por parte, até os diálogos, outros eu gosto de deixar levar e só ir escrevendo e vendo o que a minha mente consegue criar, eles acabam meio confusos mas tudo bem, faz parte.

4 - Você segue uma rotina quando está escrevendo um livro? Qual?

Não sigo rotina nenhuma, até mesmo por causa da minha rotina de trabalho e faculdade, acaba atrapalhando um pouco.

5 - Qual o mais difícil de escrever: a primeira ou a última frase?

O inicio é sempre mais difícil para mim, eu nunca sei a forma certa de inciar, de como usar as palavras no inicio, mas depois que elas fluem fica bem mais fácil!

6 - Qual foi o maior desafio que você enfrentou no processo de escrita?

A parte mais difícil nisso foi descobrir qual era a minha voz de escrita, eu não sabia minha melhor forma para escrever, e estou sempre me redescobrindo nessa parte. Foram muitas tentativas até chegar na que eu uso hoje.

7 - O que você faz quando se sente travado?

Eu assisto filmes ou seres, deixo minha mente relaxar até se sentir relaxada o suficiente para escrever novamente, dormir ajuda muito nesse processo também.

8 - O que motiva você como escritor? E o que foi determinante para você se torna escritor?

O que me motiva é criar mundos, pessoas, vidas, poder fazer tudo do meu jeito. E o que mais me determinou foi ler outros livros, eu lia e pensava "eu quero fazer isso, quero criar coisas assim também."

9 - Há um conjunto de hábitos que você cultiva para se manter criativo?

Não tenho nenhum hábito a não ser ler, esse é o único habito que eu tenho a anos.

10 - Como foi a sensação de ver seu livro reconhecido?

Pra mim ainda não caiu a ficha de que tem pessoas que leem ele, é como se nada tivesse acontecido, acho que se um dia alguém vier falar dele pessoalmente para mim eu foi ficar tipo "o que? você está louco? como assim você sabe quem eu sou?", seria bastante engraçado, porque na minha cabeça eu não tenho nenhum reconhecimento.

11 - Um momento mais inusitado que surgiu a inspiração. E de onde vêm suas idéias?

Acho que ainda não me aconteceu esse momento, mas quando acontecer irão ficar sabendo. E a maioria das minhas ideias vem do nada, nem sei como explicar.

12 - Se você fosse a autora do seu livro preferido, o que você mudaria ou complementaria nele?

Sendo meu livro favorito é "Jogos Vorazes", eu só mudaria a morte da Prim e do Finnick, fora isso estão tudo perfeito e não tocaria em nenhuma parte.

13 - Se você visse um dos seus personagem na sua frente agora, o que você diria a ele?

Eu diria, para qualquer um deles, que eu sinto muito pelo que eles ainda tem pela frente, e para os que já se foram que a eu sinto muito pelo seu fim.

14 - Quanto tempo você precisa escrever até achar que concebeu algo?

O tempo que for necessário, nunca conto, mas pode levar de meses a anos.

15 - Você escreve um pouco todos os dias ou em períodos concentrados?

Eu tento escrever um pouco por dia, mas é um pouco complicado, então aproveito os tempos concentrados e de inspirações que me vem.

16 - Qual foi a trajetória para a sua obra ganhar visibilidade?

Bom, eu comecei no wattpad mesmo e tomei coragem pra deixar a vergonha de lado e criar um instagram de autora, postei lá sempre que lançava capitulo novo, fiz parcerias, e assim comecei a ganhar mais visibilidade, depois coloquei a vergonha de lado novamente e divulguei para todos que me conheciam pessoalmente.

17 - O que você acha que mudou no seu processo de escrita ao longo dos anos?

Eu aprendi a desenvolver mais as cenas, a colocar mais detalhes e enriquecer a escrita, antes era muito pratico e sem conteúdo.

18 - Você aguarda um momento de inspiração para escrever?

Nem sempre, as vezes eu só sento e escrevo mesmo sem inspiração.

19 - Como é feita as pesquisas para determinado tema do livro e como você as escolhe? Você pesquisa antes ou ao decorrer da história?

As vezes eu pesquiso sobre algum assunto ou outro, normalmente já durante a escrita, ainda não escrevi nada que eu tivesse que fazer uma grande pesquisa antes, mas tenho uns projetos em mente que talvez precisem disso.

20 - Quantos livros você tem publicado no wattpad/amazon? ( Se não tiver publicado na Amazon, terá algum em breve?) Algum projeto pela frente ou novidades sobre algum livro?

Eu tenho três livros publicados em português no wattpad e um que está em andamento só que em inglês, na amazon eu não tenho ainda, ams futuramente pretendo ter.

Eu tenho três livros publicados em português no wattpad e um que está em andamento só que em inglês, na amazon eu não tenho ainda, ams futuramente pretendo ter

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.

Que a DudaMotta consiga atingir todos os seus objetivos 🥺

Que a DudaMotta consiga atingir todos os seus objetivos 🥺

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.
Entre Livros & CafésOnde as histórias ganham vida. Descobre agora