19 - ONOMATOPEIA

3.7K 81 12
                                    

Provavelmente se você é um escritor já deve ter usado de Onomatopeia em teus textos. Se é um leitor, já viu muitas delas por aí, e acredite, todos nós já usamos onomatopeia em algum momento de nossas vidas, apenas nos falta conhecimento do significado dessa palavra que mais parece um palavrão.

A dica de hoje do clube não apenas nos dará o conceito, como também irá exemplificar algumas mais utilizadas em nosso meio.

Vamos lá?

O que é Onomatopeia

Onomatopeia é uma figura de linguagem da língua portuguesa, pertencente do grupo das "figuras de palavras" e que indica a reprodução de sons ou ruídos naturais.

A onomatopeia é o processo de formação de palavras ou fonemas com o objetivo de tentar imitar o barulho de um som, quando são pronunciadas.

Esta figura de linguagem é bastante utilizada em histórias, revistas em quadrinho ou cartoons.

A onomatopeia, assim como as outras figuras de linguagem, ajudam a criar uma forma mais eficaz de utilizar a linguagem como um fenômeno social, nos ajudando a vislumbrar o simbolismo de algumas conversas e obras escritas, como acontece com os quadrinhos, por exemplo.

As onomatopeias podem variar de acordo com o idioma falado, por causa dos diferentes tipos de fonemas que as palavras possuem. Na língua inglesa, por exemplo, onomatopeias como "ai" (dor), "atchim" (espirro) e "bi-bi" (buzina), são representadas por "ouch", "atchoo" e o famoso "beep-beep", respectivamente.

Significa imitar um som com um fonema ou palavra. Ruídos, gritos, o canto dos pássaros, sons da natureza, barulho de máquinas, o latido de um cachorro (aposto que essa onomatopeia gritou aí na sua cabeça ^^), o apito de um trem, os timbres da voz humana, fazem parte do universo das onomatopeias.

As onomatopeias, em geral, são de entendimento universal.

Ao dizermos que um grilo faz "cri cri" ou que batemos à porta e fazemos "toc toc", estamos utilizando onomatopeias. (Quem nunca utilizou um destes que atire o primeiro grilo xD).

A onomatopeia não necessariamente é idêntica ao som real, mas quando determinada palavra aparece em um texto, os leitores conseguirão identificar do que se trata.

Surpreendente, não é?

Vou deixar como exemplo, além dos da mídia, uma das onomatopeias bem comuns de se ver e que utilizei em "É Tempo de Amor":

Vou deixar como exemplo, além dos da mídia, uma das onomatopeias bem comuns de se ver e que utilizei em "É Tempo de Amor":

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.


Então é isso, pessoal! Espero que tenham gostado dessa descoberta. 

Grande abraço e até a próxima.

Dica por Janah Silva –  Janahlvs - autora de "É Tempo de Amor", "Flores Raras" e "Meu amigo Cookie"  disponível em breve no wattpad.

CDE - Dicas Para Leitores e EscritoresWhere stories live. Discover now