Dicas de planejamento

756 104 87
                                    

Olá pessoinhas! Trazemos hoje em primeira mão dicas incríveis para você escritor!

Eu, Maina, bati um papo bem gostoso com a revisora textual de um dos meus livros, a Clysoliveira. A fofa da Clys, que tem me ensinado muito desde que eu percebi que poderia ir além do que esperava na escrita, é uma fofa. Ela tem 26 anos, mora em Fortaleza, no Ceará, e cursa Letras português com habilitação em língua italiana. Ela trabalha com revisão de textos (eu indico de olhos fechados!).

Então, aproveitem as dicas dela, baseadas nas respostas dadas pelos leitores no Capítulo "Do leitor para o escritor" no nosso livro de Resenhas! Vem comigo aprender um pouquinho mais!

Maina: Um dos erros cometidos pela maioria dos escritores iniciantes é escrever sem planejamento. Isso acaba tornando os personagens sem profundidade e sem personalidade própria. Muitas vezes são personagens perfeitos, que não cometem erros, tornando o protagonista inalcançável para o leitor.

Clys: Sim, são personagens pouco críveis, que se acredita pouco. Quase irreais.

Maina: O que fazer para que isso não aconteça?

Clys: Para aqueles que pensam que escrever é fácil, sinto muito desapontar, mas a realidade é outra. Não basta simplesmente ter a ideia inicial, tem que planejar, pesquisar, pensar inúmeras vezes os caminhos que se deve seguir para que o resultado seja satisfatório, tanto para o autor quanto para o leitor.

Para ajudar a organizar tudo isso, existem os diários de escrita, uma ferramenta usada para registrar todos os detalhes imprescindíveis para a "montagem" da história. No diário deve conter personagens e suas características, o lugar onde a história é ambientada e um resumo do que se espera que aconteça em cada capítulo.

Essa é também uma forma de se disciplinar durante o processo de escrita.

Um fator que acho importante no momento da concepção do enredo, e que deve ser levada em consideração, é a semelhança com a realidade.

Por mais que o autor esteja escrevendo uma ficção, deve haver essa ligação com o real, principalmente no caso dos personagens. Os seres humanos retratados nas histórias têm que ter sentimentos reais, uma aparência real e viver em um contexto real (com exceção das literaturas fantásticas), para que assim o leitor possa criar uma empatia e conseguir se enxergar no personagem.

Maina: Mesmo nas literaturas fantásticas os personagens devem ser construídos com sentimentos e personalidades.

Clys: Certamente!

Acredito que um bom ponto de partida seria nos imaginar no lugar daquele personagem que estamos criando e se fazer as seguintes perguntas: como eu agiria nessa situação? O que eu diria? Existe, realmente, uma possibilidade de acontecer isso comigo?

A partir disso, vamos moldando o personagem à medida que a história for se desenvolvendo.

Maina: Resumindo: Peguem aquele caderninho e separe-o para organizar seu mundo literário! Antes de partirem para a escrita, organizem sua obra! Rabisque e rabisque de novo. É importante desenvolver tudo, mesmo aquilo que não será exposto na história, para que não haja os famosos buracos.

CLys: Isso mesmo! É importante deixar tudo "costurado" para que o autor consiga passar a mensagem desejada.

Maina: Seguindo essa mesma visão, podemos alertar aos autores sobre o espaço, locais e ambientes também. Escrever um livro que se passa em outro país, por exemplo, é algo que exige estudo da cultura. Apenas escrever que o enredo se passa, por exemplo, em Paris, mas não saber o que acontece em lá é um erro terrível!

Papo reto para escritoresOnde as histórias ganham vida. Descobre agora