Adolescência e amizade são temas do livro Em Algum Lugar nas Estrelas

147 11 0
                                    


O que dois adolescentes bem diferentes podem ter em comum? Bom, para começar, os dois têm seus próprios sentimentos e desejos. O livro Em Algum Lugar nas Estrelas (Navigating Early), da escritora Clare Vanderpool, conta a história de Jackie e de Early e de como a amizade entre eles se fortalece em uma aventura. A obra literária foi publicada no Brasil pela editora DarkSide Books, em 2016, com tradução de Débora Isidora.

 A obra literária foi publicada no Brasil pela editora DarkSide Books, em 2016, com tradução de Débora Isidora

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

Para quem prefere vídeos, saiu um no meu canal. Mas acredito que o texto será mais completo:

Para começar e ser bem transparente, não poderia deixar de dizer que dificilmente eu não gostaria do livro. Faz pouco tempo que descobri que tenho Síndrome de Asperger e acredito que falar mais sobre o autismo na ficção (livros, filmes e séries) pode ser uma ótima forma de ajudar a diminuir um pouco do preconceito e levar mais informações sobre essa condição neurológica tão desconhecida por muitos, que provoca confusão até mesmo em médicos e psicólogos.

Geralmente, os aspies – como são conhecidos quem tem a síndrome caracterizada por uma forma de autismo leve – têm dificuldades nas interações sociais, mas não tem a capacidade intelectual afetada, existem muitos estereótipos e dificuldade de diagnosticação de autistas pelo mundo inteiro. E por que é importante falar isso? Crianças autistas não deixam de ser autistas conforme elas envelhecem, elas se transformam em adolescentes, adultos e idosos autistas. Então, quando penso em todo o preconceito que existe sobre o autismo, não é tão difícil entender quando ele vem de pessoas sem conhecimento, se até mesmo quem deveria ter estudado e obtido informações sobre o assunto tem deixado a desejar. Nesse ponto, a literatura e os produtos culturais podem ajudar na identificação.

Segundo ponto é que eu sou um fã da editora DarkSide Books. Quem acompanha o blog há anos, já deve ter percebido. As chances de eu não gostar de um livro deles é mínima. Acredito que além das lindas capas, os projetos gráficos são encantadores e o projeto editorial me faz vibrar, seja porque amo livros de terror e de fantasia (e também escrevo), seja porque eles têm apostado em personagens diversos – além de Em Algum Lugar nas Estrelas, a editora também já publicou um livro narrado na visão de uma personagem que tem esquizofrenia (A Menina Submersa) e um livro de terror sobre a família de um garotinho que tem Asperger (O Menino Que Desenhava Monstros).

 Acredito que além das lindas capas, os projetos gráficos são encantadores e o projeto editorial me faz vibrar, seja porque amo livros de terror e de fantasia (e também escrevo), seja porque eles têm apostado em personagens diversos – além de Em A...

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.
AspieWhere stories live. Discover now