O domínio do fogo

13 0 0
                                    

Existem diversos fenômenos na natureza, como a chuva, os terremotos, as erupções vulcânicas, os raios, etc. Dependendo da região do mundo, alguns deles acontecem mais do que outros. Naturalmente, estes eventos são assustadores.  Para uma população de muitos milênios atrás, não é de se estranhar que muitos imaginassem que estes eventos eram controlados por entidades divinas. Imagine o espanto das mulheres ao se deparar com uma visão como esta:

 Imagine o espanto das mulheres ao se deparar com uma visão como esta:

Oops! Bu görüntü içerik kurallarımıza uymuyor. Yayımlamaya devam etmek için görüntüyü kaldırmayı ya da başka bir görüntü yüklemeyi deneyin.

O que você faria? Todos os animais fogem do fogo. Com a mulher não é diferente. O fogo queima tudo e mata o que estiver no caminho. Mesmo nos dias de hoje apagar um incêndio deste tamanho não é uma tarefa fácil. Naquele tempo, só nos restaria observar.

O fogo se impõe sobre as coisas, emitindo uma luz e um calor bem intensos. Ele é tão poderoso, que basta estar perto demais que o seu cheiro já pode causar tonturas e até mesmo fazer uma pessoa desmaiar. A coisa mais inteligente a se fazer é "manter-se o mais distante possível do fogo, fugir". Esta é a solução que está gravada instintivamente nas ações de todos os animais. No entanto, a partir de algum momento, a mulher começou a mexer com o fogo. As consequências deste ato mudaram o rumo da (pré-)história de maneira tão profunda que, para muita gente, dominar o fogo foi a maior conquista humana da pré-história. No entanto, a forma como a mulher começou a dominar o fogo ainda é um mistério, sendo alvo de teorias.

Uma delas acredita que uma mulher esteve próxima ao incêndio, ou talvez de um vulcão ou outra fonte possível, e levou o fogo consigo. Uma vez que os animais fogem do fogo, ele oferece proteção contra ataques surpresas. Durante uma noite fria, seu calor gentilmente aquece as pessoas. Surgem depois alguns problemas, pois a posse do fogo chama atenção por que ilumina muito e também produz muita fumaça. Isto faria diferentes grupos se atacarem para ficar com a proteção e o calor que o fogo proporcionava. Se você gosta de cinema e filmes clássicos, pode gostar de ver a guerra do fogo, um filme de 1981 que narra esta versão da pré-história. Assim, segundo esta teoria, a mulher primeiro dominou o fogo para só depois aprender a produzir. No entanto, muitos acreditam que não, que primeiro se aprendeu a produzir o fogo para só depois o dominar e usar no dia-a-dia. Será que a guerra do fogo realmente existiu?

O manuseio do fogo é um bom exemplo de uma revolução tecnológica. Antes, as mulheres contavam com a terra, a água e os seres vivos; agora, tudo isto poderia ser combinado, ou transformado, pela ação do fogo. Quando surge uma novidade tecnológica como esta, ela traz novas possibilidades a tudo o que se podia fazer antes. Por exemplo, no que se refere aos animais e vegetais, os alimentos da mulher, o fogo inspirou o nascimento da culinária.

Usando o fogo para queimar a terra,  a mulher percebeu que as pedras ficavam mais duras. Isto quer dizer que se você fizer um pote de barro e o aquecer, ele pode ficar mais sólido e não quebrar ou se desfazer com tanta facilidade. Assim, se abriram os fundamentos para o nascimento da cerâmica e mulheres puderam fazer recipientes de barro.

Eu quero aprender QuímicaHikayelerin yaşadığı yer. Şimdi keşfedin