Poções

268 5 0
                                    


Poções

Uma das mais misteriosas e intrigantes das artes mágicas. "não espero que muitos de vocês apreciem a ciência sutil e a arte exata do preparo de poções. "

(Severo Snape, Harry Potter e a Pedra Filosofal).

Misturas cozidas em caldeirões, que produzem efeitos mágicos mais duradouros e impressionantes que os feitiços. Se um feitiço pode ser pensado na forma de uma espécie de magia "rápida e suja" (ou seja, de forma a fazer seu efeito de forma rápida, eficiente, mas carecendo de discrição), podemos pensar nas poções como magias "lentas e seguras" (ou seja, leva-se muito tempo para fazer, mas produzem resultados discretos, limpos e, acima de tudo, muito eficientes). E é sobre elas que iremos falar nesse capítulo.

A Arte do Preparo de Poções

Todas as poções são feitas basicamente em caldeirões, misturando-se os mais diversos tipos de ingredientes incomuns. Mas o termo poção é um pouco genérico: uma poção não precisa ser bebida, e nem mesmo ser líquida. Algumas vezes, pode ser na forma de emplastro, soro, injeção, perfume e até mesmo na forma de suspensão de via aérea (uma névoa, ou fumaça). Isso permite que as poções possuam múltiplas utilidades, possam ser feitas segundo os mais variados métodos e utilizadas das mais diversas formas, tendo efeito nos mais diversos meios. Outra coisa: depois que uma poção é preparada, qualquer um pode usar, mesmo um trouxa.

Basta tirar a rolha e beber ou utilizá-la de outras formas, conforme necessário (rótulos existem justamente para isso).

Só tem um limite: Poções de uso voluntário e ação pessoal (tudo que eu usar em mim), só podem ser usadas conforme a Constituição do personagem: (1 + CON) vezes ao dia. Então, se um bruxo estiver realizando um ritual e quiser recuperar seus PM's, mas já tomou todas as Poções Estimulantes Expressas que tinha direito, não poderá tomar mais nenhuma dessas, mas ainda poderá tomar as de nível mais baixo, como a Poção Estimulante Com Creme.

Uma das coisas que alguém que vá preparar uma poção tem que fazer é seguir com cautela os passos dados na receita da poção. Um erro pode tornar a poção qualquer coisa (e é qualquer mesmo!!!!). Mesmo grandes especialistas em poções, como o professor Severo Snape de Hogwarts, podem falhar (mas é claro que Snape jamais irá admitir que falhou).

Outra coisa: escolher ingredientes adequados pode ser muito importante. Quando em Hogwarts, praticamente todo o material para poções comuns estão à disposição dos alunos (a critério do mestre), fora de Hogwarts, vamos considerar que um bruxo de Hogwarts consiga comprar a grande maioria... Ficando os demais, sujeitos a testes de perícias específicas de acordo com a narrativa (Diplomacia, Herbologia, Ladinagem...).

Para produzir uma poção, o bruxo deve:

1. Conhecer a receita, ou ter acesso a ela;

2. Ter nível de conjurador suficiente para finalizar (com um feitiço verbal anotado no fim de cada poção) o preparo;

3. Ter todo o material de antemão (caldeirões, lenha, ingredientes, água, frascos, ataduras...);

4. Fazer rolagens de teste a cada prazo determinado, rolando a perícia Poções, gastando PM na quantidade da CD do teste;

5. Gastar PM's para as doses extras, na proporção de (ordem da dose extra X nível da poção).

Vejamos agora algumas peculiaridades das poções:

Aprendendo uma Poção:

Um estudante de Hogwarts estuda muito mais do que cozinhar uma poção.

Harry Potter RPG D20 SystemOnde as histórias ganham vida. Descobre agora