Fazendo seu livro- POR ONDE COMEÇAR?

1.2K 103 22
                                    


(Eu sei, estive sumida. Sorry. Explicação no fim do capítulo)

        Quando você tem aquela ideia enquanto está lavando a louça e ela faz até o último fio de cabelo do seu corpo se arrepiar você sabe que é praticamente um sinal divino para pegar aquela ideia e transformar na história que vai mudar sua vida para sempre. Eu sei, eu já senti isso. Pena que, algumas vezes, essa é uma sensação passageira. Você vai por no papel e... E o que?( PELO AMOR DE DEUS, QUE EU VOU FAZER AGORA?????)

     Calma, pequena alma desesperada. Eu tenho a solução. ( Sério? Qual,  escritora tão linda e maravilhosa? )

     Vamos lá, aspirante a escritor desesperado. Eu vou tirar todas as suas dúvidas!

Escritor Iniciante: É mesmo? Então... Por onde eu começo?

R: Oras bolas, pelo começo!

EI: Você jura? Estou perguntando sobre o que eu faço primeiro!

R: Ah tá... Bem, primeiro de tudo e mais importante é você amadurecer sua ideia.

EI: E como é que eu faço isso, meu Deus?

R: Vou te contar agora,  tenha paciência!

       Para amadurecer sua ideais não existe uma fórmula certa. É assim que eu faço quando tenho a inspiração para pensar em uma nova história. Veio aquela ideia, aquela sensação de perfeição e você pensa na hora: Puta que me pariu, isso é tão perfeito que é só por no papel e não fazer mais nada. Só que... não é bem assim. Toda história precisa ser aprimorada. Toda ideia tem que ser filtrada para você usar as partes boas dela e descartar o que não serve. O que você pode adicionar na sua ideia para ela ser mais original? Para ela ter a sua cara? O que falta? E quando você fizer isso, que pode demorar algumas horas ou até dias, você já deu o primeiro passo!

Primeiro passo: SELEÇÃO, AVALIAÇÃO E AMADURECIMENTO DA IDEIA BASE.

EI: Certo. Eu já pensei e vi que haviam alguns problemas e que eu poderia mudar alguns pontos na trama. Mas e agora? Já posso escrever meu livro e virar famoso, rico, esbanjando grana e sendo convidado para tapetes vermelhos, sessões de autógrafos e tudo mais?

R: Esse é o pensamento mais estúpido que você pode ter agora, escritor, mas vou te dar esse puxão de orelha depois. Após amadurecer e selecionar sua ideia, você deve criar sua trama e pesquisar.

EI: Pesquisar? Eu voltei pra a escola ou o que?

R: Não é escola, mas é extremamente necessário. Você vai ver.

       A sua idéia está ajustada. Você sabe o eixo que rege a história e já pensou em algumas cenas. Agora vem a parte onde muita gente peca: Criação da trama e a pesquisa. Inicie criando a trama. Quem vai ser o personagem? Onde ele mora? O que aconteceu? Por que? Em que universo ele vive? Num cenário pós-apocalíptico? Numa terra mágica? No nosso mundo, mas no passado? Ou no nosso mundo presente? Ou num futuro distante e tecnológico? O que vai ser o foco do início do livro, do meio e do fim? Qual é seu esboço para o desfecho da história dele? Consegue ver tudo isso?

       Agora vem a parte da pesquisa. Dependendo de onde se passa sua história e sobre o que ela aborda você deve pesquisar. É uma história sobre vampiros? Onde surgiu a lenda deles? Como eram os primeiros vampiros? Suas características?

EI: Mas se for um romance? Eu não preciso pesquisar. É só criar o casal, uma vadia para atormentar a garota e acabou!

      Nada disso! Sua história se passa em que lugar? Londres? Conhece o clima? A cultura? Os palavrões, expressões e a forma como as pessoas se comportam?

Dicas para escritores(Em Revisão)Onde as histórias ganham vida. Descobre agora