Capítulo XXII: O que São Pop Rock, Hard Rock e Punk Rock

14 1 0
                                    

— O pop rock é um gênero musical que combina elementos da música pop e do rock. — diz Marihá.
— Ele possui um estilo popular, contendo ações calmas e um som suave. — diz Hairan.
— Já o hard rock é outro subgênero do rock e possui suas raízes do rock de garagem e psicodélico da metade da década de 1960, tendo se caracterizado por ser relativamente mais pesado do que a música rock convencional; além do uso de distorção, uma seção rítmica proeminente, arranjos simples e um som potente, com riffs pesados de guitarra e solos complexos. — diz Anne.
— A formação tradicional era, geralmente, constituída por bateria, baixo, guitarra; e, de vez em quando, um teclado, além de um vocalista; o qual, muitas vezes, valia-se de vocais agudos e roucos. No final da década de 1960, os termos hard rock e heavy metal eram praticamente utilizados como sinônimos, mas o último paradoxalmente passou a expressar um estilo de música tocado com ainda mais volume e intensidade. — diz Marihá.
— Existe ainda outra diferença chave entre ambos os subgêneros: enquanto o hard rock permaneceu com sua identidade blues e algum swing na batida (do qual falaremos logo mais), as melodias do metal são comumente ditadas por riffs agressivos de guitarra, desprovidos de swing. — diz Hairan.
— Já o punk rock é um movimento musical e cultural que surgiu no meio da década de 1970 e que possui como principais características músicas simples (as quais geralmente não passam de três acordes), rápidas e ruidosas, com músicas que abordem ideias políticas anarquistas, niilistas e revolucionárias. — diz Anne.
— Também abordam em suas letras diversos problemas sociais, tais como o desemprego, a guerra, a violência e as drogas; ou, até mesmo, o contrário: assuntos como relacionamentos, diversão e sexo. O visual agressivo e rasgado, chocante, que escapa dos padrões da moda e da socialização, o linguajar despudorado, a filosofia faça você mesmo (do it yourself em inglês, ou, numa sigla, DIY), a imagem anti-ídolo (inclusive, sem ser forçado a tocar corretamente seu instrumento) e atitudes destrutivas também são algumas outras características do punk, apesar de que nem todas as bandas seguem tal padrão. — diz Marihá.
— Opõe-se, sobretudo, aos excessos do rock progressivo, do fusion e do hard rock; quando, em 1977, invadiu a Inglaterra via os Estados Unidos. — diz Hairan.
— No próximo capítulo, falaremos sobre o que são heavy metal, jazz e blues. — diz Anne.

O Universo dos Quadrinhos, Animação e RockOnde as histórias ganham vida. Descobre agora