Condé Drácula

37 1 0
                                    

Vlad nasceu em 1431 na Transilvânia numa época em que seu pai, Vlad II – ou Vlad Dracul -, tentava conquistar ao trono local

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

Vlad nasceu em 1431 na Transilvânia numa época em que seu pai, Vlad II – ou Vlad Dracul -, tentava conquistar ao trono local. Vlad III, o Drácula (que significa “filho de Dracul”), chegou ao trono em 1448 se tornando o príncipe da província de Valáquia, região situada entre o rio Danúbio e os montes Cárpatos da atual Romênia.

. Seu primeiro reinado, contudo, duraria apenas dois meses, já que fora exilado por apoiar os turcos em uma guerra pela expansão na Europa. Após o sucesso da guerra Vlad III retornou à Valáquia em 1456, ficando até 1462. E é nesse período que a sua fama “vampiresca” se espalhou, começando com o fato de que, quando retornou à região, ele era muito parecido com o seu pai. Graças à imaginação bastante fértil daqueles que viveram na Idade Média, a população se confundiu, achando que Vlad II teria ressuscitado e, criando assim, a lenda da imortalidade de Vlad III. A crueldade de Drácula e a excentricidade de seus hábitos alimentaram várias lendas. Seu castelo ficava em uma região afastada, entre montanhas, alimentando os boatos de mal-assombrado. Os turcos, em sua expansão rumo à Europa, também foram vitimados pela crueldade de Vlad III, que tinha como hábito ter suas refeições entre as estacas que continham suas vítimas empaladas. Daí a lenda de que o Conde Drácula se alimentava de sangue humano.
Empalar era sua diversão e o método servia para punir inimigos e súditos menos exemplares. Mas suas formas de punição não se resumiam às estacas. Certa vez, mensageiros do sultão Maomé II sentiram na pele a criatividade de Vlad III. Ao se recusarem a tirar seus turbantes na frente do regente da Valáquia, os dois tiveram o adereço pregado às suas cabeças como castigo.
Vlad III acabou morto pelos turcos em 1476. Sua cabeça ficou exposta em Constantinopla, na ponta de uma estaca. O seu corpo foi enterrado em Snagov, uma ilha-monastério localizada nos arredores de Bucareste, capital da Romênia. Séculos depois, em 1931, arqueólogos escavaram o túmulo e foram surpreendidos ao não encontrarem nenhuma ossada humana, apenas de animais.

IMORTAISWhere stories live. Discover now