Por que escrevo esta obra

54 1 0
                                    

Os conceitos de química são muito importantes para as pessoas. Essenciais. Não é interessante para ninguém desconhecer algo tão importante assim.

Minha primeira ação em direção ao aprendizado de química foi pegar um livro do ensino fundamental - a primeira vez que se aborda química no Brasil. O resultado foi decepcionante: um monte de definições, desenhos e catalogações de coisas que não fazem sentido pra mim, que sou tão iniciante. É a primeira vez que tento estudar algo sem que tenha que fazer provas, então não tenho nenhuma obrigação de me submeter a leituras torturantes.

Eu sei que química está em todo o lugar, tanto dentro de casa - nos produtos de limpeza do banheiro e da cozinha, nos produtos de beleza, na comida que como - quanto fora de casa - nas fábricas, nas farmácias, nos consultórios médicos. Indo ainda mais fundo, eu imagino a natureza pura e como os objetos que estão perto de mim - como o computador, meu celular, o copo de vidro, esta mesa de madeira e todo o resto - não existem nas florestas e matas, no mar, nos desertos nem nas montanhas. Tudo isto foi transformado de algo que era antes outra coisa. Quantas dessas coisas precisaram de algum processo químico para chegar aqui? Este poder fantástico de mudar a natureza é sem dúvidas muito importante para todos. Será que eu poderia ter este poder? Eu: alterando a natureza, um verdadeiro feiticeiro mudando as substâncias ao meu bel prazer? Isto com certeza me interessa.

A química estuda a natureza das coisas, para diversos objetivos. Imagine que você esteja num laboratório e deseja misturar um líquido azul com um líquido vermelho, ambos em frascos de vidro de cientista, e você com jaleco branco. O resultado da mistura pode ser um líquido roxo, amarelo, verde. Você está ansioso para ver no que vai dar. No momento que você mistura de fato o líquido azul com o vermelho, o vidro explode na sua cara. Seus familiares acompanham você ao hospital torcendo para que você sobreviva, mas se sobreviver seu rosto não vai ser mais o mesmo, talvez você nem consiga mais enxergar... Este horroroso exemplo serve apenas para assustar. Se você for brincar de químico em casa é muito fácil acabar no hospital, muito fácil mesmo. Existem coisas que corroem, coisas que explodem, coisas que envenenam. O caso do veneno é bem perigoso, pois o veneno pode se espalhar pelo ar e você nem vê. Cai duro e espera ser socorrido por alguém que não seja envenenado no ar também. Enfim, a química é, além de fantástica, muito muito perigosa.

Estou escrevendo esta obra por que não sei química, e gostaria de saber. Estas páginas serão como um caderno onde vou reunindo as coisas que aprendo e coloco de maneira mais simples, para que todos possamos ler sem tantos termos técnicos que deixa a coisa mais difícil de entender. Pretendo seguir uma linha histórica, pois acredito que o cérebro humano compreende melhor os conceitos em alguma ordem, e a ordem histórica com certeza se justifica por ter ocorrido naturalmente. Em geral, os livros focam nas técnicas químicas, então reservar tempo e muitas linhas para clarear os conceitos é tratado como ineficiente. Eu acredito que focar nos conceitos é mais interessante, pois as técnicas brotam quase que naturalmente (ao menos em teoria). Por fim, espero que minha jornada no mundo da química perdure e que a leitura seja agradável aos interessados. Forte abraço e boa leitura!

Eu quero aprender Químicaحيث تعيش القصص. اكتشف الآن