Prólogo

313 17 1
                                    


Dezembro de 1850.

Pela janela da carruagem, Thomas avistou o imponente jardim de . Não havia flores como de costume, as belas rosas e narcisos deram lugar a uma paisagem em tons de ocre. O caminho estava coberto por folhas de matizes avermelhados, a brisa fria anunciava o fim do outono, enquanto o sol se despedia tingindo o céu com várias nuances de dourado. Encontrou um momento de paz se entorpecendo com o cheiro de terra molhada, ao som harmônico dos cascos dos cavalos triturando o folhiço.

A longa viagem de Suffolk a Sutherland fora inquietante, estar em uma diligência com a família durante dois dias era desesperador. O breve momento de silêncio era saboreado como uma torta de amora recém-saída do forno.

Seu pai, lorde George Hervey, o segundo marquês de Bristol, parecia fatigado pelo próprio discurso sobre as responsabilidades de um herdeiro. Depois de passar quase toda a viagem enumerando as futuras obrigações de Thomas, recostava-se ao assento de couro, mantendo os olhos fechados. Sua mãe, Lady Joana Hervey, bordava algo indecifrável, absorta nos próprios pensamentos. O irmão um ano mais novo, David, parecia contemplar a paisagem tanto quanto ele.

Thomas , o herdeiro do marquesado de Bristol, havia desistido de contrariar as vontades do pai, estava a caminho de fechar o acordo que determinaria seu futuro. Passaria vinte dias na casa do tio Augustus, duque de Sutherland, para selar o compromisso com a prima.

Sarah Granville Anson, a filha mais nova da tia falecida de Thomas, era a escolhida, aquela com quem ele concretizaria uma das maiores responsabilidades de um aristocrata: casar-se e gerar um herdeiro. Sarah! Se ao menos fosse Ann, pensou.

À medida que os anos se passavam, o fardo de ser o primeiro filho se tornava cada vez mais pesado. Além do título que herdaria, Thomas fora designado para dar continuidade à carreira política de seus ancestrais no Parlamento.

O avô materno, a quem considerava como pai, era o único que compreendia suas angústias. Lorde Granville era seu mentor, conselheiro e quem lhe ensinara a apreciar a vida parlamentar. Suspirou lamentando não ter a companhia do ancião naquela diligência, mas nada podia fazer a esse respeito; o velho, desde o falecimento da filha mais nova, cortara qualquer contato com o duque de Sutherland e seus filhos.

Thomas também lamentava os entraves que antevia na própria carreira política. Seus pensamentos liberais eram uma verdadeira afronta ao marquês, que se orgulhava dos antepassados conservadores. Este embate ele desejava postergar o quanto conseguisse.

— Eu amo este lugar — assobiou David com meio tronco para fora da carruagem.

— Tenha modos, David — esbravejou o marquês enquanto puxava o filho mais novo pelo braço, para que se sentasse novamente.

— Disse que deveria tê-lo deixado em Cambridge — rosnou Thomas, certo de que não era boa ideia se ausentarem nos últimos dias de aula na universidade, antes do recesso de Natal.

— Não vou discutir novamente com você, Thomas — o marquês franziu o cenho, encarando o herdeiro com os olhos em chamas —, é muito importante que toda a família visite sua futura noiva e, além do mais, David é mais afável do que você. Precisamos impressionar o duque de Sutherland, você irá precisar do apoio de seu tio.

— Não consegue perceber o quanto tudo isso é ... — Thomas desistiu de encontrar uma palavra que definisse tamanho absurdo. — Ela é uma criança!

— Ela tem treze anos, e fui informada de que parece já estar apta para gerar um herdeiro — sua mãe, que permanecera calada por quase toda a viagem, discursava com naturalidade sobre as regras de sua pequena sobrinha, que haviam começado. — Não precisa fazer essa cara, Sarah só debutará aos dezesseis. Você terá tempo suficiente para terminar os estudos e se preparar para a sucessão. — Colocou o bordado dentro de uma bolsa de couro. — Você precisa aproveitar todo o tempo livre que tem para se aproximar de sua futura noiva, só assim poderão ter um casamento feliz e com muitos filhos.

A Marquesa (Repostando)Where stories live. Discover now