Diálogos e Travessões

753 77 65
                                    

Um dos maiores erros cometidos pela maioria dos escritores do Wattpad tem relação a descrição e pontuação de diálogos. 

Hoje a Clys (clysoliveira) veio com dicas valiosas para a gente em relação a isso. Sabia que existe diferença nos sinais hífen e travessão? Sabia que a pontuação das frases dependem de algumas regrinhas? Não? Eu também não sabia, mas a Clys me ensinou — e agora tenho muito livro para revisar! 

Fique atento, porque isso é muito importante e pode ser difícil de entender. Parece difícil e é, mas estamos aqui para ajudá-los com isso.

Vamos lá?

Uma das partes mais importantes do livro são os diálogos, pois é ali que a história realmente acontece

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.

Uma das partes mais importantes do livro são os diálogos, pois é ali que a história realmente acontece. É através deles que conseguimos nos identificar com as personagens e saber o como estão reagindo.

Mas, antes de falar sobre as construções frasais dos diálogos, existe um sinal gráfico merecedor da nossa atenção: o travessão.

Ao ler um exemplar antigo de um livro é possível observar que os diálogos eram iniciados e finalizados com aspas ( " " ). Mas, hoje em dia, esse costume foi abandonado — não em absoluto, pois conseguimos encontrar autores que ainda utilizam essa prática — e substituído pelo travessão.

Essa mudança deve ter ocorrido pelas definições das funções de cada um dos sinais gráfico. Vejamos a função de cada um:

>> Aspas: São um sinal de pontuação cuja principal finalidade é destacar alguma parte de um texto, como: citações, transcrições, nomes de obras literárias ou artísticas etc.

>> Travessão: é um sinal de pontuação utilizado especialmente no início de cada fala no discurso direto, ou seja, os diálogos. Mas tem outras funções também, como: separar expressões ou frases explicativas.

Exemplo 

Uma boa escrita — diga-se mais uma vez — exige dedicação e disciplina.

Mas, atenção! Muitas pessoas confundem o travessão ( — ) com o hífen ( - ). Além do tamanho, pois o travessão é bem maior, as funções também são diferentes. 

>> O hífen tem dois empregos: liga o pronome átono ao verbo (vende-se, põe-no); forma palavras compostas (beija-flor, pé-de-moleque).

>> Existe ainda o meia-risca, sinal gráfico utilizado para unir elementos enumerados em série, como letras ou números.

Exemplos

1983–2013;   J–M;   Ponte Rio–Niteroi.

O meia risca é maior que o hífen e menor que o travessão.

Papo reto para escritoresOnde as histórias ganham vida. Descobre agora