Adam, adulto com autismo e os relacionamentos

76 2 0
                                    


Quando você pensa em autismo, talvez a primeira imagem que vem à sua cabeça seja de uma criança. O que muitas pessoas não sabem é que o autismo não é exclusivo da infância – isso inclui várias pessoas que não estudam o assunto, especialmente profissionais que deveriam entender (estou acenando para vocês e lembrando que esses conhecimentos não deveriam ser raros ou só de especialização). Acredito na importância dos livros, filmes e séries para ajudar na conscientização sobre o autismo e quando se tratam sobre Aspergers adultos, poucos filmes conseguem ser tão completos como Adam (2009).

 Acredito na importância dos livros, filmes e séries para ajudar na conscientização sobre o autismo e quando se tratam sobre Aspergers adultos, poucos filmes conseguem ser tão completos como Adam (2009)

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.

Escrito e dirigido por Max Mayer, o filme foi ganhador de dois prêmios de cinema e teve duas nomeações. Entre os atores principais estão Hugh Dancy (Adam Raki), Rose Byrne (Beth Buchwald), Peter Gallagher (Marty Buchwald), Amy Irving (Rebecca Buchwald) e Frankie Faison (Harlan).

O filme se foca em um personagem com Síndrome de Asperger, uma forma leve de autismo (Transtorno do Espectro Autista). Só para não perder o costume, vou deixar as informações de sempre: Síndrome de Asperger/Autismo é uma condição neurológica diversa, não é uma doença. Vale lembrar que nenhum personagem da ficção e nenhuma pessoa serão capazes de representar todo o espectro autista, pois o mesmo é bem amplo. Mesmo entre Aspergers, duas pessoas podem ser completamente diferentes.

Tendo esclarecido essas informações, é preciso ter em mente que qualquer conteúdo sobre autismo está sujeito a ser questionado. Como o espectro é amplo, independente do grau de funcionamento (termo bem desagradável), autistas podem e são distintos, afinal, somos seres humanos e todos nós temos diferentes habilidades, facilidades, dificuldades e limitações.

Pensando em como os filmes podem ajudar a espalhar informações de uma forma envolvente, principalmente porque muitas pessoas têm preguiça de ler sobre o assunto, o filme Adam trata sobre várias questões relacionadas ao universo dos aspies adultos, como a adaptação, trabalho, amizades, relacionamento amoroso e a psicofobia.

Para não precisar adicionar o termo 'alguns' várias vezes ao longo do texto, sempre que eu falar de autismo, basta ter essa consciência ao ler o texto: nenhum autista é igual ao outro (mesmo Aspergers podem ter interesses, comportamentos, rotinas, facilidades e dificuldades completamente diferentes).

Assista ao trailer de Adam:

*Não encontrei o trailer legendado ou dublado. Para quem ficou curioso para assistir, como o filme é de 2009, nem sempre é fácil encontrar o DVD de Adam ou o filme em serviços de streaming de vídeo, como Netflix. 

AVISO: Esse texto podem conter revelações sobre o filme. A intenção do texto é comentar de que forma o filme pode servir como entretenimento e informação sobre a Síndrome de Asperger. Em outras palavras, se você ainda não viu e não gosta de SPOILERS, não leia o texto. Se você não se importa com spoilers e quer aprender mais sobre o universo do autismo, siga em frente.  

AspieOnde as histórias ganham vida. Descobre agora