Passo número 1 - Crie projetos com seu melhor amigo

19.6K 1.1K 1.7K
                                    



É incontestável o fato de que ser da realeza não é nenhum conto de fadas, mas experimente ser mulher nesse cenário

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

É incontestável o fato de que ser da realeza não é nenhum conto de fadas, mas experimente ser mulher nesse cenário. Ser mulher não é fácil, e posso te assegurar que nunca foi. Se não acredita, vamos falar sobre algo que costumam apagar, a história da mulher.

— E como acabou decidindo estudar tal assunto? — O professor me perguntava, querendo saber mais sobre o assunto em que escolhera me especializar.

— Bom... Historicamente, além de haver um apagamento das mulheres como figuras determinantes em diversos momentos, há certa tentativa de sempre deixar a figura da mulher subjugada à do homem. — Comecei minha explicação, formulando por onde começaria a basear minha argumentação. — Creio que um ponto que mostra como isso sempre esteve presente, e está sendo desconstruído há pouquíssimo tempo, é a apresentação da mulher na Antiguidade, no período Clássico. — E a parte difícil agora era fazer meus pensamentos envolvendo mitologia se encaixarem perfeitamente em meu curso de História... Mas acho que dei o famoso jeitinho brasileiro. — Pandora, a primeira mulher segundo a mitologia grega, não foi criada com propósito maior do que ser um castigo para os homens. Sempre tida como "o mal", sua criação deu-se após o roubo do fogo por Prometeu, justamente como um castigo. — E como eu chegara em um bom ponto, não estava pronta para finalizar naquele ponto. Ia defender o estudo da história da mulher até onde conseguisse. — E não satisfeitos com isso, os clássicos ainda a apresentaram como instrumento de desejo dos homens. Seria então uma tradução da visão da época, visão esta que permaneceu ao longo das eras. — Certo, mas como eu ia incluir o jarro nisso? Ele não acharia absurdo eu relacionar o jarro à mulher, só que usando-o para intensificar ainda mais a visão que tinham da mulher? Bom, era importante tentar... — Além disso, semelhante a Eva com a maçã, Pandora carrega um objeto que pode e será responsável por todo o mal acometido à humanidade: o jarro. Nele temos todos os males que poderiam ser disponibilizados pela humanidade, junto com a controversa presença da esperança, único sentimento que consegue manter lá dentro. — E como eu não estava pensando muito no que falava, porque já criara aquilo na minha cabeça há muito tempo, eu só continuei me arriscando. — Então, pensando nisso, ela seria duplamente um castigo, por ser uma mulher e por carregar um jarro. Pergunto-me, ainda, se o jarro não seria uma representação da própria humanidade que é gerada através da mulher, com uma infinidade de coisas caóticas mas, acima de tudo, uma esperança para as sociedades.

— E você sabe algum fato histórico dessa época que sustente sua argumentação, Amelia? — Ele não tinha expressão alguma, era sério como um avaliador tinha que ser. Aquilo estava me dando nos nervos, mas o que eu poderia fazer?

Enquanto ele me observava e segundos passavam, eu só conseguia pensar nos detalhes que esquecera de mencionar e no quanto eles poderiam mudar tudo. Como, por exemplo, o fato de que Hefesto foi responsável por criar Pandora com terra, em forma, corpo, enquanto Atena, a deusa da sabedoria, foi responsável por cingi-la e adorná-la, assim eles a tornaram a imagem e semelhança das deusas olímpicas e atraente aos olhos dos homens. Imagem e semelhança é algo muito recorrente na história, como podem ver. Mas voltando à criação de Pandora, Hesíodo, poeta grego que fez com que a história ficasse eternizada ao longo de milênios, logo nos indica que tal beleza era apenas uma armadilha, pois após todo o processo de criação de seu corpo, Hermes, deus mensageiro, encheu seu peito de mentiras e palavras sedutoras. Como se não satisfeito com tudo o que já fora feito à pobre mulher, tornou-a uma pessoa dissimulada. Dessa forma, além de ter maldade dentro do jarro, ela tinha maldade dentro de si. Tudo isso aponta muito da visão da época sobre a mulher, e indica, assim, como o feminino era tido como sinônimo de dissimulação e, sobretudo, como sua criação fora puramente para castigar os homens. É ela que representa o início da degradação da humanidade, o que diz ainda mais sobre a visão daquela sociedade.

Realeza Assistida (Completo na Amazon)Where stories live. Discover now